Recommended Posts

Publicado

Boas

Qum me conhece sabe que sou um entusiasta dos plantados, mas como entusiasta que sou sei que eles precisam de muitissimo cuidado, que vai muito para além das normais TPAs, e que passa por quase um cuidado diário, de poda, arranjo etc etc... Tendo em conta que nesta altura a minha diponibilidade não pode ser toda a que é necessária, e tendo em conta tb que, gostaria de ter um peixitos maiorzitos para que o meu filhote ficasse ainda mais apanhado por esta panka do pai, resolvi desmontar o plantado e pela primeira vez lançar me num malawi, exclusivo de Mbunas.....

Ora bem, o meu aquario tem, 132 cm de comprimento, 45 de profundidade e 65 de altura.

Penso saber já o que em termos de habitat terei de fazer, por isso, nesta altura co campeonato o que eu gostaria mesmo de saber dos entendidos era quantos, e quais mbunas a colocar. Gostaria de ter o maior nº de especies ( obviamente tendo sempre em conta o nº minimo por especie..) e que as especies fossem o mais colorido possivel.

Já agora gostaria tb de saber se existe no nosso pais alguem qye venda os fundos back to nature, ou alguns semelhantes a estes.

Desde já um muitissimo obrigado!

Nuno

Publicado:

Olá Nuno, tudo bem?

Se já optaste pelo biótopo Malaw - Mbunas, poderás começar por exemplo com alguns Pseudotropheus. Existem múltiplas variedades e todas elas lindissimas, na minha opinião.

Em relação aos Back-to-Nature para aplicares no teu aqua, existe uma série deles e bem bonitos na Aquaplante, em Benfica.

Boa sorte e até breve.

Um abraço,

Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

Meu Blog

Publicado:

Olá ET!

Experimenta dar uma olhada nos setups do pessoal com aquários dessas dimensões. Podes tomar alguns como exemplos e começar a conhecer algumas espécies. Se deres um pulinho ao www.cichlid-forum.com ficarás a conhecer outras tantas...

Partilha conosco as espécies que gostas e depois opinamos. É mais fácil assim... dizes de quais gostas e depois a malta opina. Se desatarmos para aqui a mandar bitaites acabamos por escolher as espécies por ti e isso não tem graça nenhuma. :angel:

O aquário tem umas dimensões porreiras, bemvindo ao mundo dos ciclideos!

:wink:

Fica bem.

Bruno Nogueira

Publicado:

Dentro dos mbunas podes escolher os que quiseres, apenas deverás ter cuidado não colocar mais do que uma espécie de cada grupo ou gênero, salvo raras excepções.

Nesse aquário poderás ter entre 15 a 20 peixes adultos desde que com uma filtragem capaz.

boa sorte :D

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Obrigado pelo feedback.

Fiquei satisfeito com a quantidade de peixes que poderei ter. E estou realmente a gostar do mundo que aos poucos vou descobrindo ao nivel dos ciclideos do Malawi.

Vou então procurar e depois colocar aqui as hipoteses +ara que me digam se sim ou sopas....

Já agora, em termos de filtragem, tenho um filtro externo da JBL, o maior de todos. Será suficiente ou terei de colocar um outro?

Agradeço antecipadamente as respostas

nUnO

Publicado:

Á partida o filtro será suficiente, mas se depois com o decorrer da coisa se vgerificar que é curto podes sempre complementar com 1 Fluval 4 plus (1000 L/h) , são em conta e são bons. :(

Boas pesquisas então, cá estamos para opinar relativamente às tuas opções.

Fica bem.

Bruno Nogueira

Publicado:

Após uma pequena procura por aqui vejam lá se a convivência entre os seguintes Mbunas é saudável. O rácio seria sempre de 1 para 3, sendo 1 obviamente o macho.

Metriaclima lombordoi

Metriaclima sp Msobo Magunga Reef

Pseudotropheus saulosi

Pseudotropheus sp elongatus chewere

Metriaclima estherae

Faria um total de 20 peixes. Será esta quantidade razoavel? As deiferentes especies são minimamente compativeis?

Já agora, para ter uma pequena ideia, quanto custa emmédio um peixito destes?

Mais uma vez fankius...

Nuno

Publicado:
Após uma pequena procura por aqui vejam lá se a convivência entre os seguintes Mbunas é saudável. O rácio seria sempre de 1 para 3, sendo 1 obviamente o macho.

Metriaclima lombordoi

Metriaclima sp Msobo Magunga Reef

Pseudotropheus saulosi

Pseudotropheus sp elongatus chewere

Metriaclima estherae

Faria um total de 20 peixes. Será esta quantidade razoavel? As deiferentes especies são minimamente compativeis?

Já agora, para ter uma pequena ideia, quanto custa emmédio um peixito destes?

Mais uma vez fankius...

Nuno

Esquece os lombardoi, muito agressivos para esse aquário e na realidade não são nada bonitos.

Coloca em sua vez uma espécie de cynotilapia afra, por exemplo os cobwe, são muito interessantes e se quiseres vir ao porto até se arranja um triozito :)

A mistura dos magunga com os saulosi também é uma má opção num aquário com esse tamanho, o risco de hibridação é elevado.

De resto parece-me bem.

O preço é melhor perguntares nas lojas, esse peixes só arranjas de importações em Lisboa ou no Porto ou eventualemnte em particulares (mais baratos, claro) :)

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Obrigado João

Tomei a lioberdade de te enviar um MP.

As tuas sugestões são fantásticas e os peixitos que aconselhaste lindos...Tá combinado o triozito :twisted: