Recommended Posts

Publicado

Se calhar tá no sitio errado, mas como o objectivo tem a ver com plantas, posto aqui. Mudem se acharem que tá mal... :)

Tenho o aquario plantado e decidi finalmente injectar CO2. Optei para já pelo caseiro. Montei-o como dizem por aí nos DIY e fiz a mistura como explicam lá tambem: 1 colher de chá de bicarbonato, 1 colher de chá de fermipan, 1 chávena de açucar branco, água. Isto para uma garrafa de 1,5 litros.

O problema é que aquilo tá na água desde as 2 da tarde e ainda não saiu nada :? Montei mal? As proporções estão erradas? E que o pessoal diz que aquilo com 1/2 horas tá a bombar CO2.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Se calhar tá no sitio errado, mas como o objectivo tem a ver com plantas, posto aqui. Mudem se acharem que tá mal...  :)  

Tenho o aquario plantado e decidi finalmente injectar CO2. Optei para já pelo caseiro. Montei-o como dizem por aí nos DIY e fiz a mistura como explicam lá tambem: 1 colher de chá de bicarbonato, 1 colher de chá de fermipan, 1 chávena de açucar branco, água. Isto para uma garrafa de 1,5 litros.

O problema é que aquilo tá na água desde as 2 da tarde e ainda não saiu nada  :?  Montei mal? As proporções estão erradas? E que o pessoal diz que aquilo com 1/2 horas tá a bombar CO2.

aposto que e da agua, tem de ser agua sem cloro por exemplo do teu aquario

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Publicado:

Ah é?!??!?!

Disseram-me exactamente o contrário... Damn! :)

Como vejo se aquilo tá mesmo vedado? Eu pus silicone para prender o tubo mas não tenho a certeza se está perfeitamente vedado. Tem de estar perfeitamente vedado, certo?

As misturas estão boas para uma garrafa de 1,5 litros?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Para verificares se tá mesmo vedado é meteres a garrafa vazia dentro de um recipiente cheio de agua, tapas o tubo com o dedo e apertas a garrafa se sairem bolhas tá mal vedado :)

Publicado:

Obrigadão!

Já agora, fiz uma nova solução com água do aquario. A ver se dá!

Publicado:

Ora bem:

-Passaram-se cerca de 12 horas e nada...

E agora? Qual será o problema?

Publicado:
Ora bem:

-Passaram-se cerca de 12 horas e nada...

E agora? Qual será o problema?

ve se ta tudo vedado, receita: 1 l de agua do aquario(Sem cloro) 1 chavena de chá de açucar, 1 colher de cha de fermento biologico (fermipam) e 2 colheres de bicabornato de sodio. portanto exprimenta assim.

Já agora estas a vedar o material com que?

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Publicado:
Verificaste se tá tudo bem vedado?

:D 1º Passo :wink:

e em seguida as proporções entre os produtos na minha opinião não se encontram correctos

Para a garrafa de litro e meio, para 1L de água, eu utilizo

:arrow: 0,3Kgs de açúcar

:arrow: 2/3 da carteira de fermipan

:arrow: 1 colher de sobremesa de bicabornato

Espero ter ajudado

Cmpts

SeMpRe A aPrEnDeR

Paul08

Publicado:

VEdado está, porque eu quando pressiono a garrafa sai ar pela pedra difusora.

Vedo com silicone

Eu tenho ideia é que as proporçoes não estão correctas...

Vou fazer outra com a solução que o GOLF_inho recomendou.

Publicado:
VEdado está, porque eu quando pressiono a garrafa sai ar pela pedra difusora.

.

Sair ar pela pedra difusora não significa que esteja bem vedado, mas sim que ao apertares a maior força de ar empurrado sai por todas as aberturas, em grande parte pela pedra difusora mas tb por outro lado qualquer.

Testa bem se isso esta mesmo vedado, pois estas só a gastar material e perder tempo :D

Publicado:

boas, o que eu usava era; garrafa de 2l cheia a 2 terços de agua da torneira, meio kilo de açucar , meia saqueta de fermipan e uma colher de chá de bicarbonato de sodio , passado +- 1h estava a bombar!

Publicado:

Agora pus:

2/3 de fermipan

1 colher e meia de bicarbonato

+/- 300 g de açucar

água da torneira morna

MAS FIZ UMA COISA DIFERENTE:

Agitei a garrafa! Passados 5 min tava a bombar CO2! se calhar fiz porcaria, mas pelo menos está a funcionar... A ver se não fico só com plantas...

Continuem a vossa colaboração, qua agradeço desde já!

Publicado:

Rapaz, o problema está na vedação, é um problema recorrente.

Silicone não cola em plástico. Basta ter uma fuga muito pequena e é o suficiente para o pouco CO2 produzido sair todo por lá. Cola com cola de PVC mas usa uma ponteira de plástico na carica.

Estás a ter o problema que toda a gente tem com o CO2 caseiro, aliás, 95% dos problemas com CO2 caseiro devem-se ao facto de se ignorar que uma pequena fuga, é suficiente para TODO o CO2 sair por ela em vez de vencer a pressão de entrar no aquário.

Porque não te diriges a uma loja da especialidade e pedes para te ajudarem a montar a coisa? puz especialidade em destaque porque não é qualquer uma que te poderá/quererá ajudar.

Abraço,

PCB

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

que tipo de difusor é o mais indicado? os de madeira? ou entao vale mesmo a pena comprar os difusores de co2 ( só os vi em fotografias ) são caros?

"Time is money spend it"

Publicado:

Comprei um kit de CO2 com difusor em espiral (marca Hydropor?), custou 42,95 euros.

Fiz a montagem de acordo com as instruções:

A garrafa é especial e tem marcas pelo que não tenho a certeza das medidas:

- cerca de 1/3 de açúcar;

- cerca de 2/3 de água do aquário;

- 3 pacotinhos de leveduras

As instruções diziam que passadas 6/12 horas a fermentação começaria a produzir CO2, mas 24 horas após nada ... :D

As instruções diziam não agitar!

Mas ao fim das 24 horas decidi agitar e o CO2 começou a bombar!

Conclusão? Não sei porque nunca percebi nada de físico-química ... :lol:

Fiquem bem...

Publicado:

Boas!

Estive a passar os olhos pelo tópico e reparei que muita gente usa água do aquário no fermentador de CO2.

Eu pelo que pesquisei não me parece ser o mais apropriado, pois como à água é acrescentado açucar (para servir de "alimento" às bactérias), e a àgua do aqua tem outro tipo de bactérias, não sei até que ponto estas não vão competir com as bactérias fermentadoras (que produzem o CO2)...

Eu tenho utilizado água destilada ou então água da torneira (que deixo a repousar num recipiente durante uns dias).

Mas como já vi que este assunto já tem dado muito que falar espero os feedbacks...

Cumprimentos

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Sempre usei água directa da torneira e desta vez fiz a mistura para um garrafão e está a bombar mesmo muito, espero que não me baixe muito o ph...

"Time is money spend it"

Publicado:

Nas instruções do kit que comprei refere água da torneira a uma temperatura entre 24 a 28ºc

Mas acho importante que a água não tenha cloro ...

Fiquem bem...

Publicado:

Pode ter sido casualidade de primeira experiência, mas funcionou bem com água directa da torneira e mais ou menos a essa temperatura...ja bomba a 5 dias...:)

"Time is money spend it"

Publicado:

Só mais uma coisa:

Alguem é capaz de me dizer a fólmula quimica do FErmipan?

É dirigido a qualquer um, mas o Luis Fortunato é que costuma ser o homem da quimica...

Publicado:

Olá.

Sabes a fórmula química do ser humano? :(

O fermipan não é um químico, são fungos/leveduras liofilizadas.

Agora o que eles fazem quimicamente, é diferente...

Açúcar -> CO2 + Etanol (Fermentação alcoólica)

O Etanol fica dissolvido na água do fermentador, enquanto que o CO2 é expelido para o aquário, que é o que nos interessa. Nas bebidas alcoólicas é precisamente o contrário. Interessa-nos o etanol dissolvido na mistura :(

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

"Ask and you shall receive!"

Obrigadão, Luis!

Já percebi o que acontece ao pormenor, porque a minha mulher tá a tirar o doutoramento numa das áreas da Quimica, e teve a perder tempo a explicar-me.

Ajudou-me a fazer agora a mistura e aquilo parece estar mesmo perfeito! Esteve a fazer o cálculo das proporções e ficou mesmo á maneira!

"Away to PetFil!"