diego Publicado Setembro 24, 2006 Publicado Setembro 24, 2006 Boas! Um amigo meu comprou um Eheim 2224 usado com cerca de 7 meses de uso. Ele achou que aquilo não tava a fazer os 700L/h anúciados então decidiu fazer um teste para ver se realmente aquilo tava com um fluxo anormal, visto que aquilo não tem nada para medir os L/H como os profissionais II. Ele fez o teste e deu 180L/H, agora ele ficou na dúvida se há alguma coisa para regular os L/H, porque não faz nenhum ruído extra e parece estar a trabalhar normalmente, ele já viu no manual de instruções e não encontrou nada sobre a regulação do caudal. o filtro está completamente cheio e está ao mesmo nível que a base do aqua, sei que quanto mais cheio menos caudal fica mas 180L/H é muito abaixo do normal. Alguém pode ajuda-lo? alguma sugestão do que será? Existe realmente regulação neste modelo? Agradeço desde já a quem puder ajudar-lo! Citar
André Allen Publicado: Setembro 25, 2006 Publicado: Setembro 25, 2006 Boas Diogo, "o filtro está completamente cheio e está ao mesmo nível que a base do aqua... " Mais um ensaio para se entreterem, coloquem o filtro abaixo do nível do aqua. Por ex. se o aqua estiver numa mesa, coloquem o filtro no chão ! Depois avisa se o problema está resolvido (ou não) !??! Citar Mega abração,ALLEN
Gago Publicado: Setembro 25, 2006 Publicado: Setembro 25, 2006 O teu amigo deve ter em conta também para além daquilo o amigo André Allen disse . Se o retorno está submerso ou em cascata e se a tubagem se encontra direita ou enrolada. Eu penso que a especificação do caudal tem em conta a perda de carga dos acessorios e da tubagem. contudo se esta se encontrar enrolada a perda de carga se mais acentuada. Citar
diego Publicado: Setembro 25, 2006 Autor Publicado: Setembro 25, 2006 olá, depois de muitas experiências, muita água no chão e muito trabalho chegamos á conclusão que o filtro está trabalhar normalmente. Fiz testes ao meu Eheim 2028 profissionel II em que o caudal anúciado é de 1050L/h mas na realidade só faz 450L/H, embora aquela "bolinha" aponte po caudal máximo. Obrigado a vocês os 2 pela colaboração Citar
a_feijao Publicado: Setembro 25, 2006 Publicado: Setembro 25, 2006 boas! depois de muitas experiências, muita água no chão e muito trabalho chegamos á conclusão que o filtro está trabalhar normalmente. Fiz testes ao meu Eheim 2028 profissionel II em que o caudal anúciado é de 1050L/h mas na realidade só faz 450L/H, embora aquela "bolinha" aponte po caudal máximo. não, não está a trabalhar normalmente! achas trabalhar normalmente é um filtro que anuncia 1050l/h tar a fazer 450l/h então pra um aqua de 250l tinhas que ter dois filtros de 1050l/h qual foi o teste que fizeste? fizeste o teste com as massas filtrantes limpas? as massas filtrantes não tão apertadas de mais eu tenho um ehein classic 2211 300l/h e o teste que fiz com as massas filtrantes limpas deu 225l/h um pouco abaixo do anunciado mas não muito Citar
spranto Publicado: Setembro 25, 2006 Publicado: Setembro 25, 2006 Eu penso que a especificação do caudal tem em conta a perda de carga dos acessorios e da tubagem. contudo se esta se encontrar enrolada a perda de carga se mais acentuada. Estás a pensar num Sr chamado Navier e noutro Stokes? Citar Os melhores filtros para o seu Aquário!
Gago Publicado: Setembro 27, 2006 Publicado: Setembro 27, 2006 Para ser sincero já acabei a escola a algum tempo e a minha mecanica de fluidos já se verreu (lembro-me vagamente do velho bernulli, e se presisar de fazer contas tenho de ir ao sotão abrir caixotes). Contudo tenho a impressão que se o caudal anunciado for baseado somente na capacidade das bombas sem ter em contas as tubagems (no meu caso 2 x 1.5 m), as secções em U (geralmente 2), as valvulas e os elementos filtrantes. poderá haver discrepansias significativas no caudal real (não aquelas do a_feijão). Quem pretende optimizar os caudais dos vossos filtros recomendo o seguinte. 1 - Os tubos dos filtro são muito rugosos (reparem que ao fim 1 semana de uso eles ficam rapidamente sujos) logo limitem o seu comprimento ao necessario e mantenham-no direito e não enrolado de forma a minimizar perdas de carga e alterações de regime de escoamento. 2 - mantenham o filtro o mais abaixo possivel do aquario. lembrem-se que a passagem de agua do aquario para o filtro é feita pelo "principio dos vasos comunicantes" logos quanto mair for a diferença entre as cotas de altura do filtro e do aquario menor esforço fará a bomba. Quem tiver estes principios mais fresquinhos que sugira mais melhorias (vá-lá pessoal que está na escola cheguem-se à frente) Citar
a_feijao Publicado: Setembro 27, 2006 Publicado: Setembro 27, 2006 oi Gago escreveu Contudo tenho a impressão que se o caudal anunciado for baseado somente na capacidade das bombas sem ter em contas as tubagems 1º não tens a certeza se é ou não bazeado na capacidade das bombas mas dizes Gago escreveu tubagems (no meu caso 2 x 1.5 m), as secções em U (geralmente 2), as valvulas e os elementos filtrantes. 2º se por acaso os l/h anunciados já teem em conta os assesorios, com as contas que fazes na citação antarior já tás a aumentar as perda pro dobro ou mais Gago escreveu poderá haver discrepansias significativas no caudal real (não aquelas do a_feijão). eu tenho um ehein classic 2211 300l/h e o teste que fiz com as massas filtrantes limpas deu 225l/h um pouco abaixo do anunciado mas não muito este teste foi feito com o filtro ao nivel do aqua, com as mangeiras enroladas. o teste abaixo (o de hoje) foi feito no chão com as mangueiras direitas duvidas que foi este o resultado? já agora digo aqui os assesorios que o filtro tem as duas mangueiras com o comprimento original, uma curva 90º uma curva em U uma chuveiro em flauta e o chupador hoje voltei a fazer o teste o filtro tá montado a quase um mês e o resultado foi 180l/h já um pouco mais fraco. pois é, mas já passou um mês, tá na altura de fazer uma limpesa ao filtro, dai que ele volta a fazer os 225l/h é claro que o anunciado é sempre um pouco mais alto do que os l/h reais Citar
Gago Publicado: Setembro 28, 2006 Publicado: Setembro 28, 2006 Onde escrevi poderá haver discrepansias significativas no caudal real (não aquelas do a_feijão). Queria dizer poderá haver discrepansias significativas no caudal real (não aquelas do diego). A_feijão disse: eu tenho um ehein classic 2211 300l/h e o teste que fiz com as massas filtrantes limpas deu 225l/h um pouco abaixo do anunciado mas não muito. Não duvido e acho esta perda de carga prefeitamente plausivel A diego disse: Fiz testes ao meu Eheim 2028 profissionel II em que o caudal anúciado é de 1050L/h mas na realidade só faz 450L/H, embora aquela "bolinha" aponte po caudal máximo. Embora não conheça muito bem as bombas de aquarios acho que esta situação estranha. P. S. a_feija peço desculpa o lapso de ter trocado a tua citação Citar
Recommended Posts