nunoni Publicado Setembro 19, 2006 Share Publicado Setembro 19, 2006 Olá boas tardes, sou novo nisto! Comprei há dois meses um aquário 60x30x30 para os meus filhos, mas sou eu que trato. O aquário acabou de ciclar: Ph 6.7, nitritos zero, nitratos muito pouco, água muito macia, estou a tentar aumentar pondo conchinhas. A população está no limite (à parte os Corys e os Otos foram os meus filhos que escolheram): - 2 Mollys pretos (casal) - 1 Espada fêmea - 2 Corydoras - 2 Corydoras albinos - 2 Otocinclus affinis (comprados anteontem, um deles está apático) - 1 Escalar pequeno - 1 Betta Splendens - 1 Gourami Uso um filtro externo Eheim 2232 (para aquários até 100 litros), dou comida variada, que é sempre imediatamente comida, não costumam ficar restos, e uma vez por semana não dou nada. Tenho bastantes plantas (umas 8 ou 9), de variedades diversas que não me lembro o nome; 2 são grandes, 2 são médias, as restantes mais ou menos pequenas. Acabei de encomendar uma Rotala Colorata e musgo de Java. Uso Tetra Optimat CO2, dois carregamentos do difusor por dia. A luz é: 15W 9000K (não me lembro a marca, é uma glo qq coisa) 2x 12W 6000K (não me lembro a marca) Ou seja cerca de 0.7 W/litro Tenho deixado aceso 12 horas por dia. Temperatura por volta dos 26C de manhã, 27C ao fim do dia. O aquário tem bastantes algas, castanhas e verdes (macias), o que não me preocupa muito porque para isso estão lá os Otos. Mas as plantas estão também a ficar cobertas, e tenho medo que não recebam luz e não cresçam! Tenho duas perguntas: 1. Deverei lavar as plantas, retirando as algas? Como? Ou esperar que os Otos façam o trabalho deles? 2. A iluminação está certa? Eu gostava de ter um aquário bem plantado, mas acho que não tenho espaço para pôr mais lâmpadas, pelo menos fluorescentes! Ou será de mais? Obrigado! Nuno verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CARLOS_ Publicado: Setembro 19, 2006 Share Publicado: Setembro 19, 2006 viva...eu se fosse a ti so ligava a luz 10 h no maximo e fazia umas quantas mudas de agua....com doze horas de luz estar a dar razao as algas...quanto as plantas da uma poda nas k axas k mereçem ,,,,um abraço ... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunoni Publicado: Setembro 19, 2006 Autor Share Publicado: Setembro 19, 2006 viva...eu se fosse a ti so ligava a luz 10 h no maximo e fazia umas quantas mudas de agua....com doze horas de luz estar a dar razao as algas...quanto as plantas da uma poda nas k achas (palavra corrigida) k mereçem ,,,,um abraço ... Olá, obrigado! Esqueci-me de dizer: mudo 5 litros diariamente, mais 15 semanalmente! E como várias das plantas têm várias folhas com muitas algas, penso que podá-las corresponderia nalguns casos a cortar 3/4 das folhas, isso não as mataria? verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Setembro 19, 2006 Share Publicado: Setembro 19, 2006 Boas! Isto andava perdido nos salgados, acho que aqui está melhor! Abraços, Pedro. MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunoni Publicado: Setembro 21, 2006 Autor Share Publicado: Setembro 21, 2006 viva...eu se fosse a ti so ligava a luz 10 h no maximo e fazia umas quantas mudas de agua....com doze horas de luz estar a dar razao as algas...quanto as plantas da uma poda nas k achas (palavra corrigida) k mereçem ,,,,um abraço ... bem, baixei a luz para 10 horas diárias, e retirei as folhas mais afectadas, e vou comprar mais plantas a ver se conseguem consumir os nutrientes todos e não deixar nada para as algas! Dos meus Otos, um está óptimo, sempre a comer, o outro parece-me que não vai durar, porque não come, está sempre escondido. verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Cruz Silva Publicado: Setembro 21, 2006 Share Publicado: Setembro 21, 2006 Olá! Deverias ter um teste de fosfatos. Em principio essas algas castanhas são derivadas de um excesso deles. Aspiras o fundo quando fazes Tpa? Faz Tpa's de uma forma diferente, em vez de 5 litros/dia, por exemplo 10 litros dia sim, dia não, aspirando o fundo. Podes adquirir um fertilizante macro de N. Nitrato de potássio em uma farmácia. Existe a teoria de que para os fosfatos serem consumidos tem de haver valores de nitratos (não em exceso) na água para que as plantas consumam também os fosfatos. Quanto à iluminação, 0.7W/litro já é um bom rácio, poderás ter apenas algumas dificuldades com plantas mais exigentes como o Glosso e algumas plantas vermelhas. Com uma boa escolha das plantas, não terás problemas em ter um aquário plantado com essa luz. Abraços Zé Néo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunoni Publicado: Setembro 21, 2006 Autor Share Publicado: Setembro 21, 2006 Olá! Deverias ter um teste de fosfatos. Em principio essas algas castanhas são derivadas de um excesso deles. OK, vou seguir o conselho! E também relativamente às TPA (tenho também feto 25% uma vez por semana). Em relação ao N, vou esperar para ver o que dá os fosfatos. A propósito, o que são valores altos/baixos? Err, pensando melhor, essa info deve estar aqui algures, vou já procurar. Obrigado! Nuno verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
moreia Publicado: Setembro 26, 2006 Share Publicado: Setembro 26, 2006 Viva a todos, Sou novo nestas lides de aquariofilia, comprei uma aquário de 180L acerca de 1 mês. Tenho lá cerca de 4 plantas dentro das quais uma anúbia. Há mais ou menos 2 semanas as referidas plantas, principalmente a anúbia está a aparecer pontos pretos, dá-me ideia que se trata de algas. Existe alguma maneira de eliminar esse pontos negros ? A agua do aquario está a 30ºC durante quase todo o dia e 29ºC à noite, será que tem haver com a temperatura o aparecimento de algas. Como é que poderei baixar a temp. no aquario. Obrigado. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kyuss Publicado: Setembro 28, 2006 Share Publicado: Setembro 28, 2006 Não é para alarmar, mas esse betta vai dar-se mal quando o escalar for maior! è quase certo que o irá morder até não restarem barbatanas... Aqua MountFlying Over Dystopia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunoni Publicado: Setembro 28, 2006 Autor Share Publicado: Setembro 28, 2006 Não é para alarmar, mas esse betta vai dar-se mal quando o escalar for maior! è quase certo que o irá morder até não restarem barbatanas... Se for caso disso, transformo o tanque de quarentena num tanque para o betta... mas espero que eles se habituem um ao outro daqui até lá! verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunoni Publicado: Outubro 2, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 2, 2006 Não é para alarmar, mas esse betta vai dar-se mal quando o escalar for maior! è quase certo que o irá morder até não restarem barbatanas... ... tinhas razão... deram-se "bem" durante uns meses, o escalar começou a crescer, comecei a ver o Betta cada vez mais escondido, quando reparei no escalar (no lusco-fusco depois de apagadas as luzes) a atacar o Betta era tarde demais, separei-o mas recusou a comida e morreu esta noite. Obrigado pelo conselho, culpa minha não ter seguido! verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kyuss Publicado: Outubro 5, 2006 Share Publicado: Outubro 5, 2006 Pois é... ainda à pouco tempo tive de entregar os meus dois escalares na loja porque a situação estava a piorar. O que vale é que estou a montar outro aquário maior e pude mudar os peixes atacados para lá, no meu caso eram corydoras albinos. Aqua MountFlying Over Dystopia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts