[HELP] Tamanho de aquário


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Sou nova no forum e tenho uma admiração especial por Ciclídeos Africanos. Pretendo mandar fazer um aquário e gostava de confirmar com quem perceber se as medidas 100x40x40 são suficientes para ter uns peixinhos do género Labidos e Mbunas... Será que alguém me pode ajudar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

No topo do forum tens o botão "pesquisar", procura informar-te bastante antes de postar, porque perguntas como a tua já foram discutidas anteriormente.

 

Tens alguma informação nos tópicos inamoviveis, passa por la e vê se ficas mais esclarecida. Se isso não bastar, então aconselha-te junto de membros mais experientes, que com certeza te ajudarão. Dá uma vista de olhos por aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=30077

thorsig7nn.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

No topo do forum tens o botão "pesquisar", procura informar-te bastante antes de postar, porque perguntas como a tua já foram discutidas anteriormente.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=30077

 

Mesmo por ser nova no Forum é que ainda não sei esses paquenos detalhes. Se perguntei foi por alguma razão... já pesquisei em inumeros sítios e perguntei a inúmeras pessoas... umas dizem que sim outras que não! Daí a minha pergunta!

 

Para a proxima faz uma crítica mais construtiva... de qualquer maneira Obrigada pelo link.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mia, benvinda ao fórum e desde já os meus parabéns por te decidires iniciar no mundo dos ciclideos africanos.

Apesar das medidas do teu aquário não serem de facto diminutas para os mbunas, aconselho-te a aumentar um pouco mais a fachada do aqua e ficares com medidas mais ou menos de 120 x 40 x 55 cm, cerca de 230 litros de água. Desta forma poderás albergar mais ciclideos, assim como trabalhar um pouco mais a decoração do aquário, nomeadamente ao nível das rochas, camada de areão, etc.

Mãos à obra e felicidades para os teus mbunas.

 

Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola boa noite a todos !!!

 

E assim o ideal era teres um aquario com 1.50x50x50 cerca de 400 l !!!!

mas podes ter ciclideos num de 240 l mas nao exageres na cuantidade de peixes k vais la meter !!!

 

por experiencia propria os ciclideos num aquario d metro tendem a ficar muito mais agressivos (territorios mais redussidos) !!!!

por isso aconselho um aquario com 400 l no minimo !!!

 

espero ter ajudado !!!

 

mas boa sorte para o aquario !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

  Sou nova no forum e tenho uma admiração especial por Ciclídeos Africanos. Pretendo mandar fazer um aquário e gostava de confirmar com quem perceber se as medidas 100x40x40 são suficientes para ter uns peixinhos do género Labidos e Mbunas... Será que alguém me pode ajudar?

100*40*40 é aceitável, mas se vais mandar fazer podes optar por um outro layout.

 

Se pudesses, os 120*40*55 ou mesmo 120*50*50 que o marcomonteiro referiu eram bem melhores e os peixitos agradecem.

Se não puderes então eu diria para veres 100*50*50 ou 100*40*50. 50 cm de largura vão-te dar muito jeito nas decorações e quanto à altura podes ficar pelos 40cm sem grandes complicações.

 

Em 100cm de frente ficas um pouco limitada nas espécies de mbunas, tens de fugir dos mais agressivos. Com 120 já podes começar a arriscar um pouco mais nas escolhas. A partir dos 150 já estás à vontade desde que não escolhas os grandes haplos do malawi... esses precisam de banheiras maiores :)

 

E claro... depois podes sonhar com 180cm e 200cm... verdadeiros sonhos mas um pesadelo na carteira!

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Para a proxima faz uma crítica mais construtiva... de qualquer maneira Obrigada pelo link.

 

Mais constructiva em que termos, desculpa mas não entendi. Limitei-me a dar-te informações de onde, neste forum podias encontrar algo que te ajuda-se, mais constructivo que isto não sei:)

thorsig7nn.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mia,

 

Um aquario para ciclideos africanos,

 

Do lago tanganika, tens uma grande variedade de tamanhos, peixes que gostam de andar no fundo e peixes que costumam frequentar aguas abertas. Muito cuidado com as especies a escolher, alguns sao incompativeis pela sua agressividade. Para especies mais pequenas no minimo 120X40X50.

 

Do lago Malawi, tens os Mbunas e os não-Mbunas (haplos, aulonocaras etc).

Ambos necessitam de grandes espaços para os admirar no seu maximo explendor. Os não-mbunas são peixes que podes crescer bastante e gostam de aguas abertas. 200X50X60

 

Mbunas, os meus eleitos, muito territoriais, gostam de muita pedra para cavarem os seus proprios esconderijos, o ideal seria 200X45X55.

 

Se por outros motivos não tiveres condiçoes para ter um aquario de 2 metros, a medida minina que aconselho será 120X40X50, povoado com especies mais pequenas.

 

O meu Malawi Mbuna: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...5597&highlight=

 

Um site de refencia para mim de africanos do Malawi: http://www.malawi-dream.info

 

Os meus aquarios foram todos feitos por mim, se conseguir encontrar alguem que os construa, um amigo ou o vidraceiro, penso que podes poupar uns euros e ter um produto de melhor qualidade.

 

Abraço

 

Jorge Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais