A Guedes Publicado Setembro 13, 2006 Publicado Setembro 13, 2006 Caros Aquariofilistas, Depois de 3 semanas a ler informação neste forum ( e mais alguns sites) venho pedir-vos ajuda/conselhos para conseguir não errar (muito ). Adquiri um aquario com as seguintes medidas : 80*40*40 O que estou a pensar fazer: Estou a pensar em ter um aquário simples em que a ideia é ter um tapete e 1/2 dúzia de pedras... e daqui a uns tempos (mês e meio) atravês da medição dos níveis de água escolher os peixes que melhor se puderem dar nesse ambiente. Substrato será só Akadama. Terá os 6 cms de altura. A iluminação será feita por 3 lâmpadas T5 de 24 W. Filtro será um Eheim 2215. Termostato de 100 W ou 15o W (a decidir...) Já imaginei o Layout e neste momento pretendo fazer um tapete. Gostava imenso de o fazer com Glosso e algumas pedras (xisto) "forradas" a Riccia. Fazendo algumas contas, o nº de litros que o aquário terá serão 96 Litros (retirei 19 litros para a área do substrato e 13 litros que ficarão sem água a supefície; o aquário não terá tampa.); será que com este setup (tamanho do aquário, iluminação, filtro) posso "apostar" em fazer o plantado com as plantas atras descritas? Não sendo possível irei trocar o Glosso por Eleocharis parvula. Gostava de ter a vossa opinião. Desde já obrigado pela informação já recebida atravês das leituras que fiz como também pela informação específica que me possam dar. Abraços, Alfredo Guedes Citar Alfredo Guedes Aprendiz de aquariofilia - Quanto mais leio mais indeciso fico -
João Paulo Viegas Publicado: Setembro 13, 2006 Publicado: Setembro 13, 2006 Olá bem vindo. Estás no caminho certo: já sabes o que queres. Boa sorte e vai-nos mantendo actualizados. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
André Allen Publicado: Setembro 13, 2006 Publicado: Setembro 13, 2006 Boas, Antes de mais, sê bem vindo !! :D Quanto ao resto, dois reparos... 1. o filtro está sobredimensionado, é verdade que a filtragem é importante, mas também não é preciso exagerar !! O 2211 é "á pele" e o 2213 já dá margem, agora o 2215 já é a pensar no próximo aqua - certo ???? 2. no caso do termostato, o local onde vai estar o aqua é frio ?? Por exemplo, vai ficar na bancada de pedra da cozinha junto à janela, ou na sala de estar em cima de uma mesa de madeira ao lado da lareira??? baseado nestes parâmetros podes escolher o teu equipamento. Baseado nas especificações técnico-comercias da Jäeger, o preço e os comprimentos dos termostatos de 100, 125 e 150W são iguais, pelo que facilita a decisão de compra! Vai dando noticias ! Citar Mega abração,ALLEN
A Guedes Publicado: Setembro 14, 2006 Autor Publicado: Setembro 14, 2006 Lá volto eu... André Allen (enviei-te uma PM). 1. Filtro: Pelo que li deverá fazer pelos menos 5 vezes / hora o total de litros de água no aquário; o filtro que escolhi fica com uma relação de 6 vezes / hora ... acham de mais? Termostato: O aquário estará num local que mesmo de Inverno não é muito frio, longe de janelas e em cima de um móvel em madeira... Como a diferença de preços de 100W par 150W não é grande (por vezes é zoro) estou a pensar optar pelos 150W. Plantado tendo uma relação luz / água de ,75 W será o suficiente para ter um plantado de glosso ou este em vez de tapete terá tendência para crescer na vertical? Ou é melhor não tentar fazer o plantado com glosso e escolher como substituto a Eleocharis parvula? Obrigado e desculpem-me se estou a ser chato. Abraços, Alfredo Guedes Citar Alfredo Guedes Aprendiz de aquariofilia - Quanto mais leio mais indeciso fico -
Gago Publicado: Setembro 18, 2006 Publicado: Setembro 18, 2006 Em relação ao aquecimento se me permites a sugestão, opta por meter 2 aquecedores em vez de um (um na entrada de ar do filtro outro no retorno). Eu para um aquario de 120*45*52.5 optei por por 2 X 150 W (embora 2 X 100W ou talvez 2 x 75 W tavez fosse suficiente, mas como tu dizes pela diferença de preço mais vale sobredimensionar) Citar
