Visitante Publicado Fevereiro 28, 2004 Publicado Fevereiro 28, 2004 oi PESSOAL! Quero construir o meu aquário. Tenho 2 vidros de 6mm com 75cm de comprimento e 35 de altura. Tenho 2 vidros de 5mm de 75cm compimento e 35 de altura. Tenho 1 vidro de 4.5mm com 75cm de comprimento e 35 de altura. Estes vidros podem dar para construir um aqua de uns 90 litros. Preciso de ajuda, de quem tem experiência nestas andanças, em vários aspectos... DUVIDAS: 1. To a pensar usar os vidros mais grossos (6mm) para a frente e costas, os mais finos (5mm) para fundo e outro cortar e fazer os lados. O outro (4.5mm) fikará para tampa. Poderá ser? 2. Que vidros colo primeiro? Colo os lados uns aos outros e depois o fundo ou começo logo a contruir tudo em cima do fundo? 3. Qual a silicone melhor (Marca e Preço) para fazer este trabalho? Espero respostas Sonita Citar
Luis Queiroga Publicado: Fevereiro 28, 2004 Publicado: Fevereiro 28, 2004 Olá 1- Pode ser, mas faz bem os cálculos para os lados. 2- Costumo colar 1º lado 1 c/ frente e lado 2 c/ verso, depois uno as 2 partes e no fim colo o fundo. 3- Compra um silicone qq q não tenha indicado não poder ser utilizado para superfícies continuamente submersas / aquários. Boa sorte Citar Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Visitante Publicado: Fevereiro 29, 2004 Publicado: Fevereiro 29, 2004 oi LUIS! Obrigada pla ajuda Relativamente à primeira duvida, realmente não me posso enganar nos calculos, ja ke os lados serão de 6mm e o fundo de 5mm. Deverão então ter de ser cortados à largura 12mm (2 x a espessura da frente e costas) e a altura 5mm (a espessura do fundo). CERTO?! Eu ja fiz um terrário, colei primeiro os dois lados em cima da frente e depois colei o vidro traseiro e no fim é k pus tudo em cima do fundo. So k o terrário era de 40cm cubicos, relativamente leve; este akuario será um pouko mais dificil, pois é mais pesado e tb por causa da colagem do silicone!!! Agora tenho outra dúvida!!! Como colocas o silicone? Fica alguma entre os vidros ou apenas na parte de dentro na união dos vidros? Abraço Sonita Citar
Luis Queiroga Publicado: Fevereiro 29, 2004 Publicado: Fevereiro 29, 2004 Olá Como colocas o silicone? Fica alguma entre os vidros ou apenas na parte de dentro na união dos vidros? Sim, é muito importante: colas uma linha abundante de silicone no vidro (tipo pasta de dentes mais fina) e só depois pões o outro vidro. Depois é só alisar a parte de dentro e esperar que seque. Citar Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Visitante Publicado: Fevereiro 29, 2004 Publicado: Fevereiro 29, 2004 olá Luis! Mais uma vez obrigada plas dicas Pois, era como eu previa, tem de d se colocar a silicone entre os vidros e depois ela sai para o lado de dentro do akua e alisa-se por dentro. + DUVIDAS!!!! :D:D 1. Como alisas a silicone k fica dentro? com o dedo (com agua com detergente) ou usas outra coisa? 2. Não te acontece k saia também alguma para o lado de fora? O k fazes com essa? Limpas com uma pano com alcool ou tiras com uma faca ou assim? Sonita (PS:adicionei-te ao meu msn, para se precisar de mais dicas on-line!) Citar
Luis Queiroga Publicado: Fevereiro 29, 2004 Publicado: Fevereiro 29, 2004 1- Podes fazer como dizes. 2- O q sai para fora corta-se com um X-acto depois de seco. Citar Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Visitante Publicado: Fevereiro 29, 2004 Publicado: Fevereiro 29, 2004 olá de novo, Luis! Cada minuto que pesquiso mais sobre o assunto, surgem MAIS duvidas!!! Obrigada pla ajuda que me tens dado, estou a estuturar o projecto, vai andando devagarinho, para ter a certeza de tudo, so quero começar a "meter a mão na silicone" quando estiver totalmente esclarecido! Surgiu-me mais umas duvidas, andei a ver alguns akuas dos membros do forum, do Flash, do White Niger... E deparei-em com uma duvida: O meu akua vai ter de levar traves, não é? Agora, ja projectei várias maneiras de colocar as traves... tenho de arrajnar uma imagem do projecto para colocar aqui. Mas entretanto, podes aconcelhar-me no que diz respeito as traves de segurança? SFF! O teu akuario (ja vi no sapo, está mto bonito, com mto verde, gosto de akuas plantados ) tem traves em cima? transversais e longitudinais? Sonita (Obrigada plas ajudas... E desculpa lá ser tão "Duvidosa":? e roubar-te tempo pa me responderes!!! ;) ) Citar
Visitante Publicado: Março 1, 2004 Publicado: Março 1, 2004 OI! Os projectos para a tampa... Espero opiniões! Citar
Luis Queiroga Publicado: Março 1, 2004 Publicado: Março 1, 2004 Olá Para essas dimensões não precisas de quaisquer travas. Citar Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Visitante Publicado: Março 2, 2004 Publicado: Março 2, 2004 oi Luis! Não será necessário mesmo colocar travas, nem uminha?! Ok! Assim tenho menos trabalho... Agora tenho de começar a comprar os materias em falta... Silicone, calhas pra tampa... :D Já agora, DUVIDA: colas os vidros todos em cima do fundo, ou o vidro do fundo fica dentro dos outros? Obrigada + uma vez! Sonita Citar
Daniel Teixeira Publicado: Março 2, 2004 Publicado: Março 2, 2004 os vidros laterais ficam em cima do vidro de fundo. Sonia arranja um silicone proprio para aquários, tem muito maior resistência e aguenta estar submerso....é mais caro mas muito mais seguro. Eu costumo fazer alguns aquários também se precisares de ajuda não hesites em perguntar. Vê também os preços dos vidros, porque há vidraçeiras mt caras. Num sitio pediam-me 30€ por um vidro da frente, noutro pediam-me 26 por um da frente e um lateral.... Citar
Visitante Publicado: Março 2, 2004 Publicado: Março 2, 2004 oi PAUL! Os vidros eu ja tenho, "axeio-os" abandonados vou recicla-los para construir um akua... Como n tive de gastar o dinheiro pra os comprar, vou tentar! Pois, é como me parecia, os vidros colam todos em cima do topo. Eu tb ja fiz um terrário de ratos e fiz dessa maneira (mas algumas pessoas fazem com o vidro do fundo por dentro), a silicone k usei, foi da Kraft, era branca mas neutra, sem cheiro e anti-fungos e assim pa n prejudicar os bixitos. O que achas da necessidade de por travas no meu akua, ja k vai ter 75x35x35... O Luis axa k n é necessário, e tu, k axas? Thanks Abraço Sonita Citar
Daniel Teixeira Publicado: Março 2, 2004 Publicado: Março 2, 2004 Concordo com o Luis. A espessura dos vidros é 6mm certo? Eu estou a fazer um de 90x30x35.5 com vidros de 6mm sem travas.....aliás estou a refazer, a substituir uns vidros. Ele sempre se aguentou sem problemas. Se achaste os vidros ainda melhor!!! Cortar vidros também é muito fácil, desde que a espessura não passe os 6mm depois só é preciso limar os bordos. Embora no inicio algum vidro seja desperdiçado! Citar
Visitante Publicado: Março 4, 2004 Publicado: Março 4, 2004 oi ppl! EStou com dificuldades em arranjar silicone propria para aquários... Onde posso encontra-la? Sonita Citar
sergioveterano Publicado: Março 4, 2004 Publicado: Março 4, 2004 nos hiper junto à secção dos aquários. Citar
Daniel Teixeira Publicado: Março 4, 2004 Publicado: Março 4, 2004 eu compro o meu na loja quatro patas (alguma coisa de jeito tinham de ter)...mas é caro, 10.20€ Citar
Visitante Publicado: Março 4, 2004 Publicado: Março 4, 2004 oi PPL! Obgd pla ajuda, mas entretanto este projecto vai fikar adiado, pois os meus pais compraram-me um aquario :D Abraço Sonita Citar
Recommended Posts