Novato - Alguem pode ajudar?


tiagob

Recommended Posts

Boas noites.

 

Ja tenho o meu aquario com guppies e neons faz quase 1 ano e como era de esperar ja ta acho q na hora de mudar a fauna, nao é q os peixes nao me encantem pq acho-os magnificos mas é a vontade de inovar e trocar um bocado a "vista" o meu quarto.

 

Ja nao sou novo no forum mas tive q criar nova, tlvz foi cancelada por n vir ca a algum tempo.

Tive a conversar com um amigo e perguntei se sabia quais eram os peixes que se costumavam esconder dentro das pedras pq acho que sao bastante interessantes e ele disse que eram os ciclideos espero n estar errado e plo q tive a ver sao os "africanos" os mais faceis para começar?

 

Eu tenho um aqua de 60L sei que é curto e nao posso meter la mtos amigos mas mesmo assim gostava de experimentar..

 

alguem me pode dizer o que devo fazer... material a usar (desde o areao ao filtro e aos ornamentos.. passando por plantas). Que tipo de peixe posso colocar entre outras.

ja agora o meu filtro interno sera que chega? ele é o adequado para o meu aquario mas nunca se sabe.

 

Gostava de saber um pouco mais, caso tenho tempo para me explicar gostava ou entao ha sempre aqueles sites explicativos que tem la de tudo... fica ao vosso criteirio

 

Obrigado

 

Tiago

Cumprimentos

 

Tiago Barreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tiago, não sou experiente nisto dos africanos e muito menos possuo alguma espécie.

 

Mas há algum tempo disseram-me que os Africanos são peixes que requerem muito espaço pois são territoriais! Digo isto porque também possuo um aqua um pouquinho abaixo do teu (o meu é de 50) e foi o que foi dito na altura :wink:

 

Espero não estar a dizer nenhuma asneira das grandes, espera pelo comentário os experts!

 

fica bem!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago,

Podes sempre pensar em conchículas do Tanganyika (atendendo às dimensões do teu aqua, só vejo mesmo esta alternativa), talvez um casalinho (pesquisa, tens similis, multifasciatus, ocellatus, brevis, telmatochromis temporalis shell, etc.).

Mais do que se esconderem nas pedras, escondem-se em conchas... :wink:

Fica bem.

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Tiago,

 

na realidade o teu aqua tem dimensões extremamente reduzidas para iniciares com ciclideos africanos pois são peixes que requerem algum espaço considerável devido aos seus hábitos sociais, nomeadamente o alto territorialismo, sua principal característica.

Dentro dos ciclideos africanos posso dizer-te que os Labidochromis Caeruleus são aqueles que melhor se adaptariam às medidas do teu aqua, no entanto, apenas enquanto jovens porque quando crescessem começavam certamente os problemas. Estuda bem a situação, pesquisa algumas coisas sobre os ciclideos (aqui mesmo no fórum encontras alguns artigos muito bons) e se decidires dedicar-te realmente a este hobbie investe num aqua em condições e, no mínimo, com 100 cm de frente e também uma altura razoavel para que possas trabalhar a decoração e proporcionar alguma qualidade de vida aos nossos amigos.

Pensa nisso e boa sorte...

 

Um abraço,

 

Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

embora não sejam ciclideos pertencentes a nenhum dos lagos da África Oriental (Malawi, Tanganyka e Victoria) os Pelvicachromis Pulcher (Kribensis) são de facto uma hipótese. São ciclideos originários da África Ocidental, oriundos dos rios da Nigéria meridional, facéis de manter e também de procriar. Os machos podem atingir os 10 cm de comprimento e o teu aquário tem as medidas minimas aconselháveis para esta espécie. Com muitas plantas e várias rochas criando esconderijos terás um aquário lindissimo e, quem sabe, venhas a ter a agradável surpresa de procriá-los.

 

 

Um abraço,

 

Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao acham que so deva colocar um casal de kribensis ou ha mais alguma especie (caso n coloque os kribensis) que se adaptem ao meu aqua?

Ja agora quais sao as condiçoes ideias para estas especies? se fosse possivel alguem me explicar agradecia.

 

O areao é o normal ou ha algum especifico? (tenho areao e 3-4mm no aqua)

 

Tipo de plantas... algumas em especial?

 

Rochas usadas? xistos? rochas vulcanicas? ou outro tipo de rocha?

