Eric Cardoso Publicado Setembro 15, 2006 Share Publicado Setembro 15, 2006 Ola a todos, aqui fica o setup do Meu aquario e as respectivas fotos. Aquário: 38x38x38 Sump: 35x35x35 Aprox. 65litros. (Já a contar com o volume de pedras areia etc etc.) Iluminação: De momento uma Grolux (Mas apanha bastante luz indirecta do sol) Escumador: Berlin (Para litragem até 100 litros acho eu. Foi-me dado por um grande amigo) Retorno e circulação: Retorno - 1 - Bomba AquaClear 3000 Circulação Interna: Aquário - 2 Bombas .. Uma Aquapor de 200 l/h e uma Aquael de 600l/h Substrato: No Aquário - 5 Kg de Areia da Praia Na Sump Aprox. 3 Kg de areia de coral Data da Montagem -12/9/06 (Montei-o Novamente devido a problemas com a areia da praia que apodreceu devido Às pedras que trouxe da praia conterem Cracas, e estas mesmas ao Morrerem causaram o apodrecimento da areia, o problema ficou resolvido porque já tinham morrido todas, lavei as pedras esfreguei e deixei secar, logo agora não há mais nada para morrer e apodrecer a areia.) Habitantes: Peixes: 1 Peixe Trombeta 1 Caboz Invertebrados: 9 buzios 18 ermitas 3 camarões 1 ostra Anémonas:10 Detalhe da coluna sem furos, Já tinha feito o aquario À quase um ano, e a ideia da coluna apareceu à 2 semanas, de modo que não tive para furar o fundo do aquario. Continuação da tubagem até à sump Detalhe do retorno da água da sump para o aquario Sump com o escumador berlin à esquerda e com pouca espuma pois tinha acabado de o limpar à pouco tempo, e á direita areão de coral. Vista Geral Vista Geral Um Pouco Mais de Perto Hexaplex trunculus, Buzio, estes foram os unicos seres vivos que não apanhei a fazer mergulho, Fui a uma marisqueira e pedi :D Nassarius reticulatus Mais um Buzio, estes são particularmente engraçados, passam grande parte do tempo enterrados na areia apenas com o sifão saído na superficie da areia, autentico submarino da areia Calliostoma zizyphinum Sabella Spallanzanii Anomia Ephippium Ostra Codium Tomentosum é o nome cientifico desta alga que está presa à concha de um caracol que está vivo. Ermita da areia... nome cientifico? não sei, mas quem souber agradeço o comentario Mais um ermita igual ao de cima e com o Peixe Trombeta (Syngnathus acus) a querer fugir da foto Clibanarius Erythropus, este é o meu ermita de estimação, é o maior e foi o primeiro que apanhei, a concha dele arranjei em um supermercado, era de um burrié bem grande. Assim que viu largou logo a antiga lol. Palaemon serratus, o meu camarão macho suponho eu, tanto pela magnifica coloração como pelo seu tamanho, já tive duas femeas e eram bem mais pequenas e com menos cor. Palaemon serratus Syngnathus acus, Peixe Trombeta Syngnathus acus, Peixe Trombeta Syngnathus acus, Peixe Trombeta Actinia fragacea Actinothoe sphyrodeta Anemona, não sei o nome cientifico Bunodactis Verrucosa E para terminar por agora aqui fica uma foto engraçada Do peixe trombeta o caracol de alga na cabeça e o Camarão Actualizado 21/09/2006 Hexaplex trunculus Como já me tinham dito, e agora confirmado por mim, este Buzio (Gastrópode) não é aconselhavel para aquarios com outros Gastrópodes em especial de menor porte, Nassarius, Burriés etc etc Sendo uma espécie predatoria é facil de imaginar o que esta faz a tudo o que for caracois que tenham nos vossos aquarios Este é o caracol com a alga na concha, não sei qual o seu nome cientifico, se alguém souber agradeço o comentario. Do lado direito da boca dele tem o que eu acho ser um cifão, pelo menos é igual a um cifão. Uma pequena Vieira pertencente á (família PECTINIDAE). Callionymus lyra Linnaeus Passa grande parte do tempo enterrado na areia apenas com os olhos de fora, tive de o chatear para posar para a foto Callionymus lyra Linnaeus Veretillum cynomorium Cenoura do Mar no Site do Aquario Vasco da Gama falam "A cenoura do mar é um animal colonial, tal como os corais, as gorgónias e os leques-do-mar. Vive em fundos de areia, desde o limite inferior da maré baixa até zonas mais profundas, sendo capaz de se desenterrar quando coberta de areia e de se fixar novamente ao substrato quando desalojada. É constituída por um pólipo central, grande e carnudo, em forma de caule, cuja base se enterra na areia" Escusado será dizer que passeia como bem lhe apetece no aquario, boiando, e enterra-se onde quer lol, De modo que querer coloca-la onde queremos é escusado lol. Veretillum cynomorium, Nesta foto encontra-se aberta Symphodus roissali, O meu Bodião Symphodus roissali Blenny, Gobio, Caboz .... Já Lhe ouvi chamar de muita coisa, O Nome cientifico não sei, já procurei bastante, já vi muitas fotos, e não vi nenhum igual, Não sei se uma especie só, tenha varios padrões diferentes, e refiro-me a bola preta que este tem na barbatana dorsal, mas pronto, espero pela resposta de alguem que me elucide sobre este assunto Citar O meu Oscar Selvagem Aquario da Nossa Costa [DIY]Filtro Externo (pvc) [DIY] Movel, Calha de Iluminação, Filtro e aquario"Mais vale um péssimo dia de mergulho do que um ótimo dia de trabalho" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Setembro 15, 2006 Share Publicado: Setembro 15, 2006 Boas! O aquário está com bom aspecto! Gosto principalmente do peixe "trombeta"! Continua a mandar fotos da evolução! Abraços, Pedro. Citar MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ramp Publicado: Setembro 15, 2006 Share Publicado: Setembro 15, 2006 Aquario lindo, como alimentas o peixe tronpeta Citar Gostas de patins em linha? http://www.academiadospatins.com http://www.inlinefuturo.pt.to/ http://www.queroumforum.com/inlineforum/index.php Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos77 Publicado: Setembro 15, 2006 Share Publicado: Setembro 15, 2006 Bem bonito... só uma coisa, a água de retorno junto ao sistema de overflow ??? Vi mal? Assim quase que estás sempre a "escumar" a mesma água... isso não devia estar no lado oposto ao sistema de overflow ? Citar "O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Eric Cardoso Publicado: Setembro 15, 2006 Autor Share Publicado: Setembro 15, 2006 Boas! O aquário está com bom aspecto! Gosto principalmente do peixe "trombeta"! Continua a mandar fotos da evolução! Obrigado pelo comment, continuarei a enviar fotos da evolução com todo o gosto :D Aquario lindo, como alimentas o peixe tronpeta Obrigado, Olha o peixe trombeta incrivelmente e contrariamente a outros dois exemplares de menor porte que já tive e morreram, este tem comido uns cardumes de uns peixes que tenho apanhado à beira de Àgua na praia daqueles bem minusculos bébés. Mas se entretanto não tiver sucesso por um tempo consideravel com este, não volto a apanhar mais nenhum. Bem bonito... só uma coisa, a água de retorno junto ao sistema de overflow ??? Vi mal? Assim quase que estás sempre a "escumar" a mesma água... isso não devia estar no lado oposto ao sistema de overflow ? Obrigado carlos Olha que me alertaste para um problema que está ali bem logico até, tão logico tão logico que nem sei como fiz aquilo sem me lembrar disso. Tens toda a razão, vou ter de altera essa situação. Obrigado pela elucidação Citar O meu Oscar Selvagem Aquario da Nossa Costa [DIY]Filtro Externo (pvc) [DIY] Movel, Calha de Iluminação, Filtro e aquario"Mais vale um péssimo dia de mergulho do que um ótimo dia de trabalho" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Francisco Mendes Publicado: Setembro 15, 2006 Share Publicado: Setembro 15, 2006 Também quero que o meu fique assim XD Onde arranjaste esses camarões?... Os unicos seres que vejo são caracois, estrelas do mar, peixe-aranha e anemonas... AH, vejo isso no tamariz, Estoril. Citar "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==| Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Eric Cardoso Publicado: Setembro 16, 2006 Autor Share Publicado: Setembro 16, 2006 Pois estes camarões há praticamente em qualquer poça da nossa costa Citar O meu Oscar Selvagem Aquario da Nossa Costa [DIY]Filtro Externo (pvc) [DIY] Movel, Calha de Iluminação, Filtro e aquario"Mais vale um péssimo dia de mergulho do que um ótimo dia de trabalho" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bangai Publicado: Setembro 16, 2006 Share Publicado: Setembro 16, 2006 Boas Mendez experimenta colocar uma daquelas armadilhas para apanhar carangueijos aí próximo de Oeiras a ver se não tráz uma carrada de camarões. Cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pedro g Publicado: Setembro 16, 2006 Share Publicado: Setembro 16, 2006 Muito bom, parabens, fartas-te de trabalhar. Bem esse, burrié deve ter ca um cabedal, para andar sempre com a alga as costas, hehe. Adorei, o teu aqua, temos que combinar um dia mais tarde, fazer-mos umas trocas de especies. Um abraço Bons mergulhos Pedro g Citar O meu Blogspot Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pedro g Publicado: Setembro 16, 2006 Share Publicado: Setembro 16, 2006 Acho que o nome é Spirographis spallanzanii , esta especie tem muitas variadades de cor. Descubri este site tem muita informaçao util: http://www.aiam.info/05/amici_andrea_prodan.htm Citar O meu Blogspot Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pedro g Publicado: Setembro 17, 2006 Share Publicado: Setembro 17, 2006 Boas, Durante as 24h, procura calcular, +ou- as mares, e para a mare cheia, injectares bastante oxigenio na água, e movimenta-la bastante. Podes fazer isto com um relogio, bomba de ar, e cabeça motorizada. Costumo fazer assim, porque simula, a entrada das ondas na poça, carregadas de agua, bastante oxigenada. Um abraço Pedro g Citar O meu Blogspot Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Eric Cardoso Publicado: Setembro 17, 2006 Autor Share Publicado: Setembro 17, 2006 Muito bom, parabens, fartas-te de trabalhar. Bem esse, burrié deve ter ca um cabedal, para andar sempre com a alga as costas, hehe. Adorei, o teu aqua, temos que combinar um dia mais tarde, fazer-mos umas trocas de especies. ---------------------------------------------------------------------------------- Acho que o nome é Spirographis spallanzanii , esta especie tem muitas variadades de cor. Descubri este site tem muita informaçao util: http://www.aiam.info/05/amici_andrea_prodan.htm ---------------------------------------------------------------------------------- Durante as 24h, procura calcular, +ou- as mares, e para a mare cheia, injectares bastante oxigenio na água, e movimenta-la bastante. Podes fazer isto com um relogio, bomba de ar, e cabeça motorizada. Costumo fazer assim, porque simula, a entrada das ondas na poça, carregadas de agua, bastante oxigenada. Obrigado Trocamos sim senhor, é so dizeres quais as que queres que eu arranjo-te isso na boa. Quanto ao espirografo, já dei com um estudo Português feito na ilha do Faial, e ao ler os relatorios deles e para ser mais correto o nome é Sabella Spallanzanii . Já dei uma olhadela no site e UI UI cuidadinho com aquilo, so aquele aquario que aparece logo devido ao URL que meteste enterra mesmo o esquema todo, aquele peixe que ele tem lá que tb veio no panfleto que recebi no correio a falar do parque marinho Luiz Saldanha que vai da praia da figueirinha em Setúbal até à praia da Foz em Sesimbra, esse peixe que tem as barbatanas que parecem asas é lindo, exelente site :D Essa historia da bomba de ar e cabeça motorizada nunca me tinha ocorrido isso, vou ver se reproduso para aqui essa situação que tem bastanta logica até, é o que eles estão habituados, e tirar-lhes isso no minimo deve ser estranho para eles, porque os aquarios realmente estão sempre com a mesma circulação mesmo com wave maker e a não ser que se desligue o dispositivo durante a simulação de maré-baixa a circulação embora que a água nunca circule da mesma forma pelo menos o volume de circulação é constante têm sempre aquela agitação toda. Tem logica sim senhor. Obrigado pela dica Citar O meu Oscar Selvagem Aquario da Nossa Costa [DIY]Filtro Externo (pvc) [DIY] Movel, Calha de Iluminação, Filtro e aquario"Mais vale um péssimo dia de mergulho do que um ótimo dia de trabalho" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pedro g Publicado: Setembro 17, 2006 Share Publicado: Setembro 17, 2006 O peixe que falas e um Ruivo, tem as barbatanas, laterais azuis, e na barriga, tem tipo umas pernas que utiliza, quando anda pelo fundo. Por falar em Luiz Sadanha, existe este livro muito bom, so que é carinho e ainda nao comprei. Fauna Submarina Atlantica Autor: Luiz Saldanha Edição: Publicações Europa-América Em relaçao as trocas, por mim e so dizeres, que especies queres daqui, que troca-mos. Citar O meu Blogspot Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pedro g Publicado: Setembro 17, 2006 Share Publicado: Setembro 17, 2006 As imagens de como eu faço a simulaçao: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=316077#316077 Citar O meu Blogspot Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Eric Cardoso Publicado: Setembro 17, 2006 Autor Share Publicado: Setembro 17, 2006 Vou fazer mas com bomba de aeração, porque o meu aquario é bem pequeno para espetar-lhe outra bomba, as que tenho disponiveis são de caudal muito grande, sacam-me a areia toda do fundo lol Citar O meu Oscar Selvagem Aquario da Nossa Costa [DIY]Filtro Externo (pvc) [DIY] Movel, Calha de Iluminação, Filtro e aquario"Mais vale um péssimo dia de mergulho do que um ótimo dia de trabalho" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodman Publicado: Setembro 22, 2006 Share Publicado: Setembro 22, 2006 Um espectáculo de Aquário !!! Tenho de ir ver isso Citar O meu Aquario O meu canal no YouTube Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pedro g Publicado: Setembro 22, 2006 Share Publicado: Setembro 22, 2006 Boas, hehe cada vez esta mais louco, parabens. Bem a cenoura e mesmo fixe. Ja falta pouco, para começar a crescer, hehe, uns vidrinhos maiores, e tal .... O peixe e da familia dos Caboz, e a especie mais parecida acho eu que será um Marachomba. Citar O meu Blogspot Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Eric Cardoso Publicado: Setembro 22, 2006 Autor Share Publicado: Setembro 22, 2006 Um espectáculo de Aquário !!! Tenho de ir ver isso :D Quado quiseres Boas, hehe cada vez esta mais louco, parabens. Bem a cenoura e mesmo fixe. Ja falta pouco, para começar a crescer, hehe, uns vidrinhos maiores, e tal .... O peixe e da familia dos Caboz, e a especie mais parecida acho eu que será um Marachomba. Lol começar a crescer ainda não, quando mudar de casa logo penso nisso, mas por agora ainda não Realmente esse tal de Marachomba é mesmo o mais parecido, mas não é igual lol tenho de achar um igual para sossegar Citar O meu Oscar Selvagem Aquario da Nossa Costa [DIY]Filtro Externo (pvc) [DIY] Movel, Calha de Iluminação, Filtro e aquario"Mais vale um péssimo dia de mergulho do que um ótimo dia de trabalho" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco P Fonseca Publicado: Dezembro 5, 2006 Share Publicado: Dezembro 5, 2006 Bem... só agora descobri este tópico mas gostei muito do que vi, belas fotos... quem disse que tem que ser tropical para ser bonito??? Eric, parabens está muito giro, vou estar atento a evolução. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunomart Publicado: Março 31, 2007 Share Publicado: Março 31, 2007 continua o aqua esta muito bom mesmo , eu montei um ha 4 dias e ja esta a bombar fui mergulhar hoje e trouxe um cavaco para por la dentro pra começar a ciclar,também já tenho ectinias e sulcatas . um abraço Citar MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodolfo Silva Publicado: Junho 7, 2007 Share Publicado: Junho 7, 2007 Boas Bem fixe 5* tambem já tive um mas aquilo começou a dar para o torto o que me leva a fazer te uma pergunta como mantens a temperatura da agua agora de verão sem ela subir muito? quando tiver tempo penso em montar outro outra vez eh eh que isto agora vai custar mais visto não ter agua aquase a porta de casa abraço continua com o bom trabalho Rodolfo Silva Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunomart Publicado: Junho 8, 2007 Share Publicado: Junho 8, 2007 (editado) Boas Bem fixe 5* tambem já tive um mas aquilo começou a dar para o torto o que me leva a fazer te uma pergunta como mantens a temperatura da agua agora de verão sem ela subir muito? quando tiver tempo penso em montar outro outra vez eh eh que isto agora vai custar mais visto não ter agua aquase a porta de casa abraço continua com o bom trabalho Rodolfo Silva Ele nao sei mas eu tenho chilli e mantenho a minha agua a 15 graus, vale a pena ter um aquario do nossa costa , devidamente bem estreturado nao fica nada dever aos reefs. um abraço Editado Junho 8, 2007 por nunomart Citar MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodolfo Silva Publicado: Julho 9, 2007 Share Publicado: Julho 9, 2007 Ele nao sei mas eu tenho chilli e mantenho a minha agua a 15 graus, vale a pena ter um aquario do nossa costa , devidamente bem estreturado nao fica nada dever aos reefs.um abraço Boas bem me parecia eu era a conta de tpa´s com fartura mas era dantes que morava a 5 minutos da praia loll e já agora deixo aí umas dicas ao pessoal do mergulho aproveitem para irem dar uns ali pela costa desde a Foz do Arelho ate S. Martinho e ficam com o aqua cheio Depois quando encontrar posto umas fotos do meu 1 Abraço Rodolfo Silva P.s:não ficamos mesmo nada a dever aos Tropicais Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cancer Publicado: Setembro 14, 2007 Share Publicado: Setembro 14, 2007 As fotos estão excelentes e adorei a diversidade continue assim. Um dos meus objectivos será algum dia manter um aqua assim Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ecavaco Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 Tevo aqua de tropicais mas o meu sonho era fazer um com peixes do atalntico (apanho na ria formosa) mas disseram-me que é dificil de manter e preciso um refrigerador que e caro para burro. Quem me pode ajudar com informação para montar um aquario com anemonas, peixes do atlantico etc Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts