Recommended Posts

Publicado

Boas!!!

Aconteceu uma desgraça que me matou os peixes todos.

Tenho uma garrafa de CO2 de 2 kg com o respectivo manometro e uma electrovalvula, ontem á noite estava tudo a trabalhar bem.

Entretanto hoje quando acordei de manhã o fluxo de CO2 que estava a ir para o aquario era enorme, estavam a sair mesmo muitas bolhas para o aquario, a garrafa de CO2 estava congelada por fora e os peixes estavam todos mortos. :)

Os peixes devem ter morrido devido a excesso de CO2 na agua, mas a minha duvida é o que será que se passou para estarem a sair tantas bolhas para o aquario e para a garrafa congelar?

Já aconteceu isto a alguém? alguém sabe o que se passou?

Cumps, Jaime.

Publicado:

provavelmente a valvula de agulha falhou, o CO2 começou a sair em grande quantidade. Quanto a congelar a passagem do CO2 liquido a gasoso retira energia do meio ambiente, mas para pequenas quantidades essa energia é reabsorvida do meio ambiente. No teu caso como a saida era abundante...a garrafa congelou.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá Jaime

Será que a primeira junção que liga à garrafa estaria com alguma fuga.

Por sugestão daqui do pessoal eu uso teflon e até agora tudo bem.

Tem que ser uma fuga e há que saber onde...

Saudações amigas

Nelson

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Publicado:

Boas

Antes de mais nada queria agradecer a ajuda dos colegas do fórum, Just_me e Snan, não respondi ontem porque fiquei tão triste ao ver todos os meus peixes, camarões e neritinas mortos, que nem conseguia olhar para o aquario, agora que ja desabafei, continuo sei saber o que aconteceu, voltei a ligar a garrafa e até agora tudo bem, também eu uso teflon. Lembrei-me se não seria por ao a electrovalvula desligar entrar água no tubo e ter ferrado o gás, será? Continuo sem saber, mas por enquanto tenho algum receio de tornar a colocar peixes.

Um abraço

Jaime

Publicado:

Boas.

Se possui um sistema de CO2 convencional, a unica explicação plausivel é o mano-redutor ter avariado. Os mano-redutores convencionais funcionam com um sistema de agulha/mola que controla o caudal (não a pressão) que sai da garrafa para a câmara do redutor (sendo aqui visualizada como pressão, o volume de gás na câmara é muito superior ao incremento provocado pelo caudal de saida da garrafa). O que acontece muitas vezes, com a inserção da válvula de agulha, é bloquearmos o caudal de saída da câmara levando a que a pressão dentro da mesma suba progressivamente até prender a agulha do redutor acima do valor fixado. Resultado: o caudal de entrada na câmara é muito superior ao de saída. O escape da pressão excedêntária só pode ir para três sitios:

1- rebenta a membrana do redutor e sai para a atmosfera,

2- provoca um caudal excessivo na mangueira de saída (o que lhe aconteceu)

3- escapa por uma válvula de escape (se o redutor a possuir, no meu caso a válvula dispara a 6 bar)

Das três hipóteses acima a única que danifica permanentemente o redutor é a primeira (sendo necessário substituir a membrana), das outras duas, após o escape da pressão em excesso, tudo volta à normalidade.

Espero ter ajudado,

Sergio Silveira

launch1au.gif

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!