Nuno Antunes Publicado: Setembro 18, 2006 Publicado: Setembro 18, 2006 1. Filtro: Pelo que li deverá fazer pelos menos 5 vezes / hora o total de litros de água no aquário; o filtro que escolhi fica com uma relação de 6 vezes / hora ... acham de mais? Não é demais. É preciso recordar que a litragem referida no filtro é em condições optimas. Mas como o filtro vai ficar abaixo do aquário,vai perder algum caudal por isso 6X por hora acaba por não ser demasiado. Se os peixes a colocar fossem ciclideos africanos, 6x por hora seria curto banana rock Termostato: O aquário estará num local que mesmo de Inverno não é muito frio, longe de janelas e em cima de um móvel em madeira... Como a diferença de preços de 100W par 150W não é grande (por vezes é zoro) estou a pensar optar pelos 150W. Parece-me bem. Se quiseres podes optar pela solução já aqui referida de 2 termoestados. É uma solução que tem basicamente que ver com redundancia em caso de falha de um dos termoestatos, não é obrigatória. Plantado tendo uma relação luz / água de ,75 W será o suficiente para ter um plantado de glosso ou este em vez de tapete terá tendência para crescer na vertical? Ou é melhor não tentar fazer o plantado com glosso e escolher como substituto a Eleocharis parvula? Aqui não te posso ajudar muito, mas penso que 0,75w/l é curto para glosso. Dá uma olhadela no subforum das plantas, deves ter lá informação mais fiável. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
A Guedes Publicado: Setembro 19, 2006 Autor Publicado: Setembro 19, 2006 Olá Gago, Obrigado pelo conselho. De facto já tinha lido uns tópicos com esta "situação" mas não estava a pensar em avançar com 2 termostatos... no entanto servirá também como medida de segurança caso algum dos termostatos venha a ter problemas. Olá Nuno, Quanto ao plantado de Glosso com ,75 W / L... tenho andado a ler e já vi que cada caso é um caso diferente. Aparentemente não vai ser a situação ideal... mas é o que gostava e como tal deverei adquirir mais um pouco de iluminação... Abraço e obrigado Alfredo Guedes Citar Alfredo Guedes Aprendiz de aquariofilia - Quanto mais leio mais indeciso fico -
tiagob Publicado: Setembro 19, 2006 Publicado: Setembro 19, 2006 Ola. Queria so falar em relaçao a glosso... Em relaçao ao nº de W/L deveria ser um bocado superior 76W para 96L nao é o ideal é claro mas nao é nada pouco. Se o Aqua fosse mto alto é que poderia ser um problema maior mas como sao 40 cm é bem possivel que a quantidade de luz que chegue ao fundo seja a suficiente para a glosso crescer... acredita que ja vi glosso plantada em aquario sem condiçoes algumas (para o seu crescimento) e mesmo assim la se ia aguentando... Para mim o mais importante (porque sempre tive glosso no meu aqua e so tirei agora porque vou colocar ciclideos africanos) é a injecçao de CO2 no aquario... Basta uma injecçao caseira... vais ali aos DIY que ta la mais que explicado a forma de fazeres CO2 a custo quase 0... e ai sim a glosso para alem de crescer bem ate a vez a fazer o tal pierling (desculpem se ta mal escrito). Por isso aposta na glosso (a meu ver) nem que compres so uma dose e ves se ela começa a bombar bem ai... e ainda por cima tens um substracto do melhor que ha por ai... o seu preço diz tudo Espero que corra tudo as 1000 maravilhas e boa sorte com o teu novo aqua. Tiago B Citar Cumprimentos Tiago Barreira
A Guedes Publicado: Setembro 19, 2006 Autor Publicado: Setembro 19, 2006 Olá Tiago, Finalmente o mail que faltava :D ... A coluna de água pelas minhas contas terá cerca de 30 cm (retirando 5/6 cm de substrato do fundo e 4 cm sem água em cima)... mas a relação litros / watts continua a ser os ,75W. Vou à procura do Glosso e depois conto os resultados. Abraço, Alfredo Guedes Citar Alfredo Guedes Aprendiz de aquariofilia - Quanto mais leio mais indeciso fico -
André Allen Publicado: Setembro 19, 2006 Publicado: Setembro 19, 2006 Volto a "bater na tecla" da filtragem... - Eu tenho como ponto médio de relação de filtragem 3x o volume do aqua por hora ! - Não se pode colocar um filtro externo ao mesmo nível que o aqua, tem que ser colocado abaixo do aqua (julgo que é porque a água vai do aqua para o filtro "à borla" por depressão através da altura, e depois é bombeado do cesto do filtro para o aqua). - isto para dizer que as perdas de carga já foram contabilizadas, razão pela qual aparece o desnível máximo nas especificações técnicas dos filtros. - como tinha dito, quanto maior a filtragem, melhor ! Mas na minha opinião, esta está a ser calculada como sendo topo de gama!! - além disso, e passando os olhos pelas especificações técnicas dos filtros externos Ecco da Eheim, p. ex., especificam o topo de gama Ecco, para aquas com um máx de 300L e fazem 600 L/h !! - 2x o volume do aqua ! Não acredito que a malta da Eheim aconselhe um filtro "à pele" !?! Julgo é que "coefecientes de cagaço" em cima de "coefecientes de cagaço" chegam a atingir exageros ! Gostaria só de sublinhar que, esta é a minha opinião, baseado no que vos expliquei !! :D É claro que, se me convencerem do contrário.... Citar Mega abração,ALLEN
Nuno Antunes Publicado: Setembro 19, 2006 Publicado: Setembro 19, 2006 - além disso, e passando os olhos pelas especificações técnicas dos filtros externos Ecco da Eheim, p. ex., especificam o topo de gama Ecco, para aquas com um máx de 300L e fazem 600 L/h !! - 2x o volume do aqua ! Não acredito que a malta da Eheim aconselhe um filtro "à pele" !?! Julgo é que "coefecientes de cagaço" em cima de "coefecientes de cagaço" chegam a atingir exageros ! Se a eficiencia de filtragem fosse medida apenas em termos do numero de litros/hora então nem precisavamos de usar filtros... metiamos umas bombas potentes no aquário e pronto... estava tudo tratado. Mas a eficiencia de filtragem é medida também em função da capacidade do filtro em litros de material filtrante. Se comparares um ecco com um outro eheim que também faça 600L/h vais ver que a diferença principal entre eles é mesmo a capacidade do filtro em litros e eventualmente, se isso aparecer nas especificações, a recirculação de água no filtro. Por algum motivo as sumps são espectaculares como filtros biológicos. A capacidade em litros de matéria filtrante numa sump excede em muito a capacidade de um filtro e é isso que a torna tão boa na filtragem biológica. Espero ter conseguido dar mais alguma luz sobre o assunto. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
André Allen Publicado: Setembro 20, 2006 Publicado: Setembro 20, 2006 Boas Nuno !! Realmente, deste mais alguma luz !! Falhou-me o pormenor da capacidade do copo do filtro, que é claro que é importante ! Gostei da relação com as sumps, mas na realidade, não é fácil, nem possivel montar sumps a torto e a direito !? Mas na realidade, serviu de exemplo ! Citar Mega abração,ALLEN
Nuno Antunes Publicado: Setembro 20, 2006 Publicado: Setembro 20, 2006 É relativamente simples montar uma sump segura sem andar com furos no aquário e afins. O problema da sump é que é muito eficiente na filtragem biológica mas péssima na filtragem mecânica porque nos aquários de água doce os lixos vão para o fundo, mas a água que vai para a sump é captada na superficie, ao passo que um filtro externo já faz a captação da água junto ao fundo. O ideal para quem usa sumps é ter a sump a fazer filtragem biológica e um filtro interno potente a fazer a filtragem mecânica. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Ricardo Diogo Publicado: Setembro 22, 2006 Publicado: Setembro 22, 2006 Há glosso no Seixal, se quiseres cá dar um pulo. Na loja Zoobotânica. Vai à net e vez a morada. (Não sei se faz mal dizer os nomes de lojas, mas agora já está. Se fizer avisem!) Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
A Guedes Publicado: Setembro 22, 2006 Autor Publicado: Setembro 22, 2006 Rck666, Obrigado pela informação. Alfredo Guedes Citar Alfredo Guedes Aprendiz de aquariofilia - Quanto mais leio mais indeciso fico -
Recommended Posts