Jorz Publicado Setembro 21, 2006 Publicado Setembro 21, 2006 Boas... Tenho um aquário 100 x 30 x 40 cm... já em funcionamento à mais de um ano. Entretanto à menos de uma semana comprei um filtro interior melhor que o que já tinha introduzi-o no aquário com tudo novo, e desde aí os peixes começaram a a nadar ao à superficie com a barbatana dorsal chegada ao corpo, principalmente os platys... os neons e os px's bebados aparecem mortos sem sintomas... os escalares começam com um comportamento muito reservado, timidos e a não comerem... se não foi do filtro novo, visto que não têm sintomas exteriores, começo a pensar que seja algum parasita interior, que tenha vindo com algumas plantas novas ou com neons cardinais recentemente adquiridos... Não sei o que fazer nunca me tinha acontecido nada assim... Peço a todos vós mais experiente que eu que me ajudem
nunomiguel Publicado: Setembro 21, 2006 Publicado: Setembro 21, 2006 Olá, Responde só a algumas questões: - O material do filtro novo foi todo lavado antes de ser inserido no aquário? Quais são as caracteristicas do filtro? - Quantos peixes tens nesse aquário? - Que quantidade de água costumas mudar semanalmente (se é que mudas)? - Como costumavas lavar o outro filtro? - Sabes como funciona o ciclo de azoto e ciclagem dos aquários? Cumprimentos, Nuno
Jorz Publicado: Setembro 22, 2006 Autor Publicado: Setembro 22, 2006 - O material do filtro novo foi todo lavado antes de ser inserido no aquário? Quais são as caracteristicas do filtro? Não, não o lavei... é um aquaball da eihem... - Quantos peixes tens nesse aquário? Muitos mesmo, mas agora já são poucos. Tinham peixes para +/- 300 litros de agua, mas nasceu tudo aqui em casa... - Que quantidade de água costumas mudar semanalmente (se é que mudas)? Mudo semanalmente cerca de 20 a 30 litros de agua. - Como costumavas lavar o outro filtro? Com agua retirada do aquario, para evitar contaminaçoes... - Sabes como funciona o ciclo de azoto e ciclagem dos aquários? O ciclo do Azoto sim, mas a ciclagem dos aquarios não conheço esso termo...
nunoni Publicado: Setembro 22, 2006 Publicado: Setembro 22, 2006 Se retiraste o filtro antigo juntamente com o filtro biológico que lá tinhas, ficaste sem a maior parte das bactérias do N... eu mudei de filtro há uns tempos, e mantive os dois a funcionar simultaneamente durante algum tempo (2 semanas) para dar tempo ao novo de ser colonizado pelas bactérias. Em qq dos casos, se for este o problema, agora não vale a pena meter o antigo outra vez, porque as bactérias já morreram. Seria melhor, primeiro, começar com o tratamento com bactérias em frasco como se o aquário fosse novo, e talvez arranjar algum material do filtro de um aquário ciclado. boa sorte! verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
André Allen Publicado: Setembro 22, 2006 Publicado: Setembro 22, 2006 Boas... Subscrevo o que o Nunoni disse. Entra filtro novo e sai o velho ! Desiquilibraste o sistema ao retirar as bactérias do filtro ! Como já foi dito, devias ter deixado os dois durante algum tempo ! Mega abração,ALLEN
Jorz Publicado: Setembro 23, 2006 Autor Publicado: Setembro 23, 2006 Se retiraste o filtro antigo juntamente com o filtro biológico que lá tinhas, ficaste sem a maior parte das bactérias do N... eu mudei de filtro há uns tempos, e mantive os dois a funcionar simultaneamente durante algum tempo (2 semanas) para dar tempo ao novo de ser colonizado pelas bactérias. Em qualquer (palavra corrigida) dos casos, se for este o problema, agora não vale a pena meter o antigo outra vez, porque as bactérias já morreram. Seria melhor, primeiro, começar com o tratamento com bactérias em frasco como se o aquário fosse novo, e talvez arranjar algum material do filtro de um aquário ciclado. boa sorte! O problema é mesmo esse, mudei de filtro, porque o meu antigo não tinha matérias para as bacterias se fixarem... tipo ceramica ou "substrat pro" da eheim. O meu novo já tem. Ate memso quando tinha o filtro antigo utilizava Sera nitrivec, o mesmo uso ainda agora... não sei o que faxer
nunomiguel Publicado: Setembro 24, 2006 Publicado: Setembro 24, 2006 O filtro novo devia ter sido lavado antes de o inserires no aquário. O problema é mesmo esse, mudei de filtro, porque o meu antigo não tinha matérias para as bacterias se fixarem... tipo ceramica ou "substrat pro" da eheim. O meu novo já tem. Ate memso quando tinha o filtro antigo utilizava Sera nitrivec, o mesmo uso ainda agora... não sei o que faxer Não tinhas cerâmicas mas tinhas esponja. A esponja bastava para manter a colónia de bactérias. Como foi referido não deverias ter feito a troca dos filtros da maneira como fizeste. Testaste os parametros da água? Amônia e nitritos? Vai fazendo trocas de água mais regulares e colocando Nitrivec. Cumprimentos, Nuno
Jorz Publicado: Setembro 24, 2006 Autor Publicado: Setembro 24, 2006 O filtro novo devia ter sido lavado antes de o inserires no aquário.O problema é mesmo esse, mudei de filtro, porque o meu antigo não tinha matérias para as bacterias se fixarem... tipo ceramica ou "substrat pro" da eheim. O meu novo já tem. Ate memso quando tinha o filtro antigo utilizava Sera nitrivec, o mesmo uso ainda agora... não sei o que faxer :D Não tinhas cerâmicas mas tinhas esponja. A esponja bastava para manter a colónia de bactérias. Como foi referido não deverias ter feito a troca dos filtros da maneira como fizeste. Testaste os parametros da água? Amônia e nitritos? Vai fazendo trocas de água mais regulares e colocando Nitrivec. Os parametros da aqua estao excelentes, a amônia está no valor minimo, enquanto que os nitritos estão ao máximo...
nunoni Publicado: Setembro 25, 2006 Publicado: Setembro 25, 2006 Os parametros da aqua estao excelentes, a amônia está no valor minimo, enquanto que os nitritos estão ao máximo... bem, nitritos no máximo é água muito pouco excelente! Tens que ajudar a refazer o ciclo do N rapidamente, mete as bactérias ao nível máximo permitido nas instruções! E faz TPAs muito frequentes (talvez 25% de 2 em 2 dias?) boa sorte! verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
nunomiguel Publicado: Setembro 25, 2006 Publicado: Setembro 25, 2006 E faz TPAs muito frequentes (talvez 25% de 2 em 2 dias?) Com nitritos no máximo TPA's de 2 em 2 dias parece pouco... 25% diariamente e mesmo assim não sei se chegará.... Talvez fosse melhor jogar pelo seguro e fazer 50%. Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts