bruno bastos de Oliveira Publicado Setembro 4, 2006 Publicado Setembro 4, 2006 pois é! como estou com alguns problemas num dos meus aquas, devido a algumas algas marotas que andam ultimamente a aparecer, e como antigamente existiam camarões na minha zona (Mira-Coimbra) decidi dedicar algumas horas a ver se ainda existiam. e na verdade ainda existem, aqui ficam as fotos dos marotos: espero que desempenhem a mesma função que as caridinas ou os red cherrys. abraço
João Abóbora Publicado: Setembro 4, 2006 Publicado: Setembro 4, 2006 Belo petisco Sabes a especie? "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Bernardo Gordo Publicado: Setembro 4, 2006 Publicado: Setembro 4, 2006 É giro como isso é um exercito!...O general(o maior) no meio...e os pequenos em roda! Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico
VBTC Publicado: Setembro 4, 2006 Publicado: Setembro 4, 2006 Parecem ser Atyaephyra desmaresti, vulgo camarão iberico.
bruno bastos de Oliveira Publicado: Setembro 4, 2006 Autor Publicado: Setembro 4, 2006 As suas caracteristicas estão aqui: http://akvaforum.no/dyr.cfm?id=1136 Pelo que parece esta difundido por toda a europa, não apenas pela península ibérica. são muito irrequietos em relação aos que encontramos nas lojas. vamos ver se tem o msm efeito que os que compramos para comer as algas! abraço
Tomás Mendes Publicado: Setembro 5, 2006 Publicado: Setembro 5, 2006 Por acaso não queres relatar melhor como os encontraste? No meio do quê exactamente?
aquaben Publicado: Setembro 5, 2006 Publicado: Setembro 5, 2006 Boas A foto do meu “avatar” é um Atyaephyra desmaresti, capturado no Alentejo, na base de dados dos invertebrados escrevi umas linhas sobre eles e pus um link, também sobre os camarões Europeus ,mas adianto já que eles são muito melhores que os “japónicos” na limpeza…na tua zona existe uma outra espécie, mas é de agua de transição para salobra, podem viver em agua doce, mas as larvas têm de ter agua salobra para crescerem…os Atyaephyra desmaresti, reproduzem-se em agua doce, sem necessitarem de sal na agua… Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
bruno bastos de Oliveira Publicado: Setembro 5, 2006 Autor Publicado: Setembro 5, 2006 na minha zona como em muitas outras da europa, há rios e ribeiras. onde existe uma variedade enorme de fauna e flora. neste caso onde encontrei este espécie de camarão, estava dominado por elódeas, estas que se distribuem ao longo da corrente. o que tenho notado é que ha uns anos atrás eles desapareceram com a vinda dos lagonstins e com a sua rápida proliferação e com a diminuição da qualidade das àguas devido à adição de pesticidas e outros químicos nos terrenos agrícolas. desta forma, qd soube da sua existencia, tirei um tempito pra ver se conseguia arranjar alguns e depois de ter falado com o membro coimbra, que me disse que tb havia mto disto la pros lados dele, fui em busca e la consegui arranjar alguns. abraço
zix Publicado: Setembro 5, 2006 Publicado: Setembro 5, 2006 eu mantenho alguns num pequeno aqua que apanhei numa ribeira que está a secar aqui em São Brás De Alportel zix ---------- vivendo aprender
Nuno Silva Publicado: Setembro 8, 2006 Publicado: Setembro 8, 2006 Boas, Já mantive uma vez uns camarões que eu proprio capturei num rio aqui do Norte e quase de certeza que se trata da mesma espécie. A minha experiencia foi bastante má. Os camarões são altamente sensiveis a nitratos e fosfatos. E cuidado com a temperatura da água. Se eles forem apanhados de verão em águas quentes aguentam bem as nossas temperaturas nos aquarios. Se forem apanhados de inverno em águas geladas é preciso ter cuidado com a aclimatização porque dá-me a entender que são animais bastante sensiveis Um abraço! Nuno Silva
FAAO Publicado: Setembro 8, 2006 Publicado: Setembro 8, 2006 Boas, As fotos não estão com grande qualidade, mas pelo que consegui observar andam aí alguns lojistas a vender gato por lebre Muitos dos caridinas japonicas que por aí estão rotuladas, parecem-me "irmãos" dos que tens aí. Abraço, Filipe Oliveira Filipe Oliveira
_Dominic_ Publicado: Setembro 8, 2006 Publicado: Setembro 8, 2006 concordo contigo FAAO! eu por acaso tenho uma caridina(foi assim que ma venderam) que é igual a essa!! eheh fui enganado 1 peixinho...2 peixinhos.....3 peixinhos a nadar.....um é meu outro é teu outro é de quem o apanhar......
Pedro Almeida Publicado: Setembro 8, 2006 Publicado: Setembro 8, 2006 Não há desses bichitos aqui par aa zona de lisboa?? sintra e talz?? dava um jeitao (nao me falem da lagoa em sintra porque aquilo tem tudo menos camaroes!) Abraço Pedro M. Leal de Almeida - Design e Ilustração -[b] www.simcreative.blogspot.com[/b]
bruno bastos de Oliveira Publicado: Setembro 14, 2006 Autor Publicado: Setembro 14, 2006 não faço ideia, mas talvez nas zonas onde cultivam o arroz e muito possivel que haja. aqui ha montes disso ! abraço
Asterix Publicado: Setembro 14, 2006 Publicado: Setembro 14, 2006 Olá., Tenho alguns a fazer a limpeza num aquário de alevins de ciclideos africanos, e apanhei-os na barragem de Morgavel (Entre Sines e Cercal do Alentejo). Um abraço Carlos Loução
Nuno Silva Publicado: Setembro 15, 2006 Publicado: Setembro 15, 2006 nos arrozais provavelmente não existem já que estas águas são bastante fertilizadas Um abraço! Nuno Silva
yoyoyo Publicado: Agosto 3, 2007 Publicado: Agosto 3, 2007 boas,eu creio que esse tipo de camarao se encontra pelos cursos de agua de todo o pais,geralmente para apanha-los é bastante facil basta ter uma rede e reconhecer o tipo de plantas onde costumam se encontar,porque quando eu os apanho é sempre debaixo de umas plantas com umas folhas arredondas e com flor branca de pequenas dimensoes, que se encontra ou em baixios ou nos cantos do rio...no entanto nao sei quanto tempo duram em viveiro
Carlos Couceiro Publicado: Agosto 3, 2007 Publicado: Agosto 3, 2007 ja que foram desenterrar este topico, aproveito para perguntar se alguem conhece onde possa existir destes meninos no distrito de leiria....
José Cruz Silva Publicado: Agosto 3, 2007 Publicado: Agosto 3, 2007 ja que foram desenterrar este topico, aproveito para perguntar se alguem conhece onde possa existir destes meninos no distrito de leiria.... Nunca procurei, mas o sitio mais provável será a lagoa da ervideira. No Liz dúvido sériamente que possam existir, talvez para os lados dos campos, entre a zona de Amor e a Vieira. Se encontrares diz alguma coisa depois, boa sorte Abraços Zé Néo
Carlos Couceiro Publicado: Agosto 3, 2007 Publicado: Agosto 3, 2007 Nunca procurei, mas o sitio mais provável será a lagoa da ervideira. No Liz dúvido sériamente que possam existir, talvez para os lados dos campos, entre a zona de Amor e a Vieira. Se encontrares diz alguma coisa depois, boa sorte pois, tamebm tinha pensado na lagoa da ervideira, é que tou para ver se vou la no domingo procurar umas plantitas, depois digo algo
ruibmw Publicado: Agosto 21, 2007 Publicado: Agosto 21, 2007 E na zona de Aveiro ? onde se podem encontrar ? abraço, Rui
bruno bastos de Oliveira Publicado: Agosto 21, 2007 Autor Publicado: Agosto 21, 2007 E na zona de Aveiro ? onde se podem encontrar ? abraço, Rui boas. não sei se na zona da pateira de fermentelos ou mesmo na zona de agua doce da ria os consegues encontrar. aqui a designação regional que lhe dão é "cabritas". agora é pesquisar a zona. ainda tenho 1 desde o meu antigo aqua. o resto morreu com a transição e outros foram comidos. abraço
ruibmw Publicado: Agosto 22, 2007 Publicado: Agosto 22, 2007 Viva, Cá em Aveiro, chamamos cabritas a uns camarões pequenos (mas em todo o caso com um tamanho superior ao que me pareceu na foto, até ligeiramente maiores que caridinas japónicas adultas) que andam pela ria, mas já na parte mais salobra/salgada da ria. Há uns anos (valentes, para aí há uns 20 anos) era comum vê-los no canal central da cidade. Costumavamos ir apanhá-los para os esteiros que havia na gafanha, perto do local onde está agora o barco/museu Stº André, e serviam de isco para a pesca. Esse esteiro já não existe, foi destruido para construir a estrada de acesso ao porto, mas em todo o caso, essa zona da ria, perto da barra, já é de água bastante mais salgada. Não sei se estamos a falar dos mesmos camarões, mas também é uma questão de apanhar meia dúzia e experimentar colocá-los num aquário. Um abraço, Rui
huiriea1980 Publicado: Outubro 21, 2007 Publicado: Outubro 21, 2007 Tenho Atyaephyra desmaresti, no meu aquario onde mantenho bordalos e verdemãs, e ja tive destes camaroes num aquario à parte, inclusivamente já capturei camaroes destes com ovos, mas nunca consegui obter larvas destes camaroes e muito menos reproduzi-los. Normalmente capturo-os no rio Tejo (Santarem), ou na ribeira de Muge (na Raposa) que também é afluente do Tejo. Noutros cursos de água da regiao ou nao existem ou existem em pequenas quantidades, talvez por serem muito sensiveis à poluição. Houve anos em que se viam grupos de milhares em certas épocas do ano, a nadar ao longo das margens do Tejo, este ano quase nao os tenho visto. Estes camaroes por serem pequenos e por passarem despercebidos aos olhos de muitos, poderao ficar em risco de desaparecer, pois em certos rios como o Alviela, por exemplo, onde durante anos ocorreram descargas, so poderá haver recolonizaçao através do Tejo e até às zonas onde possam subir. Bem, mas a verdadeira razao para escrever neste post hj, é para perguntar se há algum truque para reproduzir estes camaroes???? Alguém me pode dar uma ajuda?
Eric Cardoso Publicado: Outubro 26, 2007 Publicado: Outubro 26, 2007 Aqui fica o URL sobre informações sobre este camarão, inclusivé reprodução http://atlas.drpez.org/Atyaephyra-desmaresti O meu Oscar Selvagem Aquario da Nossa Costa [DIY]Filtro Externo (pvc) [DIY] Movel, Calha de Iluminação, Filtro e aquario"Mais vale um péssimo dia de mergulho do que um ótimo dia de trabalho"
Recommended Posts