Recommended Posts

Publicado

Boa Noite,

Gostaria de saber se existe algum tratamento para uma doença que os chromis costumam ter, na qual começam a ficar com as escamas levantadas ficando tipo "carne viva"

ja me morreram 5 de cada vez, e agora tenho mais 3 com a mesma caracteristica

Alguem me pode dar uma ajuda

Obrigado

ssmile :P

Publicado:

... fungos(acho eu).

mete-os a cobre numa concentração de 0.3 até aos sintomas desaparecerem, e após o término da doênça conta mais 8 dias até os tirares do cobre,

MAS METE NUM AQUÁRIO À PARTE=AQUÁRIO DE QUARENTENA

Quase todas as doênças de água salgada tratam-se com cobre.

Não esqueças que depois de meteres o cobre na água tens de esperar 30min. para que o mesmo se dilua todo na água e antes de meteres os peixes e medires os valores do cobre com um teste(o da JBL é fixe).

Mais alguém tem sugestões?

Publicado:

Viva

Antes de mais tenta colocar os post no forúm correcto, neste caso nas doenças de água salgada.

Esta doença que afecta as chromis é a mesma que afecta os palhaços e é provocada por um protozoário ,a Brokinella A Brokynella provoca ulceras que fazem levantar as escamas . É uma doença associada a stress provocado por transporte , má qualidade da água , baixas concentrações de O2 dissolvido e alcalinidade baixa .O uníco tratamento que pode funcionar são banhos de água doce e formalina (2.5 ml por 100 lt , num aquário à parte ), mas o tratamento tem que ser administrado logo quando aparecem os primeitos sintomas.

Cump.

Rui Ferreira de Almeida

Publicado:

Esquece os fungos...

Quem sabe sabe!

Mas diga-me uma coisa Rui, cobre não iria resultar neste caso?

Publicado:

Obrigado Mestre.

É sempre bom ouvir a opinião de um Dr. certo! :lol:

Já agora se tiver tempo podia explicar-nos com se faz e prepara o banho de formalina?

... no caso de saber de alguém com esse problema e poder ajudar.

Já viu que eu já estava a dizer que eram fungos(mas queria ter dito bactérias, enganei-me), e estava a aconselhar mal o ssmile :?

Publicado:

Viva Nuno

Os Mestres investigam e escrevem livros . Eu limito-me a ler e a experimentar e tenho a sorte de ter muitos peixes e acesso a medicamentos. O Dr fica para os cães e gatos ,porque aqui na aquariofilia todos aprendemos da mesma forma , a ouvir,a estudar e com os erros .

Banhos de água doce : colocar num saco de plástico grande água de osmose e revirar o bordo do saco de modo a que ele flutue no aquário , para igualar a temperatura; colocar a quantidade de buffer ou bicarbonato necessária para igualar a dureza à da água do aquário, medindo com teste.Colocar o peixe durante 5 minutos observando a sua reacção .Se entrar em choque ,tocar com o dedo e se continuar incordenado repo-lo imediatamente no aquário. No fim deitar sempre fora a água do saco,porque os parasitas soltam-se do peixe para a água do saco.

Banho rápido de formalina - colocar 2,5 ml de formalina por 10 litros de água do aquário num balde . colocar uma pedra difusora e deixar o peixe durante 1/2 hora

Banho prolongado em aquário de quarentena - 2,5 ml de formalina por 100 lt de água .

Os banhos rápidos e os banhos de água doce devem ser diários.

Publicado:

colocar o peixe directamente na água de osmose doce com a mesma alcalinidade mas sem salinidade é isso? Quanto à formalina achei simples.

O complicado será arranjar essa solução não? estaremos a falar de formol é isso?