avilandia Publicado Setembro 5, 2006 Publicado Setembro 5, 2006 Olá a todos, Com quase um ano de adiamento lá chegou o próximo passo na aquariofilia. Depois das primeiras experiências com 50 a 60L, estou a começar uma nova montagem e com bastantes dúvidas. E como a culpa deste novo vicio é do Fórum, mesmo depois das pesquisas, lá decidi colocar algumas questões. O aquário tem 360L brutos (120x50x60). A ideia é usar como decoração e divisão de um espaço entre uma cozinha e uma sala (tipo janela), por isso vai ficar na prática "encastrado" numa parede falsa. (Adiante-se que a parte de servir de decoração é desculpa para a Maria claro está...) O que tenho em mente é ser usado para ciclideos africanos. E isto também porque apesar de tudo as experiência com plantados não têm sido totalmente satisfatórias e portanto as plantas vão-se ficar pelos mais pequenos. Além de que a nível de comportamento gosto imenso de ciclídeos. Estava virado para conchicolas, mas isso ainda não está definido. Para já a única coisa que tem é areão (optei por areia de rio e uma zona com areia de silica já que em vista estariam os conchicolas?), e água a 50% (o aquário esteve uns anitos parado portanto é melhor testar o silicone aos poucos) Tenho aqui um bom bocado de cascalho de calcário, faz sentido meter algum no areão para aumentar pH ou basta meter os "calhaus" em bruto da decoração? Adiante-se que até agora ainda não meti praticamente calhaus nenhuns pois falta decidir ao certo as espécies a usar. Para limpar a água e inicar a ciclagem meti a funcionar um filtro interno usado com esponjas e cerâmicas. Além de ter aproveitado a água de limpeza e TPAs de todos os outros aquários deste fim de semana... Agora entram as questões realmente mais técnicas: Filtragem? - Sump ou filtro externo? Tenho possibilidade de usar um aquário de 100L como sump mas só poderia ser colocada ao lado do principal. Neste caso estava a pensar aproveitar a sump para simultaneamente usar como aquário de apoio, o que acham? Filtro externo? Aceitam-se recomendações. Iluminação? - Como vai estar encastrado na parede estava a pensar usar uma calha que apenas ocupe metade da área superior, e deixar sem tampa. Potências, alternativas? Fauna - finalmente, sugestões? Só mais uma, já agora como é que se "limpa" a poeira da água? É que apesar das lavagens, aquilo está impossível com uma suspensão muito fina (tipo pó de argila). Resinas? TPAs? Muita paciência??? Cumprimentos, Ricardo M. Ricardo M. Pereira
Nuno Antunes Publicado: Setembro 5, 2006 Publicado: Setembro 5, 2006 Boas Ora então ciclideos africanos não é? E logo tanganikas Vamos lá então por partes: ph: subir o ph é bem mais fácil que fazer descer :D Podes colocar até areia da praia se quizeres... é optima para trepar o ph. O cascalho de calcário, desde que não tenha arestas cortantes e gostes de o ver no aquário não tem mal. Além disso as conchas usadas pelos conchiculas vão ajudar bastante a trepar o ph também. Em ultima análise, bicabornato de sódio para dentro! Ficas com o ph em 8 num instantinho Filtragem: Se só podes meter a sump ao lado do aquário então vai por filtro externo. Se metes a sump ao lado como justificas depois esse "elemento de decoração"? Além do mais os tanganikas querem águas muito limpas e alguns gostam de correntes por isso um filtro externo no arranque e posteriormente quando os bichos crescerem um segundo filtro e ficas bem. Os filtros devem fazer pelo menos 1000l/h. Tens eheim,rena,fluval ou jbl. Outros não te recomendo porque não os conheço. Iluminação: Dependendo da escolha de peixes podes até ter poucas ou nenhumas plantas pelo que a iluminação só é precisa para iluminar peixitos e dar alguma luz a plantas de fracas necessidades de iluminação. Além disso o ph elevado não deixa sobreviver um grande numero de plantas nesses aquários. Fetos de java, anubia, valisnérias e poucas mais. A nivel de potencia posso-te dizer que no meu aquário de 160cm com tropheus tenho duas calhas de 108W cada e chegam muito bem para fazerem crescer as valisnérias. Fauna: Ui... aqui é dificil ajudar porque vai do gosto e da carteira. Tens aquário para tentar tropheus se achas que consegues. Os conchiculas que falas só te vão ocupar o solo do aquário e gostam de conchas, não de calhaus. No meu aquário tenho tropheus com similis. Tenho 3 áreas de conchas e os alevins de tropheus "reclamam" as conchas que os similis não usam, pelo que tenho uma taxa de sobrevivencia de alevins elevada, tanto que estou em risco de ter overstocking muito em breve. Se achas os tropheus complicados ou achas que não tens ainda knowhow para tratares deles tens opções como julidochromis ou lamprologus. Procura os que te agradam mais e depois mete por aqui para te dar-mos dicas acerca das compatibilidades. Acho que só mesmo frontosas e peixes de grandes dimensões é que não são muito adequados para aí. Por fim, a poeira. Só com um bom filtro ou então retirando tudo e lavando durante umas horas velentes. Vou mudar o teu tópico para o sub-forum dos ciclideos africanos. Assim mais pessoal te pode ajudar. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
