Recommended Posts

Publicado

cá tenho meu meu aquario de ciclideos africanos com 3 intrusos: o oscar o papagaio e outro que julgo ser um serevo. (foram prendas e para não desagradar às meninas cá da casa, oscar come à mão, o papagaio e o severo são "gatissimos")

bem a popolação compreende:

Labidochromis caeruleus

Demasoni

auratus

Afra

cobalt blue

3 "placostomos"

1 botia palhaço

1 raposa voadora

peixes julgo que estão bem felizes, cores vivas, comem vorasmente, pese embora umas querelas ocasionais não há muitos peixes oprimidos, nem nenhum é saco de boxe, pese embora o oscar e o Labidochromis caeruleus macho façam impor a sua presença aos outros habitantes.

(A pedra roxa bem sei que está a mais, mas estou à espera da proxima remodelação para a tirar)

Fico à espera dos vossos comentarios, porque quero fazer melhorias

abraço

aquario.jpg

trtg.jpg

aquari.jpg

123456.jpg

aquario0062.jpg

Pedrinhas consigo arranjar directamente dos restos da coleção do meu cota (ametistas e geodes), das idas com ele às minas da região ((feldespato vermelho, berilio, cristais de quartzo), e as vulcanicas são adquiridas.

caracteristicas do aquario:

290Litros

bomba de agua 1500 l/ H

resistencia 300W

iluminação 2 lampadas fluorescentes de 30W

Ph aproximado 7

temperatura 28ºC

substracto: silica branca

trocas de agua semanais de aproximadamente 30%

uso dertilizantes para as plantas de 15 em dias

Publicado:

Nem sei o que dizer!!!! Se digo-te o que verdadeiramente acho...

Bem vamos por partes

Tens de pensar que tipo de peixes queres, Africanos, Sul-Americanos, ou híbridos :oops: , ou uma salada russa onde os peixes não vivem mas sobrevivem.

Em termos de alimentação o que é que lhes andas a dar? Tens peixes que são herbivoros, sabias :cry:

Quanto a essa decoração, quase parece uma montra de uma loja de pedras e cristais :lol::lol::lol:

Vasculha mais um pouco aqui no fórum, vê aquários, tira ideias, etc.

Publicado:

Olá Pedro, benvindo ao fórum.

Na realidade tenho de concordar com o Nuno, primeiramente devias pensar bem no tipo de ciclideos que queres para o teu aqua. Faz umas pesquisas na net e mesmo aqui no fórum tens alguns artigos muito bons que te podem auxiliar na escolha de um biótopo. Depois disso é meter mãos à obra e tentar recriar o mais possivel o habitat natural dos ciclideos que escolheste. A tua decoração torna o aqua muito artifical, principalmente os cristais que nada tem a ver com as rochas que encontramos nas águas habitadas pelos nossos amiguinhos.

Mas devagarinho se vai ao longe... Força e desde já os meus parabéns pelo iniciação aos ciclideos!

Um abraço,

Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

Meu Blog

Publicado:

Pedro... que salada de peixe tens tu aí.

Tirando a parte estética sobre a qual não me pronuncio normalmente, tudo o resto me deixa :wink::P:shock:

Vamos por partes:

-Papagaio :evil: ... hibrido geneticamente manipulado. Já que o tens estima-o. Ele não tem culpa de haver quem se julgue Deus e resolva brincar aos cientistas.

-Ciclideos americanos: se estivessem só eles não era mal nenhum.

-ciclideos africanos:

a) o ph está completamente errado. os africanos vivem em ph de 8 e não de 7 que é 10x mais ácido do que aquilo a que estão habituados.

b) quando o auratus ficar adulto vais ter problemas sérios. É um peixe bastante agressivo.

c) O demasoni se não for morto antes, também se vai divertir a fazer a vida negra aos outros.

d) cobalt blue = ciclideo africano, do qual o vendedor não faz a minima ideia de que espécie seja. Normalmente é um hibrido.

Bomba de água 1500L/h -> é uma bomba de água ou um filtro?

Fertilizante para plantas -> tens 60w de luz para 290L de água... além disso tens um oscar e ciclideos africanos. Todo somado, as plantas estão na calha para passarem um mau bocado por isso o fertelizante não me parece que faça outra coisa que não seja gastar dinheiro.

