ssmile Publicado Fevereiro 25, 2004 Publicado Fevereiro 25, 2004 Boa Noite, Gostaria de saber se existe algum tratamento para uma doença que os chromis costumam ter, na qual começam a ficar com as escamas levantadas ficando tipo "carne viva" ja me morreram 5 de cada vez, e agora tenho mais 3 com a mesma caracteristica Alguem me pode dar uma ajuda Obrigado ssmile
Visitante Publicado: Fevereiro 25, 2004 Publicado: Fevereiro 25, 2004 ... fungos(acho eu). mete-os a cobre numa concentração de 0.3 até aos sintomas desaparecerem, e após o término da doênça conta mais 8 dias até os tirares do cobre, MAS METE NUM AQUÁRIO À PARTE=AQUÁRIO DE QUARENTENA Quase todas as doênças de água salgada tratam-se com cobre. Não esqueças que depois de meteres o cobre na água tens de esperar 30min. para que o mesmo se dilua todo na água e antes de meteres os peixes e medires os valores do cobre com um teste(o da JBL é fixe). Mais alguém tem sugestões?
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Fevereiro 25, 2004 Publicado: Fevereiro 25, 2004 Viva Antes de mais tenta colocar os post no forúm correcto, neste caso nas doenças de água salgada. Esta doença que afecta as chromis é a mesma que afecta os palhaços e é provocada por um protozoário ,a Brokinella A Brokynella provoca ulceras que fazem levantar as escamas . É uma doença associada a stress provocado por transporte , má qualidade da água , baixas concentrações de O2 dissolvido e alcalinidade baixa .O uníco tratamento que pode funcionar são banhos de água doce e formalina (2.5 ml por 100 lt , num aquário à parte ), mas o tratamento tem que ser administrado logo quando aparecem os primeitos sintomas. Cump. Rui Ferreira de Almeida
Visitante Publicado: Fevereiro 25, 2004 Publicado: Fevereiro 25, 2004 Esquece os fungos... Quem sabe sabe! Mas diga-me uma coisa Rui, cobre não iria resultar neste caso?
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Fevereiro 26, 2004 Publicado: Fevereiro 26, 2004 Viva Nuno O cobre não tem qualquer eficácia neste caso. Cump. Rui
Visitante Publicado: Fevereiro 26, 2004 Publicado: Fevereiro 26, 2004 Obrigado Mestre. É sempre bom ouvir a opinião de um Dr. certo! Já agora se tiver tempo podia explicar-nos com se faz e prepara o banho de formalina? ... no caso de saber de alguém com esse problema e poder ajudar. Já viu que eu já estava a dizer que eram fungos(mas queria ter dito bactérias, enganei-me), e estava a aconselhar mal o ssmile
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Fevereiro 26, 2004 Publicado: Fevereiro 26, 2004 Viva Nuno Os Mestres investigam e escrevem livros . Eu limito-me a ler e a experimentar e tenho a sorte de ter muitos peixes e acesso a medicamentos. O Dr fica para os cães e gatos ,porque aqui na aquariofilia todos aprendemos da mesma forma , a ouvir,a estudar e com os erros . Banhos de água doce : colocar num saco de plástico grande água de osmose e revirar o bordo do saco de modo a que ele flutue no aquário , para igualar a temperatura; colocar a quantidade de buffer ou bicarbonato necessária para igualar a dureza à da água do aquário, medindo com teste.Colocar o peixe durante 5 minutos observando a sua reacção .Se entrar em choque ,tocar com o dedo e se continuar incordenado repo-lo imediatamente no aquário. No fim deitar sempre fora a água do saco,porque os parasitas soltam-se do peixe para a água do saco. Banho rápido de formalina - colocar 2,5 ml de formalina por 10 litros de água do aquário num balde . colocar uma pedra difusora e deixar o peixe durante 1/2 hora Banho prolongado em aquário de quarentena - 2,5 ml de formalina por 100 lt de água . Os banhos rápidos e os banhos de água doce devem ser diários.
Visitante Publicado: Fevereiro 26, 2004 Publicado: Fevereiro 26, 2004 colocar o peixe directamente na água de osmose doce com a mesma alcalinidade mas sem salinidade é isso? Quanto à formalina achei simples. O complicado será arranjar essa solução não? estaremos a falar de formol é isso?
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Fevereiro 26, 2004 Publicado: Fevereiro 26, 2004 Sim .Formalina é o mesmo que formol a 37 - 40 %. Cump. Rui
Recommended Posts