jokofar Publicado Setembro 22, 2006 Share Publicado Setembro 22, 2006 Boas Tenho tido alguma dificuldade com as plantas do meu aqua. Tenho 2x30W para 200L o q é pouco. No entanto o orçamento é curto e ando a tentar uma adaptação para, pelo menos, mais 30W. já agora, será que um daqueles reflectores que se colocam na propria lampada, seguros por clip plastico, dá algum resultado adicional? Isto até comprar calhas decentes. A minha duvida é a seguinte: - Se colocar um pequeno aqua que tenho livre (15L) com algumas plantas num local com luz natural directa (numa varanda por ex) as plantas ressentir-se-ão? Tenho é outro pequeno problema... não sei lá muito bem o nome das plantas que tenho no aqua para ser mais especifico. Sei que tenho: Valisnerias Fetos de Java Trepadeira Chinesa Ninféa rubra e mais umas quantas em pequenas quantidades, resultado de tentativas falhadas. O objectivo basico era tentar recuperar algumas plantas, principalmente as tais de pequenas quantidades, de maneira a não perder tudo e não ter de reinvestir em tudo quando aumentar a iluminação. Agradeço a ajuda, que imagino, poderá ser util a mais alguem. O meu aqua http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=338743#338743 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
silver_fox Publicado: Setembro 24, 2006 Share Publicado: Setembro 24, 2006 penso que a luz do dia favoreça mais as algas, mas isto sem certezas nenhumas. "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Setembro 24, 2006 Share Publicado: Setembro 24, 2006 Luz do dia é óptimo (com reservas), se conseguires com que ela entre por cima como é natural e não pelo lado senão bagunças tudo. Os reflectores valem bem, a pena. Aumentam o fluxo luminoso que atinge as plantas em até 100%. Abraço PCB 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jokofar Publicado: Setembro 25, 2006 Autor Share Publicado: Setembro 25, 2006 Obrigado pelas dicas A parte de evitar a entrada de luz pelos lados é fácil posso usar outro recepiente em vez do tal aqua ou simplesmente tapar as laterais do aqua. Vou experimentar nas proximas podas O meu aqua http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=338743#338743 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
moreia Publicado: Setembro 26, 2006 Share Publicado: Setembro 26, 2006 O reflector ajuda imenso. Só duplica a intensidade de luz, aquando não se tem reflector. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts