Joao Cunha Publicado Setembro 16, 2006 Publicado Setembro 16, 2006 Boas. À uns tempos comprei um aquário Juwel Rekord 60. Trazia com ele uma caixa daquelas coladas a um dos cantos com três esponjas (uma delas preta que julgo ser de carvão), uma bomba e um termoestato. Achei que a filtragem era fraca e insuficiente e como tal optei por comprar removedor de silicone, tirei a caixa toda do aquário e comprei um filtro Fluval 2plus, interno, de 6W e que faz 400l/h. http://www.aquaristik.de/shop/assets/s2dma...50c0e1e16f.html http://www.aquahobby.com/products/b_fluvalplus.php Terei feito mal? Já li aqui algures no fórum que estes filtros de caixa que vêm já com o aquário até são bons mas eu, armado em burro (ou não?) tirei-o e meti o que disse. É o único filtro que tenho no aquário. Depois só tenho mais o termoestato. Outra questão, relativamente a este mesmo filtro, é que ele tem um pequeno cilindro amarelo que sobe em situações de entupimento. Mas parece que ele também é indicador do fluxo de água visto que nestes filtros é possível regular o mesmo. Quando baixo o fluxo de água, antigamente ele voltava a descer, mas agora está sempre em cima. Já tirei o filtro e já o limpei todo e aquela porcaria mal entra na água e começa a trabalhar sobe logo de novo. Que poderá ser isto? Outra questão é o CO2. Vi este kit e gostava de saber o que acham dele para um aquário de 60l. http://www.animalife.com.pt/product_info.p...products_id=430 É o melhor que lá está? Com este kit, só tenho de o montar, ligá-lo da forma que ele é ligado e o CO2 começa a sair? Ou tenho de ter algo extra e isto é só uma espécie de parte? Abraço. Citar
tiagob Publicado: Setembro 16, 2006 Publicado: Setembro 16, 2006 Boas noites! Vou ser o mais breve possivel Em relaçao ao filtro se é de 400l/h é certamente o suficiente para 60L de agua e o proprio filtro deve dizer para que Litragem de agua é suficiente. Em relaçao ao CO2 acho que podes ir pla DIY (ou seja fazes manualmente) visto que é um aquario pequeno e uma garrafa daquelas de sumo chega perfeitamente. 1 garrafa 1 tubo de plastico maleavel e 1 pedra difusora fazem o necessario para o teu aquario (é o que eu fiz quando queria colocar CO2 no meu aquario e funcionava as 1000 maravilhas) se quiseres saber mais sobre como o fazer vai a parte dos DIY e veras Se mesmo assim quiseres largar umas coroas isso ja ´´e ctg Se tou enganado alguem me corrija. Força Citar Cumprimentos Tiago Barreira
Joao Cunha Publicado: Setembro 16, 2006 Autor Publicado: Setembro 16, 2006 A minha dúvida em relação ao filtro não era a capacidade do mesmo em termos de litros. Era mais em relação ao poder de filtragem de cada um e saber qual o melhor. Eu já fiz um alimentador de CO2 DiY. Não correu grande coisa e como não sou pessoa com muito jeito para estas coisas ponderei a hipótese de comprar o que referi. Fará o mesmo efeito que o DiY? Abraço. Citar
tiagob Publicado: Setembro 16, 2006 Publicado: Setembro 16, 2006 Joao sinceramente n te consigo responder a tua pergunta em relaçao ao filtro... eu sempre me dei bem no meu aqua de 60L com um filtro interno parecido ao que tens da fluval e nao tenho tido nada a reclamar pois a esponja filtrante e se quiser depois juntar mais qq coisa na ajuda sempre me manteve a agua cristalina. Em relaçao ao CO2 é facil... Com um berbequim (espero estar a dizer correctamente) fazes 1 furo do tamanho do tubo. depois colocas o tudo e poes silicone (vais aos chineses e compra 1 tubinho pequeno a 1 euro) deixar secar de um dia para o outro (mas se generoso a meter silicone nao metas so uma camadinha) depois é so preparar bem a "sopa" e começa a bombar... aqui sempre foi o que aconteceu Quais tem sido os teus problemas?? Abraço Citar Cumprimentos Tiago Barreira
spranto Publicado: Setembro 17, 2006 Publicado: Setembro 17, 2006 Boas.Outra questão, relativamente a este mesmo filtro, é que ele tem um pequeno cilindro amarelo que sobe em situações de entupimento. Mas parece que ele também é indicador do fluxo de água visto que nestes filtros é possível regular o mesmo. Quando baixo o fluxo de água, antigamente ele voltava a descer, mas agora está sempre em cima. Já tirei o filtro e já o limpei todo e aquela porcaria mal entra na água e começa a trabalhar sobe logo de novo. Que poderá ser isto? Sem entrar em discussões filosóficas sobre escoamentos laminares e turbulentos digo-te se está em cima está bem. Passo a explicar: Esse "pintxavelho" amarelo é o indicador do caudal instantêneo que o filtro debita. Isto é quanto mais água "passar" pelo filtro maior será a sua elevação já que esse plástico tem uma densidade superior (mandei aqui calinada) [inferior] à da água. Resumindo e sem paleio semi-cientifico: 1) "pintxavelho" amarelo em cima - filtro limpo 2) "pintxavelho" amarelo em baixo - filtro sujo Tenho um amigo meu que tem um parecido com o teu, se não me engano 3 plus, e quando o filtro começa a ficar sujo ele aumenta o débito. Julgo que o teu também terá esse controlador. De qualquer das maneiras não te fies muito nisso, planeia as limpezas do filtro e não estejas à espera que o "pintxavelho" amarelo não suba. Espero que tenhas percebido Abraço! Citar Os melhores filtros para o seu Aquário!
Joao Cunha Publicado: Setembro 17, 2006 Autor Publicado: Setembro 17, 2006 Ok. Muito obrigado. Está mais que percebida a história do filtro . Quanto ao CO2, acho que vou mandar vir o kit. Abraço. Citar
Recommended Posts