 

Ph?

 

Filtragem exigente? ou serve o filtro interno?

 

Camaroes podem existir? ou tenho k me ver livre dos red cherries?

 

Luz? (tenho 72W... no aquario de 60L é demasiado? ou mesmo sendo eles peixes "timidos" gostam de luz?)

 

 

acho que por enquanto é tudo. e Desculpem as perguntas todas ihihi mas como ja nao tenho idade para fazer asneiras prefiro fazer tudo certo a 1ª vez :)

Cumprimentos

 

Tiago Barreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostei essencialmente dos multifasciatus e pelo que estive a ler eles como sao pequenos posso ter mais que 2 no meu aquario de 60L que dizem?

 

Sim, podes ter 4 ou 5 Conchiculas. Multifasciatus, Similis entre outros ....

 

Aquário com areia e muitas conchas e não precisas de mais nada em termos de decoração.

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago,

 

 

Ao optares pelas Conchiculas do Lago Tanganyka tens de ter em conta a alcalinidade da água desse lago, sendo fulcral a utilização de rochas maioritariamente calcárias na decoração do aqua. Relativamente ao areão podes colocar areia da praia (mais económico) se tiveres possibilidade de arranjá-la ou mesmo areia de sílica à venda em qualquer loja da especialidade. Se quiseres colocar algumas plantas podes sempre optar por umas valisnérias ou uns fetos de java que são mais resistentes e com uma duração mais longa para este tipo de aqua.

 

Caso decidas iniciar o teu novo aqua com os Pelvicachromis Pulcher (Kribensis) as condições são idênticas às de um aquário comunitário, ou seja, PH por volta dos 7 (neutro), variadas e inúmeras plantas, várias rochas para construção de esconderijos (as placas de xisto são excelentes para a construção deste abrigos) que servem simultaneamente de abrigo e local de futura postura. No que concerne à alimentação estes ciclideos são omnívoros pelo que podes administrar-lhes Tubifex, artêmia, daphnias, blood worms, crustáceos, insectos e alimentos secos.

Não convém exagerares no número de exemplares dentro do teu aqua, uma vez que os machos podem chegar aos 10 cm de comprimento. Não sei qual a capacidade do teu filtro interno mas se estiver adaptado às medidas do teu aqua (se for superior melhor) penso que será suficiente. Embora estes peixes sejam um pouco tímidos convém teres uma boa iluminação, principalmente adequada para as plantas do aquário que vão precisar de pelo menos 12 horas/diárias de luz para que cresçam belas e saudáveis.

 

 

Um abraço,

 

Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito este tópico para fazer umas perguntas, num aquário de 60L (60x30x35) quantos kribensis poderá ter-se? E já agora, quantos Similis(5 será um número aceitável?)

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relaçao a iluminaçao nao é problema no meu aquario tenho luz para "dar e vender". Se optar plos multifasciatus (ja agora como sao conhecidos nas lojas?) eles crescem +- ate quantos cms? é que gostava de ter mais do que 2 peixes e tenho medo que 2 kribensis a crescer ate aos 10cms cada... se tornem complicados (nao é que nao tenha aqui ja exemplares grandes no meu aquario mas como sei que é um erro ter por ex aqui um SAE vou levar todos(guppies... neons cory e ottos) pro aquario de 600L q costumo "visitar" na minha antiga escola visto la terem mto espaço para criarem e sempre sao mais "vistosos" a quem anda la de volta visto que eles la nao tem quase peixes nenhuns.

 

Em relaçao aos multifasciatus posso ter camaroes red cherrys com eles ou nem isso?

A areia da praia deve ser lavada e lavada ate perder todo o seu sal ou nao é totalmente necessario visto que se eles gostam de agua calcaria se lavar mto a areia o calcario tbem deve ir embora... pelo que tenho-vos visto a dizer eles gostam de se esconderem em conchas... conseguem arranjar as conchas na praia ou compram em algum sitio? gostava dessas informaçoes... é que assim começava hj mesmo a tratar de tudo.

 

Em relaçao ao meu areao... vale entao a pena tirar tudo ca para fora, lavar bem o aquario ou posso simplesmente aproveitar o areao? é que nele ainda tenho bem visivel a camada de fertilizante ... e era uma "pena" ter que mandar fora mas se for necessario assim seja.

