Recommended Posts

Publicado

Boas,

Esta tenho que partilhar, porque estou parvo :P .

Depois de vários problemas de perda de água com o meu antigo comunitário de 200 litros, decidi investir noutro, novo. Entretanto, no processo, conservei apenas um discu: uma fêmea turqueza confirmada, que já tinha feito várias posturas a sós.

Entretanto, há dias (quarta-feira), já com o novo aquário a "bombar" :P adquiri um novo discu à membro AMG: um turqueza de 14 centímetros. Não sabia se era macho ou fêmea, mas tinha alguma esperança que os 50/50 de hipóteses pendessem para o meu lado...O que não me passava pela cabeça é que pudesse confirmá-lo tão depressa.

os discus (iguaizinhos, embora a fêmea seja menor mas mais colorida) entenderam-se às mil maravilhas. Na primeira noite, pareciam amigos inseparáveis. Ontem o novo começou a limpar o vidro e a fazer passagens (não pôs ovos, o que reforçou as minhas esperanças de ser macho). Ela foi ficando cada vez mais interessada, até que hoje fez uma postura numa anúbia e ele (?) seguiu-a de imediato, passando no mesmo local. Neste momento, estão os dois a guardar umas centenas de ovos vermelhos depositados nas folhas.

Naturalmente, esta postura é só para ver se aparecem alevins, já que estão num aquário com outros peixes, mas ainda assim :?

P.S. O único senão é que o macho (?) vinha com algumas mazelas da viagem: tem as barbatanas dorsais um bocadinho ratadas e um dos olhos está meio baço. Mas está extremamente activo e alimenta-se normalmente (caramba! Se até já procria...). Mesmo assim, comecei há bocado um tratamento preventivo com Melafix.

Bom, para quem teve paciência: devo-me preocupar com alguma coisa? Estou-me a precipitar? Pros, por favor, ajudem!

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Parabens :) :D :D !!! Isso é que foi um tiro na "muche"...

Pic_6973_14.jpg
Publicado:

bulls eye :)

Boa sorte para eles:)

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Publicado:

Boas

O olho baço foi choque de pH isso passa, as mazelas da viagem tambem passam, um discu desse tamanho é um peixe bastante resistente, se não estivesse bem de saude não desovava de certeza...

Boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado:

Bom, da primeira postura no dia seguinte não restava nem um ovinho. Cardinais, narizes de bêbado, etc. tiveram uma bela ceia de caviar... :oops: Entretanto estive um dia fora.

Estou a pensar isolá-los para um cubo de 100 litros que tenho parado, mas não será cedo, dadas as viagens e mudanças recentes que os dois tiveram que gramar?

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Grande Pedro.

Eu faria assim.

1-Punha o novo filtro a ciclar dentro do aqua "velho".

2-Dentro de 1/2 semanas enchia o "novo" com agua do velho + filtro.

3-Transferia a peixaria.

Nem notam. :?

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Boas João,

A ideia é boa, mas o cubo tem um daqueles filtros construídos em vidro no próprio tanque, com matérias filtrantes e uma cabeça motora. Em todo o caso, já estava a pensar isolar esse filtro e usar um externo (tipo fluval), porque da outra vez que tive lá um casal os alevins enfiavam-se todos lá dentro.

Bom , eu vou dando novidades...

Publicado:

Só uma duvida.....

O discu fêmea sempre esteve sozinha?????

Gostaria de saber se se da bem sendo o unico dessa raça num aqua????

Obrigado Joao

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:
Só uma duvida.....

O discu fêmea sempre esteve sozinha?????

Gostaria de saber se se da bem sendo o unico dessa raça num aqua????

Obrigado Joao

Discus sozinhos não é boa ideia.

Se por qualquer circunstancia só tiveres um discus é obvio que ele, olhando em redor, se concluir que está sozinho, não lhe dá logo um enfarte e "puf".

Ficam timidos, escondem-se, começam a comer mal, e a partir daí :wink: .

jpm

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

é que adquiri um azul turqueza creio, na petfil com cerca de +-5 cm e coloqueio num aqua de 50lt, com um casal de apistogramas viejitas, cuja condiçoes da agua são semelhantes ás do discus, e tres cardinais.....

sei que dois discus nao e aconselhavel pois pode existir agressoes devido ao grau hierarquico, tres tb, por isso devem de ser 4 ou mais né???

outra duvida, tenho outro aqua de 200lt, com tres escalares adultos um pequeno, 4 rams , dois machos e duas femeas, e um bala, creio que colocar lá o discu não é a melhor opção por agora, devido á sua fragilidade e facilidade de stressar,pois os escalares são bastante territoriais, qual a vossa opinão......

OBRIGADO

pela vossa atençao

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Boas João Costa, o Discu nunca esteve sozinho a não ser quando comecei a ter problemas de perda de água com o anterior aquário e optei por reduzir o efectivo de peixes ao mínimo. Só conservei esta fêmea por razões sentimentais. Não recomendo que tenhas discus sozinhos. O teu problema, na minha opinião, é que num aquário de 50 litros nem um discu devias ter...Pessoalmente, vendia os escalares e punha o discu (com mais três ou quatro amigos) no de 200 litros, mas a decisão é tua...

Publicado:

Boas.

Discus em 50 lt :wink: .

Despacha o "bala" os escalares e mudas para lá OS discus, 3 a 5.

Boa sorte.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Bolas, agora os gajos andam armados em púdicos. Será que foi uma "one night stand"?

Publicado:

Mais uma postura. Escolhem bem o sítio :? no tubo de entrada de água do filtro...

O macho (?) a proteger os ovos...

Discus2001.jpg

o casalinho...

Discus2002.jpg

E já agora uma do tanque...

Discus2003.jpg

Publicado:

P.S. O branco dos olhos deve-se à falta de qualidade do fotógrafo...

P.S.2 - reparem como os cardinais, narizes de bêbado, etc. cavaram todos para o outro canto :?