Agora depois de te bater vem a parte "construtiva".

Com esse teu aquário tens o potencial para fazeres um biotopo americano ou um africano.

Diria que tens de escolher um dos dois continentes e recomeçar a partir daí.

Se fores para os americanos por exemplo, os calhaus não estão aí a fazer nada, eles não precisam deles.

Se fores para os africanos esses calhaus são perigosos porque me parecem ter arestas e porque os africanos adoram escavar e vão retirar as bases de sustentação podendo fazer desmoronar o conjunto.

Agora cabe-te a ti decidir. Pediste uma forma de melhorar... aí tens a minha proposta :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Obrigado a todos!!! Sério pelo menos aqui finalmente tive criticas, que me podem ajudar, sempre que procurei ajuda, recebia nada mais do que rasgados elogios!!!

bem vamos a respostas, quanto aos ciclideos americanos não são os meus prediletos, a minha opção vai de longe para os africanos, simplesmente foram impostos pelas meninas cá da casa. Concordo plenamente que não é nada bom te-los juntos...

Do pH houve nos inicios da minha expericência com aquarios 3 anos sensivelmente, uma grande preocupação, duas correções efectuadas no pH a primeira com NaOH e a segunda com poroduto adquirido tiveram como efeito a morte e anorexia de cicledeos africanos, curiosamente só os tava a tentar fazer mais felizes. De conselhos com um amigo que percebe mais que eu, disse-me que se os peixes, estão contentes, coloridos e comem alarvemente... não deveria mexer em rigorosamente nada. assim fiz e no caso do Labidochromis caeruleus, do cobalt blue (Maylandia callainos) são meus companheiros desde há 2 anos e meio e só tive uma unica baixa (Maylandia callainos entalado), os demasoni estão cá desde ha um ano. julgo que são felizes. houve varias posturas!!!

é uma bomba de agua que está ao lado do filtro.

alimentro os meus peixes com sera cichilds sticks, sera granured e sera grano green. e para deleite do pessoal quando há traças ou borboletas ou outros insectos à mão são enviadas para lá como festim.

sempre soube que peixes punha dentro do aquario e quando um era trazido sempre me tentei informar o mais possivél acerca dele, de todos os parametros lia as suas caracteristicas especificas, usava www.drpez.com (foi o que me indicaram).

Quanto ao auratos ele é um mansinho ao pé do labidocromius esquesito mas é verdade e já tem coloração de adulto!!!

Mas optei por fazer os seguintes procedimentos.

1º aquario de ciclideos africanos é o ojectivo, são os meus preferidos

2º não sei até que ponto voltarei a tentar corrigir o ph, secalhar opto pelo sal de cozinha?!?! ou não sei se corra o risco de mais baixas com produtos sinteticos.

3º vou retirar as ametistas com arestas, o geode (canto inferior esquerdo) n sei se tire dado que é o ponto preferido do aquario, providencia uma optima toca, que é residencia do peixe dominante.

4º o feldespato laranja/avermelhado acho que não fica mal.

5º a lepidolite (roxa) é horrorosa, sai na remodelação.

6º vou optar por substituir rochas vulcanicas e xisto e mais plantas (tentar)

7º optarei por quatro cores branco (substracto) vermelho e negro (pedras e troncos) e verde das plantas.

7º vou poupar €€€ e vou comprar um novo lar tão cedo quanto possivel para o oscar, papagaio e severo

ainda tenho os procedimentos em fase evolutiva até à remodelação, ainda vou ter de tratar de arranjar rochas vulcanicas e ir buscar mais feldespato, por isso até lá estou como sempre a pedir criticas.

PS- aquando da remodelação que irei pensar bem envio fotos para dar conta de como ficou.

Publicado:
Do pH houve nos inicios da minha expericência com aquarios 3 anos sensivelmente, uma grande preocupação, duas correções efectuadas no pH a primeira com NaOH e a segunda com poroduto adquirido tiveram como efeito a morte e anorexia de cicledeos africanos, curiosamente só os tava a tentar fazer mais felizes.  

:):?::?:

Não me digas que fizeste isso com os desgraçados no aquário... essas subidas quando se realizam são sempre ao longo de algumas semanas, especialmente uma subida tão drástica de 7 para 8!

O ph natural dos africanos ronda os 8 para os malawi e os 8,5 a 9 para os tanganika.

Em ambos os casos águas duras.

No entanto os africanos, especialmente os malawi são muito resistentes e toleram bem ph de 7 embora esteja longe do ideal.

Tal como o teu amigo te disse, se comem bem, se andam vivaços e se se reproduzem então mais vale não mexer. É preferivel um ph errado mas estável que um certo mas muito instável.

E já agora, para aumentares o ph não é sal de cozinha que usas (cloreto de sódio) mas sim bicabornato de sódio. Encontras isso em qualquer hipermercado, normalmente junto com os fermentos e afins ;)

alimentro os meus peixes com sera cichilds sticks, sera granured e sera grano green. e para deleite do pessoal quando há traças ou borboletas ou outros insectos à mão são enviadas para lá como festim.

Os sticks e o granured são bons para os americanos mas para os mbunas não prestam. Os mbunas são na sua maioria omnivoros com dieta predominantemente herbivora. Dar-lhe proteína nos niveis contidos no granured pode ser fatal. De vez em quando também dou granured aos meus mas é tipo 1x por mês se tanto.

sempre soube que peixes punha dentro do aquario e quando um era trazido sempre me tentei informar o mais possivél acerca dele, de todos os parametros lia as  suas caracteristicas especificas, usava www.drpez.com (foi o que me indicaram).

Para ciclideos aconselho-te antes os profiles do cichlid forum.

podes vê-los aqui: http://www.cichlid-forum.com/profiles/

ainda tenho os procedimentos em fase evolutiva até à remodelação, ainda vou ter de tratar de arranjar rochas vulcanicas e ir buscar mais feldespato, por isso até lá estou como sempre a pedir criticas.

Já viste as rochas calcárias brancas? Os meus mbunas adoram essas rochas.

Dão para fazer uma pilha porreira e com os buracos todos o que não falta são esconderijos, inclusivamente para os alevins.

Eu comprei as minhas numa loja mestre maco, na parte de jardim e ficaram-me a 0,35€/kg.

Depois foi lavar bem (vêm do rio, e estão normalmente muito sujas) e aquário com elas. Os peixes deliram e cavam buracos que nem uns doidos.

Quanto a criticas... estamos cá é para isso. Qualquer duvida apita :P

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

olá nuno,

obrigado pelos conselhos. ( do cloreto de sódio é para ser tampão, bicarbonato para aumentar o pH, foi basica, foi o stress de escrever rapido sem rever erros)

quanto à alimentação, qual achas que será melhor comprar então? (para ser sincero, alimentação foi escolhida com base na marca de referencia sera e a variedade para ciclideos, misturando os sticks e o granured)

quanto ao calcario branco, vou dar uma vista de olhos pelo mestre maco, se der manda por favor um link com o teu aqua. acho que com a areia branca não ficavam muito realçadas.

Mas acho que vou optar por xisto preto ou pedras da praia. estou a fazer uns testes decorativos no meu aquario hospital, para ver mais ou menos o que quero para este (dá menos trabalho), quando estiver pronto mostro :P

abraço

Publicado:

Alimentação depende.

Qualquer comida de marca será boa desde de adequada a ciclideos herbivoros.

Os mbunas não são estritamente herbivoros pelo que lhes podes dar de vez em quando granulado genérico de ciclideo.

Aqui em casa os meus comem spirulina granulada da aquatic nature e dão-se muito bem. Mas já lhes dei sera granugreen, spirulina da tropical, comida caseira, etc. Tento sempre variar.

Links para o meu aquário malawi estão na minha assinatura. As fotos já estão muito desactualizadas porque volta na volta tenho que revolucionar o aquário para tirar as vitimas da agressão :twisted:

Em breve vou "despachar" o casal de elongatus, o alevim e o macho maylandia mbenjii porque o espaço disponivel é curto para os peixes que existem actualmente e por causa do pouco espaço já perdi 2 fêmeas de maylandia mbenjii :twisted:.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi