Recommended Posts

Publicado

Pois e pessoal vou arrancar com um aquário novo mas não queria fazer nada que depois me viesse a arrepender por isso decidi vir aqui antes de começar.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=48797

Esse é o topico do set up.

Agora as duvidas sao as seguintes eu ainda não sei que plantas quero manter mas algo que de para manter com as condições dos Discus (ph vou mante lo entre 6.8 e 7.2 e temp entre 28º e 30º)

Quero fazer um tapete de glosso e como é logico mais algumas plantas que ainda tenho que escolher.

Como podem ler no post o aqua é de 200L e vou ter 188W ao meu dispor.

Agora a primeira duvida que tenho ja é sobre o substrato que devo utilizar, ou algo por debaixo dele... pois em relação as necessidades das plantas estão mesmo a ZEROS

Muito Obrigado

liedson.jpg

André Costa

Publicado:

Depois de alguma procura li um grande post feito pelo membro "André" sobre a escolha do substrato. Está excelente e fikei bastante esclarecido.

Eu tenho areão de rio com cerca de 2-3mm de expessura por isso julgo ser o ideia.

Uma duvidas que tenho é:

:twisted: onde arranjo a argila (unicamente em lojas de aquariofilia)?

:twisted: A turfa por baixo do areão vai dar na mesma o "efeito" amarelado á agua?

Em relação a fertilizantes liquidos e a CO2 é noutra fase certo?

Mais uma vez Obrigado

liedson.jpg

André Costa

• 2 semanas depois...
Publicado:

Eu tenho um bom plantado, só com areão, sem substratos, nem argilas, ... Quanto mais se põe pior.

O CO2 podes por quando puseres as plantas. E acho que deves por mesmo para baixar o ph, porque o PH para discos deve ser baixo. Se o tiveres por volta de 6 / 6,5 tá bom.

A turfa também baixa o PH e escurece a água, mas acho que deves por no filtro e não por baixo do areão...

boa sorte

Publicado:

Boaz coztinha, essas plantas já chegaram?

Olha, estive a ler o teu post anterior, da montagem do aqua, e acho o seguinte:

algumas plantas que te vendi, principalmente a Nesaea sp. Red e a Ammania gracilis são particularmente exigentes e não toleram com facilidade águas agitadas.

Digo águas agitadas pois, 1300 litros ( mais coisa menos coisa ) num aquário de 200 litros é muita corrente para a generalidade das plantas caulescentes...

Também tenho um Fluval 404 ( excelente filtro ) e mesmo num aqua de 400 litros, tenho de seleccionar plantas mais resistentes a colocar junto da saída de água.

Claro que podes utilizar um difusor para reduzir a corrente originada mas, 1300 litros/hora de caudal são 1300 litros/hora.

Regra geral, um plantado exige um compromisso entre o bem-estar da fauna e flora. Em termos gerais, a fauna aprecia águas agitadas e a flora não.

Cabe a ti, encontrares esse equilibrio...

Escolheste um re-inicio dificil mas sem dúvida entusiasmante...

Boa sorte.

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

Entusiasmente mesmo muito muito Nuno está a ser muito bom andar aqui de novo :wink:

em relação a corrente sinceramente não me preocupei muito com isso erro meu...

Mas acho que com colocação estratétiga safo-me pois á partes do aquário que não sinto muito corrente e os discus também não gostam de grandes agitações

liedson.jpg

André Costa