Recommended Posts

Publicado

Boas,

outra dúvida em relação á velha questão CO2.

Eu vou montar um plantado tenho 188W para um aquario de 200L e tenciono dosear CO2 receita caseira :lol:

Agora pesquizei sobre o assunto mas encontrei tanta coisa que decidi postar a duvida.

Então é o seguinte eu tenho um aquario 200L (100xL40*A50) com 188W de iluminação e tencionou fazer plantado, mas d inicio nao vou ter muitas plantas pois a despesa ainda e grande e os € nao chegam para tudo de uma vez infelizmente.

Vou começar com a dosagem de CO2 para a semana em principio, e agora a questão é se tiro a pedra difusora do aquario durante a noite ou não? eu não vou ter bomba de ar mas a saida do fluval mete bastante oxigénio na agua.

O que acham?

Mais uma vez tenho a agradecer a toda gente deste forum porque tenho quase a certeza que sem isto era impossivel para muito gente inclusive para mim poder desenvolver este tipo de projectos.

liedson.jpg

André Costa

Publicado:

Basta fazeres um controlo de Ph. Vês qual o Ph que tens no aquario, deixas o Co2 a injectar durante a noite, e de manhã cedo fazes nova leitura. Se o Ph tiver uma descida intolerável saberás que esta opção não deve ser usada.

Contudo antes de exprimentares isto deves fazer leituras durante a fase de iluminação, ou seja, nada te garante que durante o período de luz o Ph não tenha descidas intoleráveis também.

No meu caso ligo o Co2 aquando da iluminação e desligo cerca de 2 horas antes da luz apagar porque até essa hora o meu Ph desceu cerca de 0.2-0.3 que eu considero o limite (a opção de o deixar a injectar durante a noite para mim está fora de hipótese).

Depois dependendo também da quantidade de flora que terás estes balizamentos poderão sofrer alterações.

Mais uma nota: se vires que o Co2 desce muito rapidamente num curto espaço de horas, de modo a que o possas manter contínuamente ligado durante a fase de luz, deves regular a altura de injecção, isto para que o contacto do Co2 com a água seja mais curto, não causando a descida de Ph tão rapidamente.

Abraço

Publicado:
Mais uma nota: se vires que o Co2 desce muito rapidamente num curto espaço de horas, de modo a que o possas manter contínuamente ligado durante a fase de luz, deves regular a altura de injecção, isto para que o contacto do Co2 com a água seja mais curto, não causando a descida de Ph tão rapidamente.

:lol: Não percebi aqui uma coisa bruno o que quiseste dizer com o CO2 descer rapidamente num curto espaço de tempo? Querias dizer o ph?

:P Regular a altura de injecção como assim?

Obrigado pela ajuda e assim ja tem mais logica conforme vou adicionando plantas vou medindo a alterações de ph e sempre assim consecutivamente. :wink:

[/b]

liedson.jpg

André Costa

Publicado:

Desculpa, enganei-me, queria dizer "descida de Ph" e não de Co2.

Quanto à regulação de altura: isto é, tu vais colocar um difusor de co2 dentro do aquario, e este vai ser colocado numa posição que verticalmente estará mais ou menos profunda certo? então quanto mais baixo estiver o difusor mais tempo as bolhinhas de Co2 demorarão a chegar à superficie, logo mais tempo o Co2 entrará em contacto com a água....Normalmente deixo o meu as uns 5cm do fundo.

abraço :lol:

Publicado:
Então é o seguinte eu tenho um aquario 200L (100xL40*A50) com 188W de iluminação e tencionou fazer plantado, mas d inicio não (palavra corrigida) vou ter muitas plantas pois a despesa ainda e grande e os € não (palavra corrigida) chegam para tudo de uma vez infelizmente.  

Com essa iluminação e poucas plantas, as algas vão tomar conta do aquário...

No teu lugar, esperaria por ter € para mais plantas antes de montar o aquário.

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

O meu conselho é mesmo pores plantas compradas a users daqui no forum ou até a ofertas de pessoal daqui do forum é que isso sem plantas vai ser mesmo um disparo de algas.

Se fores daqui de Lisboa eu posso oferecer-te algumas plantas na boa.

Por vezes por 10 ou 15 Euros existem users que oferecem uma quantidade de plantas enorme e depois mais à frente vais seleccionado as mais indicadas para ti.

Cumps.

Em aquário dependência.

Publicado:

Eu tenho trocado bastante agua... e por agora algas nem velas, so tenho certa de 80W ligado.

Bruno ja percebi a ideia e obrigado pela explicação esssa e uma maneira de controlar a quantidade de co2 dissolvida :lol::P

Jampex a ideia e mesmo essa eu o que tenho visto tenho mandado mp mas nao tenho tido sorte.

Gostava muito da tua oferta e se tiveres para venda tambem gostava :P

Eu este fim de semana vou ter trabalho e por isso vou ter cerca de 160€ para investir em plantas..

Onde me aconselham a ir comprar plantas? Eu por ter 16 anos tenho alguma dificuldade de transporte, tenho a aquaplante ao pe de casa (10 minutos a pe :D ) mas a nivel de plantas o que acham?

Abraço e obrigado pelos esclarecimentos

liedson.jpg

André Costa

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!