norby Publicado Setembro 12, 2006 Publicado Setembro 12, 2006 Olá a todos! Pedi recentemente um orçamento numa vidraria para um aquario com as medidas 150*60*75. O aquario será feito com vidro de 10mm e terá um travamento a meio. Pelo que tenho pesquisado para uma coluna de agua de 75cm a espessura do vidro recomendada é de 10 a 12mm. Gostaria de obter o vosso feedback acerca da segurança e fiabilidade de um aquario nestas condiçoes. Deverei pedir na vidraria, mais travamentos? Citar
Martouf Publicado: Setembro 12, 2006 Publicado: Setembro 12, 2006 Com essa coluna de àgua 10 mm é francamente insuficiente. O aconselhável seria 15 mm ou no mínimo 12 mm com travamentos. Consulta lojas com conhecimentos mais profundos no cálculo de espessuras de vidros. Alguns dos patrocinadores do forum vendem aquários por medida, consulta-os para teres uma ideia do que recomendam e dos preços. Além disso tens a já famosa Vidromoldura no Cacém. Existe um tópico, neste forum, com os cálculos para as espessuras, pesquisa que certamente o encontrarás. Finalmente um local com todas as equações necessárias e normas vigentes é o site da Saint-Gobain http://www.saint-gobain-glass.com/pg/b101.asp Citar Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.
norby Publicado: Setembro 13, 2006 Autor Publicado: Setembro 13, 2006 Ja-me informei de preços junto da ornimundo. Ja ouvi falar muito na vidromuldura tambem, mas fica um pouco fora de mao para mim. Estou a pensar em pedir um novo orçamento com vidros de 12mm e estou a pensar também em, para alem do travamento central, colocar travas francesas. Alguem me sabe dizer algum bom site onde possa retirar informaçoes sobre travas francesas? Citar
Escova Publicado: Setembro 13, 2006 Publicado: Setembro 13, 2006 Mais abaixo tens um topico sobre aquarios da RENA com 70cm de altura e com 10mm de vidro... e ou muito me engano ou as duvidas continuam sobre a espessura do vidro... Seria interessante que alguém com experiencia no ramo do fabrico de aquarios, podesse dar uma opinião... Citar
norby Publicado: Setembro 13, 2006 Autor Publicado: Setembro 13, 2006 Escova eu vi esse post so depois de ter colocado o meu, se não provavelmente teria postado a minha questao lá. É assim, ja vi em mais de que um site, que para colunas de agua até 80cm, o tamanho do vidro recomendado é 10,12cm. Apenas apartir de 80cm é que recomendam 12 a 15cm. O meu medo é ficar com umas centenas de litros de agua no chao da sala, dai colocar aqui a minha questao do travamento, mas penso que não vale a pena arriscar... vou optar mesmo pelas travas francesas e pelo vidro 12mm. Citar
Bruno Nogueira Publicado: Setembro 13, 2006 Publicado: Setembro 13, 2006 Vai ao site da redfish e experimenta no simulador... o resultado que deu foram 15mm, no entanto há que salvaguardar o facto de se tratar apenas de um simulador que nos dá uma ideia geral... depende também do facto de levar ou não travamentos e do coeficiente de segurança pretendido. Citar Bruno Nogueira
norby Publicado: Setembro 14, 2006 Autor Publicado: Setembro 14, 2006 http://www.aqua.brz.net/rep/mar130.htm http://www.aqua.brz.net/rep/marinho120.htm Foi nestes dois links que me basiei Tenho agora mais 2 duvidas: - deverei tambem pedir travamento inferior? (penso ter o aquario apenas com pouco mais de metade da sua capacidade, talvez uns 400l) - como sao aplicadas as travas transversais? sao aplicadas imediatamente por cima das duplas laterais? Citar
emiliobandeiralima Publicado: Abril 23, 2008 Publicado: Abril 23, 2008 Ola amigo, Também estou com as mesmas tuas dúvidas quanto ao vidro. Veja a solução que estou pensando em fazer ainda essa semana. Meu aquário é de 150C x 50L x 80A, com vidro de 10mm. Estou fazendo com travas inferiores e superiores da seguinte forma: 1. cinco travas inferiores, uma em cada canto, e as três dispostas uniformimente. 2. cinco travas superiores, uma em cada canto, e as três dispostas uniformimente. 3. travas longitudinais normais. 3. As travas centrais ao invés de ser paralela ao fundo (deitada) serão paralelas aos lados (em pe) e serão dispostas na forma de "U", de modo que as superiores serão um "U" investido. 4. Essas travas em forma de "U" terão uns 10cm na parte mais larga (laterais) e uns 6cm na parte mas estreita (centro), imagino que com isso teria um efeito de se colocar um "argola" dentro do "cubo" fazendo uma amarração mais eficiente. Outro detalhe desse meu aquário é que ele é assentado em um móvel, cuja parte inferior entra dentro desse móvel por cerca de 8cm, e a tampa superior entra no aquário por cerca de 8cm também. Com isso, imagino, servir como travas externas, além do fato de esconder todas essas travas. No meu caso, colocarei cascalho de mais ou menos 10cm e como a água não ficará até a borda superior, imagino que a coluna d'água será somente de uns 60cm. Todos esses considerando me fazem crer que o vidro de 10mm suporte toda a pressão. Mas o que mais me conforta nesse aquário é que se ele estourar na sala terei que trocar todos os móveis e quanto a isso a minha esposa não faz nenhuma objeção... Que tens a me dizer sobre essa idéia e o que decidistes do teu. Abraços... Citar
norby Publicado: Abril 23, 2008 Autor Publicado: Abril 23, 2008 Boas Emilio Tenho o meu aquaterrário terminado, devidamente assente e a funcionar continuamente já desde Janeiro de 2007. Optei por fazer travamento em Inox, inferior e superior por conselho da vidraria que me fez o aquario. Por opçao e pelo aquaterrario ser destinado a uma tartaruga tenho-o apenas cheio até aos 55cm, destinando-se a parte restante a terrário (o facto de ter 75cm está mesmo relacionado com esse facto). Estou muito satisfeito com o aquario até ao momento, e com as opçoes que tomei, e nao tenho qualquer problema relacionados com o volume/coluna de agua, nomedamente qualquer "barriga". Se quiseres ver melhor o travamento poderás vê-lo aqui e já agora num outro forum novas actualizaçoes aqui. Muito sinceramente, se queres construir um aquario com essa altura, aconselharia-te o vidro de 12mm e a abdicares de parte dos travamentos. Oitenta cm de altura é muito. Depois terás problemas a aceder ao aquario quer para limpeza, quer para estruturação do próprio aquario (Layout)... Claro que o revês dos 12mm tem a ver com o peso para o transporte, mas é isto um pau de 2 gumes, e nao se pode ter tudo... Nao obstante a opiniao que transmiti no paragrafo anterior, se a opçao for o vidro de 10mm, e encher o aquario na totalidade - e agora respondendo a tua questão - parece-me que poderá ser suficente a "panóplia" de travamentos que estás a usar. O que eu acho é que com 600l de agua devemos agir com alguma cautela e precauçao, mas parece-me sinceramente que não terás problemas. Emilio nao sei se com o cascalho se será correcto considerar que a coluna de agua tem 60cm, mas se realmente matematicamente, ou pelas leis da fisica isso for correcto, ai garanto que nao terás problemas... Espero ter ajudado e nao complicado com as minhas dissertações. Desejo-te boa sorte na tua caminhada e nas tuas opções. Tens ainda muito trabalho pela frente. Qualquer coisa estou a disposição para tentar ajudar. Abraço, Norby Ps: Nao te esqueças de arranjar um sistema de filtragem capaz, e ao nivel de um aquario desse calibre. Ps2: Se o meu aquaterrário estoura-se acho que a minha mulher me punha era as malinhas á porta de casa... banana rock Citar
emiliobandeiralima Publicado: Abril 23, 2008 Publicado: Abril 23, 2008 (editado) Norby, tu acabastes de dar uma idéia, poderia transformar meu aquário em um aquaterrário como esse teu, vi o teu e gostei muito, agora pra esclarecer, esse espaço seco que tu tens na parte superior do teu aquário, no meu é a tampa, de modo que esse espaço seria mesmo vazio e seria utilizado apenas pelo sistema de travamento. É por isso que estou confiante nesse sistema de travamento. Quanto à filtragem tenho dois filtros ja comprados com capacidade de filtragem de 2.500l/h o que representa umas 5 vezes a capacidade final do aquario. Editado Abril 23, 2008 por emiliobandeiralima Citar
norby Publicado: Abril 24, 2008 Autor Publicado: Abril 24, 2008 Parece-me que tens tudo bem planeado, e que sabes o que o que estas a fazer. Acho que nao terás problemas. Esse movel a entrar superiormente e inferiormente parece-me tambem um excelente complemento a todos os outros travamentos. (Depois, se possivel, gostava de ver umas fotos do output!) Mais umas vez boa sorte para o projecto! Citar
Recommended Posts