Recommended Posts

Publicado

Boas, não sou um frequentador muito assíduo, mas neste momento precisava de uma pequena ajuda do pessoal. Adquiri, um teste de água rápido da Sera. A medição obtida foi a seguinte:

descrição

Água:

- ph: 6.4

- nitrato- 100 e 250

- nitrito - 0 a 1

- dureza carbonatada- 10 a 16

- dureza total 3 a 6

Equipamento:

Tamanho: 100 - 30 - 40

iluminação: 1 lâmpada aquaglo de 25 w

filtro exterior (1000 L /H) mais que suficiente para o tamanho do aquário com cerâmica, e biobolls. lã de vidro. (montado há um ano)

um pedra vulcânica

3 raízes

Plantas: 1 valisnéria, 1 anúbia anã, 2 anúbias, 2 fetos de java, 2 amazonense.

fertlizante: 2 sacos de fertilizante sera (não gostei muito), já tive melhores resultados com o da JBL

Os fetos e as amazonense estão muito menos exuberantes em termos de tamanho(do que há um ano atrás, quando as plantei), mas mantêm-se com um aspecto verde, e com folhas a crescer, mas repito pouco exuberantes.

A valisnéria, cresce muito.

as anúbias estão normais, verdes e sem folhas secas.

Questões:

Qual a periodicidade de limpeza do filtro?

Valerá a pena com esta iluminação introduzir co2, para espevitar a flora?

Tenho receio de alterar o ph?

O que acham dos parâmetros da água para discus? (talvez baixar os nitratos, não é? O que fazer com a dureza carbonatada tão superior à total ?:) )

Pretendia introduzir um pequeno grupo de discus juvenis, talvez 3 a 4. Qual o número aconselhável?

Publicado:

Olá Fnelson,

Qual a periodicidade de limpeza do filtro?

O teu filtro deve ser limpo mensalmente (corrijam-me se estiver enganado)

Valerá a pena com esta iluminação introduzir co2, para espevitar a flora?

Eu apostava em aumentar essa iluminação primeiro, e depois á posterior se se justificasse então colocaria CO2

Tenho receio de alterar o ph?

Não entendo (se puseres o CO2?...se sim, vai ter tendência a baixar, o que no teu caso pode ser problemático)

O que acham dos parâmetros da água para discus? (talvez baixar os nitratos, não é? O que fazer com a dureza carbonatada tão superior à total ?:wink: )

Não percebo patavina de discos, mas se esse valores são ppm ou mg/l...qualquer peixe não se dará bem...tens a certeza desse valor de nitratos? De quanto em quanto tempo fazes TPAs?

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

www.nelsoncarvalho.net

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!