avilandia Publicado: Setembro 7, 2006 Autor Publicado: Setembro 7, 2006 Nuno, Antes de mais obrigado pelas dicas. Como tinha dito as espécies ainda estão pouco definidas isto porque como a experiência é pouca (nenhuma com africanos) também não queria algo mais complicado. Tenhoa a ideia que os conchicolas e tanganikas são mais exigentes pelo que tenho visto aqui, mas realmente acho-os muito interessantes. Como me parece que a nível de volume do aquário seriam boas condições estava para tentar estes mas... Filtragem: Esqueci-me de dizer que esta casa está a ser usada inteiramente como escritório. Com a disposição que o aquário vai ficar justificar a sump é o menor dos problemas porque fica numa divisão que basicamente não se vê e vai estar fechada (só o aquário principal ficaria visível do lado da sala dai poder meter uma sump por trás da parede falsa). Neste momento esta é talvez a maior dúvida, sinceramente o filtro externo é mais cómodo. Para montar a sump pelo que tenho visto há muitas particularidades desde a circulação de água aquário-sump. Mas como tenho espaço e aquários disponíveis o aumento da litragem e capacidade de filtragem é tentador para evitar um segundo filtor mais tarde. Ou não vale o trabalho? Além disso a ideia era ficar com uma zona para separação de alevins, por exemplo. Fauna: Tropheus para já é capaz de se cedo. A ideia base seria em torno de: Cyprichromis leptossoma Lamprologus brevis Lamprologus smilis Neolamprogus brichardi Altolamprogus compressiceps Daqui alguns nem sei se se conseguem encontrar, mas acho que prefiro ter 1-2 casais de menos espécies ou mesmo grupos. Não tenho sinceramente noção da ocupação de espaço de cada uma, por isso podem haver de certeza alternativas melhores. Pois, a poeira está a assentar, mas assim que se mexe... Enfim, acho que só mesmo lavando e muita lã de vidro. Ricrado M. Ricardo M. Pereira
Nuno Antunes Publicado: Setembro 7, 2006 Publicado: Setembro 7, 2006 Tenhoa a ideia que os conchicolas e tanganikas são mais exigentes pelo que tenho visto aqui, mas realmente acho-os muito interessantes. Como me parece que a nível de volume do aquário seriam boas condições estava para tentar estes mas... São mais exigentes a nivel da qualidade da água e pelo facto de na sua maioria precisarem de aquários de grandes dimensões por serem um pouco mais territoriais. Mas por outro lado são ciclideos e normalmente muito resistentes. De uma forma geral desde que te apliques a conhecer o que tens como espécie todos os peixes são acessiveis. Importante é conhecer as necessidades para antecipar e evitar os problemas. Para montar a sump pelo que tenho visto há muitas particularidades desde a circulação de água aquário-sump. Mas como tenho espaço e aquários disponíveis o aumento da litragem e capacidade de filtragem é tentador para evitar um segundo filtor mais tarde. Ou não vale o trabalho? Além disso a ideia era ficar com uma zona para separação de alevins, por exemplo. Uma sump faz uma filtragem eficiente a nivel da quebra de amónia ao mesmo tempo que contribui para um aumento significativo da massa de água do aquário. Quanto a mim (que tenho uma) tem 2 problemas: -Limpeza. É dificil limpar a sump em condições, fica sempre algum lixo. -Componente mecânica da filtragem. A sump não suga água como um filtro. A água vai para a sump por gravidade, logo os lixos que andam junto do fundo acabam por não ser apanhados. Tens depois também a questão das falhas de energia e de arranjar uma forma de as tubagens não fazerem de sifão e esgotarem o aquário. Quanto a aquário para alevins... é capaz de ser melhor nem pensar nisso. Só o trabalho que dá apanhar os pequenotes num aquário grande mais vale apostar em esconderijos e deixar que se safem por eles. Podes é ter um aquário a servir de hospital ou quarentena. Dá sempre jeito. Fauna: Tropheus para já é capaz de se cedo. A ideia base seria em torno de: Cyprichromis leptossoma Lamprologus brevis Lamprologus smilis Neolamprogus brichardi Altolamprogus compressiceps Daqui alguns nem sei se se conseguem encontrar, mas acho que prefiro ter 1-2 casais de menos espécies ou mesmo grupos. Não tenho sinceramente noção da ocupação de espaço de cada uma, por isso podem haver de certeza alternativas melhores. A tua escolha de espécies pode-te trazer alguns problemas. Os cipris vão ocupar o terço superior do aquário, ao passo que os brevis e os similis se vão ficar pelo fundo na sua área de conchas. Aliás a meteres estes 2 (brevis e similis) tenta criar várias zonas de conchas mas tenta afastar os grupos para que não haja muita guerra por territórios. O altolamprologus é supostamente um predador com alguma dimensão embora eu tenha tido um e não tenha dado conta disso. Tens altolamprologus (A. Compressiceps "shell") que ficam pequenitos mas são dificeis de encontrar por cá. Os brichardi... aqui é complicado. Os brichardi são lindos mas reproduzem-se de forma inacreditável e com uma taxa de sucesso impressionante. Em pouco tempo podes ter o aquário minado de brichardis e não é propriamente um peixe fácil de "escoar" Uma alternativa interessante poderão ser julidochromis. Precisas é de rocha depois para eles. Pois, a poeira está a assentar, mas assim que se mexe... Enfim, acho que só mesmo lavando e muita lã de vidro. Trata disso! Os similis gostam de "estaleiros de obras" e vão escavar grandes crateras no areão. Se a poeira se levanta quando se mexe, estás mesmo a ver o que vai acontecer quando os similis começarem com as suas escavações não é? Vai dando novidades. Os peixes que referiste encontram-se bem por cá. Tens é de os procurar em lojas como a redfish em lisboa ou a jardiland na maia ou outra qualquer especializada em ciclideos. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts