Tiaago Publicado Setembro 12, 2006 Publicado Setembro 12, 2006 Olá!! Depois de alguns problemas iniciais com o meu aqua de 240l (200uteis), como algumas mortes (que ainda acontecem, mas sem frequencia) como foi o caso de uma corydora e uma guppy femea que não os encontro nem vivos nem mortos... eis que me parece que tenho o aquario minimamente estavel... tenho já há 3 semanas (colocados em varias fazes) 1 pleco, 8 cardinais, 6 neons, 5 guppys macho, 1 femea (coitada) e vários (15 talvez) guppys mto pequenos que já comem e anda por lá no aquario sem problemas de maio. Não costumo fazer TPA porque diariamente deito cerca de 5 a 7 litros de agua tratada com anti-cloro, o que faz 50 litros 10 em 10 dias (25%). Acham que mesmo assim devo fazer algumas TPA?? só fazia quando via lixo no fundo, algo que n tem acontecido desde que tenho corydoras. A razão para tar aqui a postar é para perguntar , se posso colocar "de rajada" uns 14 Tetra? e talvez umas 2 corydoras? Todos os tetra são "afectados" pelos escalares? e os cardinais? é que também quero por 3 ou 4 escalares, mas muito pequenos (3 a 4cm) para se habituarem à ideia de não comer os tetra... Já agora, que aconselham? colocar primeiro os tetra todos que quero e mais tarde os escalares ou coloco ja os escalares e ponho depois mais alguns tetra? O aquario tem algumas plantas, dá para os mais pequenos se esconderem. Obrigado desde ja pela ajuda. Abraço a todos. Citar
Nassis Publicado: Setembro 12, 2006 Publicado: Setembro 12, 2006 Que tetras? Podes ser mais explicito. Juro que não vi quais são Citar Não é permitido assinaturas comerciais. PC
Tiaago Publicado: Setembro 12, 2006 Autor Publicado: Setembro 12, 2006 Os tetra que lá tenho são NEONS e tenho também alguns cardinais. Quero aumentar o numero dos Cardinais e quero por uns Tetra novos (ainda não sei bem quais) mas talvez uns Tetra Negro (Hyphessobrycon herbertaxelrodi) e/ou Tetra Limão ; Ou seja, quero pelo menos 2 cardumes. 1 de Neons e outro de Negro ou Limão. Realmente só me tinha referido aos Neons. Abraço Citar
Nassis Publicado: Setembro 12, 2006 Publicado: Setembro 12, 2006 Os escalares quando forem grandes vão abrir a boca...e ups tão jantados Citar Não é permitido assinaturas comerciais. PC
Tiaago Publicado: Setembro 12, 2006 Autor Publicado: Setembro 12, 2006 Mesmo quando habituados com os tetra desde pequenos? e acontece com todos os tetra? é que queria comprar os escalares muito pequenos. estive no outro dia numa loja e tinham lá com uns 4/5cm.... Citar
keito Publicado: Setembro 12, 2006 Publicado: Setembro 12, 2006 os meus foram criados desde pequenos mas mesmo assim os neons começaram a desaparecer Citar
Tiaago Publicado: Setembro 12, 2006 Autor Publicado: Setembro 12, 2006 Mas foram todos ou só alguns??? é que já li por ai que não havia grande problema, mas agora não sei que fazer... queria muito por os Escalares, mas tou com medo.. O problema mantem-se com cardinais? ou é so mesmo com tetras? falaram-me que os cardinais não era tão atingidos... Citar
al_finete Publicado: Setembro 12, 2006 Publicado: Setembro 12, 2006 Olá Tiaago!! Essa questão de juntar escalares com tetras, é quase tão velha como a aquariofilia!!! É preciso realmente muito espaço... e na maioria das vezes, a resposta é NÃO! Os escalares, quer queiras, quer não, vão acabar por crescer para aí do tamanho da palma da tua mão... e com uma boca tão grande e um instinto tão apurado, os neons e os cardinais são uma tentação muito grande!! Agora, depende também muito de outras questões... Se os tetras têm locais de fuga e esconderijo, se têm espaço para sair da frente dos escalares, e principalmente do temperamento dos escalares!! sim, porque se forem mesmo predadores, não há muito a fazer... mas colocar uns 4 ou 5, pode ser a melhor opção, porque acabam por andar entretidos entre si!!! E eu digo isto, porque sei, que se estás a pensar nisso, vais acabar mesmo por comprar os escalares, mais cedo ou mais tarde! E aí eu preocupava-me mais com os guppys... São demasiado vistosos e chamativos para os nervos dos escalares!!! De qualquer forma, manter os escalares bem alimentados ajuda!! Voltando à resposta... eu disse que a maior parte das vezes a resposta é não... mas também vai haver casos em que a resposta é sim!!! Eu decidi arriscar! Tenho um aqua de 90 lts, com 2 cory, 2 bótias palhaço, 2 escalares, 6 nariz de bêbado e 4 neons. E há um ano que não tenho uma baixa, e os escalares já estão no aqua há um ano e meio com os neons e nariz de bêbado (que são espectaculares em cardume!!). Inclusivamente os escalares desovaram umas 4 vezes (sempre sem maternidade) e na última consegui mesmo que nascessem os alevins e ainda aguentaram uma semana ao cuidado dos pais... Da próxima já os transfiro para um maternidade a tempo e com condições.... Mas isto para veres, que apesar de NÃO, às vezes, até podes... Depende... também da sorte... Mas é um risco... além de as características necessárias da agua para cada peixe serem diferentes... informa-te bem, e pensa que queres correr o risco. Boa sorte! Cumps, RJL. Citar Filmes - Posters & Wallpapers.
Recommended Posts