So_SiMpLe_ Publicado Setembro 24, 2006 Publicado Setembro 24, 2006 Boas! Tenho alguma expeciencia com água doce, agora água salgada para mim é um universo paralelo... lol. Estou para breve na iniciação em água salgada, mas tenho umas duvidas que vos pedia esclarecimento sff. Tenho um aquario de 100lts e uma lifetech de 110w. Tenho o filtro, mas pelo que tenho lido não é necessário, se os coreai s cumprirem a sua função certo? Onde posso encontrar um escumador barato? Voces falam em marca branca... Preciso de bombas para fazer circulação? 2 de 1000l/h? ou é muito? O que é água de osmose inversa? para que serve? No caso de dificuldade ou falta de tempo em arranjar agua salgada "natural", em reposições de água, com água doce, como posso controlar a salinidade? Tem relação directa com o KH e claro com o pH, mas estes podem não ser directamente proporcionais ne? A água salgada pose ser retirada duma praia? Guincho ou assim...? Qual a temperatura ideal média dum reef? Peço.vos desculpa pela ignorancia... mas tenho de perguntar... todos passamos pelo mesmo até saber algo... Muito obrigado pessoal e mais uma evz desculpem.me Cumps Citar
Modding-iPod Publicado: Setembro 24, 2006 Publicado: Setembro 24, 2006 boas, em relaçao e circulaçao da agua eu no teu caso punha duas bombas de 700Ls/h, axo que seria o suficiente, sobre o skimmer, é preferivel comprares ja um como deve de ser, do que andares a gastar €€ num barato para depois teres de compar um bom...assim compra ja tudo "bom".... em relaçao a agua de osmose, sabes aqueles filtros que normalmente ha nas cozinhas...que as pessoas compram, para melhorar a agua? bem isso e agua de osmose, que depois tens com misturar kalkwasser, que ira ser colocado diariamente no teu reef para "alimentar" os corais...o que é imprescendivel... sobre retirares a agua duma praia, nao te aconcelhava muito, o preferivel e apanhares ou num cabo ou o quanto + loge da costa melhor, para evitar a porcaria dos barcos etc... a temperatura, convem teres um bom termostato, assim por volta dos 26graus se tiveres mais algumas duvidas, se quizeres adiciona-m no msn...nunovds@hotmail.com ainda to a iniciar tambem, mas ja tenho alguns meses de estudo nesta area :D Citar Nuno Silva
Luis Rosa Publicado: Setembro 25, 2006 Publicado: Setembro 25, 2006 Olá. Sou dono de um nano de 100litros a mais ou menos 2 anos e digo-te que para começar nos salgados não há melhor. Quanto as tuas perguntas vamos lá esclarecer. Primeira dúvida Não precisas de filtro pois a rocha viva vai ser o teu filtro (20% da capacidade total do aquario é recomendado) Escumadores qualquer loja vende Água de osmose é "feita" pelas osmoses inversas e serve para repôr o nivel da agua não usando a água da torneira directamente pois vem cheia de metais pesados e afins..... Aproveitamos e juntamos kalk para fornecermos cálcio ao nosso sistema (para corais e alga coralina) Costumamos arranjar a água no cabo raso que fica mesmo ao lado do guincho 26º será a temperatura média a que temos os aquários. Cumps Citar [Clickable]
So_SiMpLe_ Publicado: Setembro 25, 2006 Autor Publicado: Setembro 25, 2006 Muito obrigado pessoal! Mas como sacam a água do cabo? há algum sitio onde se possa tirar directamente? um gjo xega la cum garrafao e enche assim? é que eu não tou a ver lá nenhum local de facil acesso :s Cumps Citar
So_SiMpLe_ Publicado: Setembro 25, 2006 Autor Publicado: Setembro 25, 2006 Então a água de osmose é água destilada quase. Mas a água destilada n tem sais tambem, a de osmose tem? Cumps Citar
mr.p Publicado: Setembro 26, 2006 Publicado: Setembro 26, 2006 Então a água de osmose é água destilada quase. Mas a água destilada n tem sais tambem, a de osmose tem?Cumps Não, são ambas "puras". O grande problema da àgua detilada é que é na grande maioria das vezes guardada em recipientes de cobre, que vai "passar para a àgua" (desculpem o termo) e como sabes o cobre é extremamente nocivo para os recifes... Citar
So_SiMpLe_ Publicado: Setembro 26, 2006 Autor Publicado: Setembro 26, 2006 Ah ok! Roger that! Já agora pedia que me dessem uma dica a este topico que coloquei sff. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=49436 Muito obrigado! Cumps Citar
Luis Rosa Publicado: Setembro 26, 2006 Publicado: Setembro 26, 2006 Sim no cabo raso levo o carro mesmo quase até a agua Citar [Clickable]
Recommended Posts