Recommended Posts

Publicado: (editado)

Para já continuo com dois filtros a "serio" :) um 2028 e um DIY sem problemas...

Abraço

Ps: o problema de junta e a solução para ele com fita teflon, tive no dois filtros, tanto no eheim como no outro!

Editado por fxbrito

Cumprimentos

Félix Brito

Proud Discus keeper

• 1 mês depois...
Publicado:
  tul disse:
bem como tinha falado na dificuldade em Ferrar o filtro, decidi fazer novamente um, onde tanto a entrada de agua como a saida é pela tampa de cima, sendo mais facil e "bonito" o dito filtro, lembrei-me então de colocar uma vavula de camara de ar de bicicleta como o tal buraco que ira ferrar completamente o filtro.

Aqui fica uma imagem.

Sem querer fazer publicadade, quem pretender eu vendo destes filtros :)

Pronto1.jpg

Não dá para mostrares de como está feita a montagem por dentro?

• 3 meses depois...
Publicado:

Boa noite,

Sei que a última mensagem colocada neste tópico foi já a algum tempo, mas ao ler surgiram-me algumas dúvidas.

A entrada da água é por baixo, sendo que a água entra no filtro pela força da gravidade, entretanto ela vai subindo pelo filtro passando pelas massas filtrantes, quando já está a chegar ao topo, está a bomba de água que depois a irá fazer sair por cima por um tubo que vai para o aquário certo ?

O tubo de saída que vai até o aquário, no final do tubo deve-se colocar algum tipo de objecto filtrante ou algo do género, ou apenas se coloca o tubo dentro de água e já tá ?

A nível de mecânica, a única parte mecânica do filtro é só mesmo a bomba de água certo ?

Para um aquário com cerca de 96 litros aconselham que tipo de bomba de água ?

Só mais uma pergunta se a bomba for muito potente não irá criar tipo um vazio dentro do filtro, por bombar mais água para o aquario daquela que entra dentro do filtro ?

Desculpem lá tanta pergunta, mas é que está excelente e gostava de esclarecer todas as dúvidas em relação a este projecto :eusathink: .

Cumprimentos,

José Carlos

• 4 semanas depois...
Publicado:

Bem, já que ninguém ajuda o rapaz ajudo eu, mesmo já tendo quase passado um mês desde a pergunta.

Citação
Boa noite,

Sei que a última mensagem colocada neste tópico foi já a algum tempo, mas ao ler surgiram-me algumas dúvidas.

A entrada da água é por baixo, sendo que a água entra no filtro pela força da gravidade, entretanto ela vai subindo pelo filtro passando pelas massas filtrantes, quando já está a chegar ao topo, está a bomba de água que depois a irá fazer sair por cima por um tubo que vai para o aquário certo ?

Correcto

Citação
O tubo de saída que vai até o aquário, no final do tubo deve-se colocar algum tipo de objecto filtrante ou algo do género, ou apenas se coloca o tubo dentro de água e já tá ?

Já está, nada a acrescentar. Apenas decides é como será feita a saída de água, se sai logo do tubo ou se sai por uma flauta, ou outros tipos de saída. Isso é um pouco ao gosto de cada um.

Citação
A nível de mecânica, a única parte mecânica do filtro é só mesmo a bomba de água certo ?

Correcto

Citação
Para um aquário com cerca de 96 litros aconselham que tipo de bomba de água ?

5vezes o volume do aquário que nesse caso seria uma bomba de 480 l/h (vá... arredondando mais ou menos).

Citação
Só mais uma pergunta se a bomba for muito potente não irá criar tipo um vazio dentro do filtro, por bombar mais água para o aquario daquela que entra dentro do filtro ?

Agora perguntaste bem.

Mas a meu ver não pois uma vez ferrado o filtro colocas a bomba a funcionar e ai já não precisas muito da gravidade para que a água entre no filtro mas sim a bomba. Ou seja antes de ter a bomba a funcionar tens de meter água no filtro para que este ferre, depois de já estar ferrado a própria bomba vai sugar e expelir a água do aquário.

Para mim esta é a resposta mas também até agora que eu saiba ninguém se queixou portanto ou a minha teoria é verdadeira ou então é preciso uma bomba muitooooooooooo potente para que isso aconteça.

Espero ter ajudado apesar do tempo que já passou.

Cumps

• 5 meses depois...
Publicado:

Bem mais uma vez vou desenterrar este tópico para tirar uma dúvida, re-adaptei um depósito com bomba incluida, do sistema que usava para arrefecer o computador a agua, o que me acontece é que depois do filtro ferrado, a agua dentro do filtro vai descendo ate quase desaparecer..a que se deve este factor? alguem me pode responder por aqui ou por PM ?

Publicado:
  axskin disse:
Bem mais uma vez vou desenterrar este tópico para tirar uma dúvida, re-adaptei um depósito com bomba incluida, do sistema que usava para arrefecer o computador a agua, o que me acontece é que depois do filtro ferrado, a agua dentro do filtro vai descendo ate quase desaparecer..a que se deve este factor? alguem me pode responder por aqui ou por PM ?

Se está a desaparecer é por estar a entrar ar por algum sitio.

Alfredo Garcia

• 2 meses depois...
Publicado:
  Roach Jr. disse:
Bem, já que ninguém ajuda o rapaz ajudo eu, mesmo já tendo quase passado um mês desde a pergunta.

Correcto

Já está, nada a acrescentar. Apenas decides é como será feita a saída de água, se sai logo do tubo ou se sai por uma flauta, ou outros tipos de saída. Isso é um pouco ao gosto de cada um.

Correcto

5vezes o volume do aquário que nesse caso seria uma bomba de 480 l/h (vá... arredondando mais ou menos).

Agora perguntaste bem.

Mas a meu ver não pois uma vez ferrado o filtro colocas a bomba a funcionar e ai já não precisas muito da gravidade para que a água entre no filtro mas sim a bomba. Ou seja antes de ter a bomba a funcionar tens de meter água no filtro para que este ferre, depois de já estar ferrado a própria bomba vai sugar e expelir a água do aquário.

Para mim esta é a resposta mas também até agora que eu saiba ninguém se queixou portanto ou a minha teoria é verdadeira ou então é preciso uma bomba muitooooooooooo potente para que isso aconteça.

Espero ter ajudado apesar do tempo que já passou.

Cumps

Correctissimo

Filiramoa disse:
alguém me sabe dizer onde arranjar umas Bocas de Limpeza???

Lojas de canalizações

• 2 semanas depois...
Publicado:
  Eric Cardoso disse:
Correctissimo

Lojas de canalizações

entao e os preços deles prontinhos?

• 3 meses depois...

modificado devido ao esclarecimento da duvida porem surge outra duvida , para que se mantenha a tal coluna de agua , nao pode existir quaisquer entrada de ar certo ??

Editado por N U N O O

---------

AQUA _ SeaBody - actualizaçao 19/07/2010 (fotos)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=140635

Projecto em fase de contruçao(aquario para a escola, aceitam-se ajudas, peixes material e plantas):

blog: http://osfishesapddinis.blogspot.com/

calha de iluminaçao DIY:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167097

160321d.jpgv3es0w.jpg

• 2 anos depois...
Publicado:

Desculpem a minha ignorancia, mas para o funcionamento do filtro é preciso so uma bomba de retorno certo?

entao como a água entra no filtro

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas, também com a minha ignorância venho perguntar a mesma coisa... Depois de tudo montado temos que encher o filtro de agua, até chegar à bomba, só depois fechamos e ligamos certo? mas como a água vem do aqua para o filtro? se a entrada de agua for por baixo como havemos de fazer? é que tenho uma coisa do género: a bomba puxa dentro do aqua para o filtro (caixa com as materias, agua entra por cima e sai pelo meio) depois cai do filtro (está por cima do aqua) para o aqua tipo cascata :S:S vou ver se tiro umas fotos para explicar melhor

• 5 meses depois...
Publicado:

bem pessoal, vou desenterrar este tópico mais uma vez para tentar esclarecer uma duvida.

Qual é a melhor opção, água do aqua entrar no filtro por baixo e sair por cima ou entrar por cima e sair por cima ?

como é que depois é feita a ferragem ?

espero que me ajudem, pois estou a tentar fazer um projecto semelhante, mas são tantas as duvidas que as vezes desanimo :confused4:

• 2 semanas depois...
Publicado:
  On 03/01/2013 at 12:58, André Martins disse:
bem pessoal, vou desenterrar este tópico mais uma vez para tentar esclarecer uma duvida.

Qual é a melhor opção, água do aqua entrar no filtro por baixo e sair por cima ou entrar por cima e sair por cima ?

como é que depois é feita a ferragem ?

espero que me ajudem, pois estou a tentar fazer um projecto semelhante, mas são tantas as duvidas que as vezes desanimo :confused4:

A água entra pela parte de baixo do filtro e sai por cima porque a bomba fica em cima e vai puxando a agua de baixo para cima passando pelas matérias filtrantes.

Para ferrares a bomba tens que encher o filltro já com agua para a bomba ferrar assim que for ligada á corrente.

Estou a pensar em fazer um destes para mim tambem, vou-me livrar da bio-box que me ocupa imenso espaço no aqua e arranjar um destes para fazer de filtro externo.

weed3tr6.png
Publicado:
  On 12/01/2013 at 21:44, PedroR disse:
A água entra pela parte de baixo do filtro e sai por cima porque a bomba fica em cima e vai puxando a agua de baixo para cima passando pelas matérias filtrantes.

Para ferrares a bomba tens que encher o filltro já com agua para a bomba ferrar assim que for ligada á corrente.

Estou a pensar em fazer um destes para mim tambem, vou-me livrar da bio-box que me ocupa imenso espaço no aqua e arranjar um destes para fazer de filtro externo.

eu vou fazer o mesmo. a biobox não é má de todo, mas ocupa muito espaço.

O que eu queria saber era se ficaria melhora entrada de água ser também por cima..

Realmente não sei a razão pela qual é feito da maneira que te disse mas em todos os DIY's que vi era sempre dessa maneira. Não sei se tem a ver com a gravidade ou outro factor qualquer, o que é certo é que em termos mecanicos é possivel de ser feito. Tenta ver se mais alguem "opina" sobre isso.

Editado por PedroR
weed3tr6.png
Publicado:
  On 13/01/2013 at 22:01, PedroR disse:
Realmente não sei a razão pela qual é feito da maneira que te disse mas em todos os DIY's que vi era sempre dessa maneira. Não sei se tem a ver com a gravidade ou outro factor qualquer, o que é certo é que em termos mecanicos é possivel de ser feito. Tenta ver se mais alguem "opina" sobre isso.

Se a entrada de água for feita por cima, tem de haver um tubo no interior que leve a água até ao fundo, pois caso contrario a bomba torna a enviar a água directamente sem passar pelas matérias filtrantes.

Alguém me consegue confirmar isto ?

Publicado:

Boas

A logica de a agua entrar por baixo e msm essa da agua limpar nas materias.

Ninguem faz a entrada por cima pirque ao fazer isso tem de haver um tubo interior o que vai fazer com que as materias tipo esponjas tenham de ser furadas para esse tubo passar e isso pode nao dar tanta eficacia a filtragem.

Para ferrar o filtro e simples, desligas o tubo a seguir a bomba nas torneiras duplas, e tens o filtro vazio, chupas na torneira que desligaste e isso vai fazer sifao em que a agua te vai encher o filtro, assim que comecar a sair agua por onde xupaste para puxar a agua fexas a torneira e tens o filtro ferrado, ligas as torneiras e ligas a bomba.

Cumps

• 1 ano depois...
Publicado:

Para ferrar o filtro é mais fácil no topo do mesmo fazer um furo e colocar por exemplo um bucim com um pouco de mangueira e algum tipo de torneira na ponta da mesma.
E se colocarem também uma torneira no tubo de entrada de água no filtro, assim só o precisam chupar uma vez lol, quando forem limpar fecham a torneira e desconectam do filtro, a mangueira fica lá com água e quando o ligarem novamente, é só abrir a torneira, depois é uma questão de abrir a tal torneira do bucim para deixar sair o ar que o filtro enche-se em um instante, quando deixar de sair ar e começar a querer sair água, já sabem que o filtro está cheio e podem fechar a torneira.