Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Montei um mini plantado há cerca de 2 semanas e parece-me que já está na hora de dar uma poda a um pequeno tapete de Glosso. Como sou maçarico com os plantados, 2 questões:

:D esta velocidade de crescimento é habitual? (é verdade que pus turfa debaixo do substrato, estou a fazer CO2 e fertilização regular, mas não deixa de surpreender)

:D todo o crescimento da planta está dirigido na vertical (esperava que fosse mais ao londo do substrato). Pode ser indicador de iluminação insuficiente? Qual é a melhor maneira de podar? cortar todos os caules acima de uma certa altura, de modo a dar forma de tufo?

Obrigado por qq comentário

Publicado:

Olá.

Onde arranjaste a glosso? Compraste em vaso, ou foram mudas de outra pessoa?

O crescimento na vertical é frequente quando tens pouca luz, ou um espectro mais avermelhado. No entanto, com plantas provenientes de podas de podas, mesmo com boa/adequada iluminação é normal isso acontecer.

Mas de qualquer das maneiras, podes sempre utilizar a glosso como uma planta de caule. Vi um aquário que usava isso...

http://www.aquariumdesigngroup.com/detecte...php?page=&pass=

Vejam a imagem 27 da Galeria "Live Planted Aquariums"

E finalizando, sim... a glosso em boas condições, e já estabelacida num aquário cresce muito rápido.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Luís,

As glosso são já podas fornecidas por outro membro, por isso pode ser como tu dizes. Se voltar a colocar os caules que cresceram na vertical e apresentam raíz, poderei ter um tapete mais denso? Ou não é lá mto boa ideia?

Cumprimentos

Publicado:

Olá.

Sim, podes fazer isso, mas em princípio, eles vão crescer na vertical novamente. É questão de cada vez que eles começarem a crescer para cima, os podes.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Obrigado,

Tb me parece o mais óbvio a fazer.

Cumprimentos

Publicado:

Olá,

Tb. estou a pensar em fazer um tapete de glosso e tenho receio que a iluminação seja insuficiente. Podes informar-me que relação de luminusidade/ água tens? É que eu terei cerca de ,75W e estou com receio de que seja insuficiente.

Abraço,

Alfredo Guedes

Alfredo Guedes

Aprendiz de aquariofilia ;)-

Quanto mais leio mais indeciso fico :)-