r3pek Publicado Setembro 15, 2006 Publicado Setembro 15, 2006 boas pessoal, ultimamente tenho reparado que o ph do meu aqua sobe sem razao nenhuma aparente. tento normalmente ter a agua por volta do 7+-. a água é dum furo e vem com o ph muito baixo (5.9 - 6) e tb é mt macia, e quando a meto no aqua meto um pco de ph-plus para o fazer subir. a coisa mantém durante um dia ou 2 e dp sobe para os 7.6 - 7.8 o que é demais para os peixes que tnh no aqua. o que pode kausar isto? nao tenho plantas no aqua e faço tpa's semanais de +- 20% Citar
Luis Dias Publicado: Setembro 15, 2006 Publicado: Setembro 15, 2006 Viva, Tens muita circulação de agua ou pedras difusoras? Luis.Dias Citar
r3pek Publicado: Setembro 15, 2006 Autor Publicado: Setembro 15, 2006 como assim circulação de água? tnho uma pedra difusora dakelas grandes k se poe debaixo da areia/pedras e tnh um filtro interno k ocupa a lateral td. faz 400l/h axo eu. Citar
Nuno Antunes Publicado: Setembro 15, 2006 Publicado: Setembro 15, 2006 A água vindo de um furo virá naturalmente carregada de co2 o que faz com que o ph seja mais baixo. Ao colocares no aquário com a agitação provocada pela pedra e pela bomba, o que acontece é o co2 que se encontra dissolvido começar a escapar-se (graças às trocas gasosas à superficie do aquário fomentadas pela agitação da água) e uma vez o co2 fora do aquário o ph começa a subir. Faz a experiencia de tirares água do furo e deixares num balde de um dia para o outro com uma pedra difusora. Vais ver que o ph sobe, sem precisares de ph plus. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
pestinha Publicado: Setembro 15, 2006 Publicado: Setembro 15, 2006 como assim circulação de água? tnho uma pedra difusora dakelas grandes k se poe debaixo da areia/pedras e tnh um filtro interno k ocupa a lateral tudo (palavra corrigida). faz 400l/h acho (palavra corrigida) eu. boas r3pek Um caso não são casos, mas comigo tive de tirar a pedra difusora que tinha no aquário, porque todas as vezes que a ligava o pH de 7.00 para para valores alcalinos. Pelo que sei devesse ao facto da água ser muito macia. Experimenta tirar a pedra e faz as respectivas análises. cumprimentos Citar Um abraço Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~
Joao Machado Publicado: Setembro 15, 2006 Publicado: Setembro 15, 2006 Boas. Antes de começar a pensar faz o seguinte teste: - Retira àgua do poço, coloca-a num recipiente limpo, oxigena-a durante 48 h e depois diz-nos os valores de ph, Gh e kh. Que tipo de rochas e areão tens? JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
r3pek Publicado: Setembro 15, 2006 Autor Publicado: Setembro 15, 2006 Boas.Antes de começar a pensar faz o seguinte teste: - Retira àgua do poço, coloca-a num recipiente limpo, oxigena-a durante 48 h e depois diz-nos os valores de ph, Gh e kh. Que tipo de rochas e areão tens? JPM ok, este fim-de-semana trato disso. nao tnh areão, tnh so pedra mm dakela k se compra em sakos. Citar
r3pek Publicado: Setembro 20, 2006 Autor Publicado: Setembro 20, 2006 Boas.Antes de começar a pensar faz o seguinte teste: - Retira àgua do poço, coloca-a num recipiente limpo, oxigena-a durante 48 h e depois diz-nos os valores de ph, Gh e kh. Que tipo de rochas e areão tens? JPM ph 7.8 gh 11 kh 4 Citar
Luis Dias Publicado: Setembro 20, 2006 Publicado: Setembro 20, 2006 ph 7.8 Voilá!! É este o 'verdadeiro' pH da tua água. O pH que obtens inicialmente é resultante dos gases dissolvidos na agua (maioritariamente CO2), quando este se liberta por meio da agitação da superficie da agua, a acidez vai-se... Cmprts, Luis.Dias Citar
Nassis Publicado: Setembro 20, 2006 Publicado: Setembro 20, 2006 Tchanan :D Mais um caso resolvido...ELementa shelocks Machado Citar Não é permitido assinaturas comerciais. PC
r3pek Publicado: Setembro 20, 2006 Autor Publicado: Setembro 20, 2006 buah /me is sad anyway, será k um kit de co2 ajudará a controlar o problema? Citar
duarte36 Publicado: Setembro 20, 2006 Publicado: Setembro 20, 2006 Viva, Resolve, acontece aquilo que te acontecia, só que desta vez o "fluxo contínuo" co2 mantém o PH baixo. Só gostava de fazer uma pergunta utilizando o teu tópico r3 (desculpa), - Para um aquário de 250l com Ph de 7,3 com uma garrafa CO2 de 2 litros, baixando e mantendo o PH nos 6,5, quanto tempo dura essa dita Garrafa (em termos médios claro) :D Atendendo que existe pedra difusora. Citar Duarte www.discusmaster.com
r3pek Publicado: Setembro 20, 2006 Autor Publicado: Setembro 20, 2006 Viva, Resolve, acontece aquilo que te acontecia, só que desta vez o fluxo contínuo co2 mantém o PH baixo. Só gostava de fazer uma pergunta utilizando o teu tópico r3 (desculpa), - Para um aquário de 250l com Ph de 7,3 com uma garrafa CO2 de 2 litros, baixando e mantendo o PH nos 6,5, quanto tempo dura essa dita Garrafa (em termos médios claro) :D Atendendo que existe pedra difusora. nao me importo pk tb me é util Citar
Recommended Posts