 

 

Obrigado para todos

Cumprimentos

 

Tiago Barreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areia da praia serve perfeitamente, dando-te inclusive uma ajudinha com o pH, expecialmente se utilizares areia conquífera (não sei se é esta a designação correcta, mas é a que utilizo. corrijam-me se estiver errado.), fácil de recolher com uma pá e um balde a quando da maré baixa. É constituida basicamente por pequenas conchas e fragmentos de conchas de animais marinhos que se depositam na praia por terem uma dimenção ligeiramente maior que os grãos de areia.

 

Em relação aos multifasciatus, não que queira ir contra a tua opinião, mas pessoalmente perfiro os similis. São ligeiramente diferentes, embora similis derive de "similar". Os primeiros aparentam possuir faixas escuras sobre um corpo claro enquanto nos segundos se verifica o contrário. Os similis possuiem também um padrão mais prolongado para a região anterior, para além do início da barbatana dorsal. Trocando para crianças: também têem riscas no pescoço

 

Em relação à filtragem considero que um filtro interior deve facilmente satisfazer as necessidades, embora ocupe algum espaço. Se o está fazer na montagem actual não vejo porque não há de continuar. É questão de esperimentares.

 

Cumprimentos,

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostei essencialmente dos multifasciatus e pelo que estive a ler eles como sao pequenos posso ter mais que 2 no meu aquario de 60L que dizem?

 

tiago, tenho um aquário com as dimensões do teu, no qual coloquei 4 multifasciatus... ainda não tive sorte com criação (tenho-os há pouco mais de 1 mês) mas perco horas a olhar pra eles e para o comportamento deles... no caso dos multies, tens uma vantagem acrescida, visto que podem conviver individuos de várias gerações...

 

não sei se serei exemplo para alguém, mas poderás ver o meu aquário, o Shell Haven, que tens o link na minha assinatura.

 

quanto à areia, eu tenho areia do rio misturada com areia de silica, e uma coisa te garanto, por mais direitinha que coloques a areia, eles vão criar o aquário ideal a seu bel-prazer. logo não te podes queixar de um aquário monótono, pois terás um aquário diferente de 3 em 3 dias. he he he

 

quanto à iluminação, eu tenho uma PC de 36W

 

o pH do meu tá a 8,5 que foi o que me aconselharam... não usei produto nenhum para aumentá-lo ou diminuí-lo...apenas usei as pedras calcárias que podes ver lá.

 

Quanto ao filtro, interno vai-te ocupar muito espaço no interior, eu tinha um que fazia 450 l/h e passei para um externo da Eheim, o 2211 que tem um caudal menor, mas por consequência dá mais espaço aos pequenitos.

 

no que toca à flora, por enquanto não coloquei nada, pois se vires, por exemplo, o filme da national geographic sobre o Tanganyka, qnd apresentam os conshículas, não vês vegetação nenhuma... por isso tentei manter-me o mais fiel possível ao ambiente de onde são originários.

 

espero ter ajudado na medida do possível... e não te esqueças, depois queremos ver como é que ficou. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Tiago,

 

:) podes passar uma vida inteira a lavar a areia da praia que mesmo assim nunca vai deixar de ser calcária. A água apenas retira a sujidade (se a apanhares juntinho à beira mar vem muito mais limpinha) e nunca os elementos que compõem a sua matéria. É como uma rocha calcária, mesmo que a fervas ela nunca deixará de libertar calcário! Relativamente aos Multifasciatus eles crescem até aos 4 cm, pelo que podes colocar alguns exemplares. Estes peixes são conhecidos como Shell-Dwellers por dormirem, viverem, desovarem e até se refugiarem dentro de conchas, sendo as mais indicadas as Ampulária ou Escargot (caracóis), facilmente encontradas. Relativamente aos néons eu não aconselho de forma alguma, vais ter muito com que entreter com estes peixinhos, esquece os neons... :)

 

Um abraço,

 

Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a filtração? Será que para um aquário de 60L por exemplo um filtro de 380L/h chega?

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Receio que vás ter de arranjar destino para os camarões!

 

Areão espeço é totalmente desapropriado e o fertilizante só vai servir para, pesso perdão, "(palavra censurada)" a água do aquário, uma vez que todo e qualquer ciclídeo africano possui naturalmente tendenciapara "esgravatar" o fundo.

 

Se estivesse no teu lugar, fazia as coisas com calma e estudava muito bem as espécie que pertenderia alujar antes de fazer algo percipitado que podesse levar à eventual desgraça. E sim, penso que com essas dimenções poderás ter mais de um casal (de similis, multifasciatus ou ocellatus. Não recomendo no entanto a mistura dos dois primeiros devido a ividente similaridade! Não queremos dar origem a hibridos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao esta decidido vou começar a preparar o aquario para os novos habitantes mas 1º vou ter k ligar pra escola a dizer k vao para la novos habitantes.. continuo a perguntar posso manter os camaroes?

 

Entre similis e Multifasciatus depois vou decidir kdo tiver o aquario pronto para os receber...

 

Vou entao passar no AKI a ver se existe la conchas e pedras calcarias para começar a "pensar" no que vou fazer....

 

Estou a ver que vou ter que retirar entao o meu "antigo areao certo?

 

 

OBrigado

Cumprimentos

 

Tiago Barreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

 

Vou tirar tudo entao mal consiga transportar os peixes pro outro aquario.

 

LA vou eu ter que alargar os cordoes ao bolso :)

 

Em relaçao as plantas parece que eles nao necessitem mto mas mesmo assim compro 1 pé ou outro.

 

Obrigado.

 

Em relaçaoes aos preços... alguem sabe uma "media" ou onde se consigam arranjar smilis ou Multifasciatus ?

Cumprimentos

 

Tiago Barreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ja tratei das rochas calcarias e ja larguei um dinheiro que me chateou um bocado n tava a espera mas pronto q se dane... isto é um hobbie e vai-se sempre largando qq coisa senao n tinha piada :)

 

Amanha vou a Praia grande buscar areia e se conseguir encontrar restos de crustacios para o fundo do aquario.

 

Ja agora alguem sabe onde encontrar conchas e carapaças de caracois assim a venda? é que as lojas aqui da minha zona as dos centros comerciais nao valem um tostao e a q eu vou comprar é cara como tudo... mas sempre se vao encontrando algumas coisas.. caras... mas encontram-se.

 

 

Agora a duvida é entre os peixes ou compro similis ou multifasciatus... 2 casais acham que é mto? 4 peixes para 60L....

 

Ja agora assim na area de lisboa alguem sabe quem vende similis ou multifasciatus?

 

OBrigado e kdo acabar de limpar (amanha espero) o outro aquario começo entao a postar os passos do novo layout

Cumprimentos

 

Tiago Barreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ja tratei das rochas calcarias e ja larguei um dinheiro que me chateou um bocado n tava a espera mas pronto que (palavra corrigida) se dane... isto é um hobbie e vai-se sempre largando qualquer (palavra corrigida) coisa senao n tinha piada :twisted:

Rochas num aquário de conchiculas? Para quê? Eles não as devem usar e só te vão roubar espaço de areão essencial para os pequenotes embora façam um bom elemento decorativo.

 

Ja agora alguem sabe onde encontrar conchas e carapaças de caracois assim a venda? é que as lojas aqui da minha zona as dos centros comerciais não (palavra corrigida) valem um tostao e a que (palavra corrigida) eu vou comprar é cara como tudo... mas sempre se vao encontrando algumas coisas.. caras... mas encontram-se.

Feiras à beira da praia, lojas de decoração, restaurantes que façam caracoladas, às vezes encontras congelados nos hipermercados e por fim nas lojas chinesas.

Eu comprei para os meus no chinês... 75 cêntimos uma saca com 3 a 4 conchas decentes e o resto para o lixo. Tinham um bocadito de perfume, mas umas fervidelas e uma semana de molho no tanque do autocolismo resolveram o problema.

 

Agora a duvida é entre os peixes ou compro similis ou multifasciatus... 2 casais acham que é muito (palavra corrigida)? 4 peixes para 60L....

 

Ja agora assim na area de lisboa alguem sabe quem vende similis ou multifasciatus?  

Se forem sexados compra 2 casais. Não sexados compra uns 6 e espera que se formem casais e depois trocas os "extras".

Aí em Lisboa tens várias lojas com ciclideos. Indico-te a redfish, porque sei que tem normalmente mas deve haver outras.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vê no forum de patrocinadores penso que têm lá a localização.

Aliás até podes aproveitar o forum dos patrocinadores para perguntares se têm o que queres, sempre evitas idas às lojas de forma desnecessária.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais