Deixar as plantas ao luz do dia

jokofar

Recommended Posts

Boas

Tenho tido alguma dificuldade com as plantas do meu aqua.

Tenho 2x30W para 200L o q é pouco. No entanto o orçamento é curto e ando a tentar uma adaptação para, pelo menos, mais 30W.

já agora, será que um daqueles reflectores que se colocam na propria lampada, seguros por clip plastico, dá algum resultado adicional?

Isto até comprar calhas decentes.

A minha duvida é a seguinte:

- Se colocar um pequeno aqua que tenho livre (15L) com algumas plantas num local com luz natural directa (numa varanda por ex) as plantas ressentir-se-ão?

Tenho é outro pequeno problema... não sei lá muito bem o nome das plantas que tenho no aqua para ser mais especifico.

Sei que tenho:

Valisnerias

Fetos de Java

Trepadeira Chinesa

Ninféa rubra

e mais umas quantas em pequenas quantidades, resultado de tentativas falhadas.

O objectivo basico era tentar recuperar algumas plantas, principalmente as tais de pequenas quantidades, de maneira a não perder tudo e não ter de reinvestir em tudo quando aumentar a iluminação.

Agradeço a ajuda, que imagino, poderá ser util a mais alguem.

Partilhar nas redes sociais

Luz do dia é óptimo (com reservas), se conseguires com que ela entre por cima como é natural e não pelo lado senão bagunças tudo.

Os reflectores valem bem, a pena. Aumentam o fluxo luminoso que atinge as plantas em até 100%.

Abraço

PCB

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Obrigado pelas dicas

A parte de evitar a entrada de luz pelos lados é fácil :oops:

posso usar outro recepiente em vez do tal aqua ou simplesmente tapar as laterais do aqua. Vou experimentar nas proximas podas ;)