Recommended Posts

Publicado

Tenho um aquario daqueles da aquapor de 60 e picos cm. Vinha com uma lampada de 15w...insuficiente para as minhas necessidades...queria ter mais luz...acho que o o dobro da que tenho....Como faço?

Esperava uma solucao tipo "faça voce mesmo"...e que me digam todo o material que hei-de comprar...nomes tecnicos...tudo....noçoes zero de electricidade....(sim ja mudei lâmpadas :twisted: )

Nota:

1- queria um sistema de iluminacao para por em cima do aquario...nada nas paredes....(como a tampa é de plastico estou disposto a po-la de vidro...)

2-Pouco dinheiro pra gastar, mesmo muito pouco!!! :x (triste realidade)

Antecipadamente agradeço

Um abraço

Coimbra

Publicado:

boas, se realmente tirares a tampa de plastico e puseres uma de vidro, basta comprares uma calha dupla daquelas de cozinha que tem 60 cm e já com duas lampadas day-light custa á volta de 15€

Publicado:

E as minhas plantas vao agradecer-me se eu fizer dessa forma?

Um abraço

Coimbra

Publicado:

eu tinha um aquario de 120 l com 30 w e agora fiz uma calha que leva mais duas lâmpadas de 18 w, perfazendo 66 w com 2 calhas, gastei 25 euros e tive bastante trabalho por isso se puderes compra já feito.

Se mesmo assim quiseres fazer é da seguinte forma fazes uma caixa de madeira onde caibam as lâmpadas e de forma que se adapte á parte superior do aquario, isto é uma simples caixa com um dos lados abertos, foi um carpinteiro meu amigo que ma fez em 10 minutos, podes tambem claro fazer em casa.

O sistema eletrico esse é mais complicado, mas se seguires o sistema da seguinte explicação. http://geocities.yahoo.com.br/aquarioland2...luorescente.htm

não é muito dificil, não forres o interior da caixa com folhas de aluminio pinta antes de branco pois o aluminio cria um campo qualquer que não deixa funcionar muito bem as lâmpadas (experiência propria)

Antes de comessar informa-te numa loja de eletricidade das lâmpadas standard pois assim poderas arranjar lâmpadas a preços muito menores do que aquelas compradas nas lojas de aquariofilia. não confies no que se dis nos foruns pergunta mesmo.

A quem utilize tambem lâmpadas flurescentes compactas, fica mais barato e é muito mais facil montar o sistema electrico, no entanto não dá para utilizar lâmpadas tipo aqua glo. mas o sisterma é muito simples, fazes uma caixa na mesma e instalas lá casquilhos normais com lâmpadas flurescentes compactas daquelas que se usam emcasa.

Por ultimo te aviso que te arriscas a não fazer nada de jeito e as vezes mais vale gastar um bocadinho mais e ter a certesa do que se vais tendo ou seja compra ja feito

Boa sorte...

Publicado:

A opção mais simples é pores fluorescentes compactas na calha que já tens. Podes ver um exemplo em:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...4460&highlight=

A calha que vês aqui é igual à que o teu aquário tem (em principio) e assim n precisas de mudar tampa nem nada.

O Samufish não se importará que refira o tópico dele, infelizmente o projecto acabou por ter um percalço mas serviu para todos nós termos umas ideias e ver como se faz, continua assim. Graças ao teu e outros tópicos parecidos tou a ficar apanhado pelos ciclídeos africanos!

Fiquem Bem

Publicado:

Olá a todos.

Coimbra. Vê o meu tópico e o sistema que alterei para iluminação. De certeza que é a forma mais barata de todas.

s|n, ficou muito feliz por poder contribuir para este fórum.

Cumprimentos,

Samu.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!