Recommended Posts

Publicado

Boa noite.

Tenho um aquário de 60cm com 45L úteis de água. Quando o comprei meti um areão castanho que, segundo um dos empregados da loja, disse que era bastante rico em ferro e como tal, para criar um plantado não precisava de meter um substracto por baixo do mesmo. Assim o fiz e tenho algumas Anúbias anãs e outras das quais desconheço o nome e também ainda não o consegui saber porque não está no site principal. Já tentei procurar no www.tropica.com mas é impossível com tanta planta que lá há.

Estou a resolver o problema de iluminação e já mandei vir um calha de 2*36W.

As plantas de fundo que tenho (as que não sei o nome) parecem-me estar a ficar um pouco amareladas e começo a pensar que possa ser não só da iluminação, mas também da percentagem fértil do areão.

Queria saber se existe alguma solução para tornar o meu areão fértil (caso ele não seja) ou então para dar mais alguma fertilidade no aquário. Já me falaram dos adubos liquídos e estou aberto a opiniões acerca dos mesmos.

Existirá alguma maneira mais de conseguir isto mas aplicada directamente no areão, visto que é impossível levantá-lo agora e meter substracto por baixo? Alguma espécie de comprimidos ou assim? É que plantas como as Anúbias anãs alimentam-se mais pela raíz do que pelo caule.

Já agora, o aquecimento por baixo do areão fará assim muita diferença?

Abraço.

Publicado:

Boas noites,

Eu não percebo muito de plantas pois estou a iniciar-me também nos plantados!

Quando comecei não sabia o que era um substracto e cometi muitoos erros!

Ora bem pelo que percebi as tuas plantas estão a ficar amarelas certo? o que nos podias ajudar era colocares o setup do teu aquário e o nome do substracto que estás a usar!

fertelizas com adubos líquidos? eu acho que também é uma boa base adubar em forma líquida!

Existem varios tópicos neste forum no sub-forum plantas que te ajudaram muito na escolha de subtractos e te ajudaram a fertelizar adequadamente!

Quanto ao colocares substracto fertil por baixo do teu areão acho muito boa ideia, pois eu não tinha e as minhas plantas sentiam falta!

Sim eu levantei o areão todo e coloquei turfa e coloquei novamente o areão e deu uma ganda trabalheira mas fica uma coisa em condições!

Também podes colocar comprimidos no areão! utilizas c02? aguardamos respostas tuas!!

Espero ter ajudado!

Existem ai uns senhores muito mais experientes que te irão ajudar também...

Os topicos do senhor andre silvestre(sub-forum plantas) e do membro marc(sub-forum fotos e videos) estao muito bons e poderás te orientar por lá!

Espero ter sido útil!

boas noites, e boa sorte

1 peixinho...2 peixinhos.....3 peixinhos a nadar.....um é meu outro é teu outro é de quem o apanhar......

Publicado:

Não deves ter lido bem o que disse. Eu não tenho substracto no aquário. A única coisa que tenho é um areão que pelos vistos é rico em ferro e serve para um plantado.

Ainda não utilizei nenhum adubo líquido e o sistema de CO2 está a chegar. Nem todas as plantas estão a ficar amarelas. As anúbias anãs estão cinco estrelas. As que tenho a fazer o fundo do aquário é que me parecem um pouco amareladas. Mas nem têm ficado pior nos últimos tempos. Portanto parece-me que o areão por enquanto está bom senão as anúbias já estariam amarelas também.

Tiras-te o areão todo e metes-te a turfa por baixo? E as plantas já não tinham agarrado ao areão? Como fizeste para não as matar?

Abraço.

Publicado:

Boas JNC!

As tuas questões são pertinentes mas no entanto parece-me que não utilizaste lá muito o search (tanto no fórum como fora dele)...

De momento não estou em casa se não deixava-te alguns links interessantes mas da mesma maneira que eu os encontrei julgo que também tu o consigas (vai ao sapo ou ao google e mete plantas ou kk coisa do género).

Quanto á questão sobre as anúbias, é fácil responder-te...

As anúbias são plantas muito pouco exigentes, são plantas que se desenvolvem bem com uma iluminação fraca e com adubação quase inexistente, de tal modo que se não a enterrares no areão (agarrares a uma pedra ou tronco) ela se desenvolve bem.

(No meu caso em particular tive anúbias à deriva num aqua sem adubação e com iluminação fraca durante uns dois ou tres meses e mesmo assim elas continuaram a desenvolver folhas novas (1 por semana sensivelmente)).

Quanto às outras plantas dava jeito umas fotos e o setup do aqua (tal como o _Dominic_ disse) para o pessoal te puder ajudar melhor...

No entanto verifica o link abaixo que acho que te evita muitas dores de cabeça futuras (pelo menos comigo funcionou)...

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36358

Cumprimentos

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

boas,

As anúbias são plantas resistentes que se dão em quase todos os tipos de codições!

Sim levantei o areão todo e replantei tudo e coloquei as plantas de novo e tao bem!

abraços

1 peixinho...2 peixinhos.....3 peixinhos a nadar.....um é meu outro é teu outro é de quem o apanhar......

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!