Recommended Posts

Publicado

pois é! como estou com alguns problemas num dos meus aquas, devido a algumas algas marotas que andam ultimamente a aparecer, e como antigamente existiam camarões na minha zona (Mira-Coimbra) decidi dedicar algumas horas a ver se ainda existiam.

e na verdade ainda existem, aqui ficam as fotos dos marotos:

DSC02717.jpg

DSC02718.jpg

espero que desempenhem a mesma função que as caridinas ou os red cherrys.

abraço

Publicado:

Belo petisco :?

Sabes a especie?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

As suas caracteristicas estão aqui:

http://akvaforum.no/dyr.cfm?id=1136

Pelo que parece esta difundido por toda a europa, não apenas pela península ibérica.

são muito irrequietos em relação aos que encontramos nas lojas.

vamos ver se tem o msm efeito que os que compramos para comer as algas!

abraço

Publicado:

Boas

A foto do meu “avatar” é um Atyaephyra desmaresti, capturado no Alentejo, na base de dados dos invertebrados escrevi umas linhas sobre eles e pus um link, também sobre os camarões Europeus ,mas adianto já que eles são muito melhores que os “japónicos” na limpeza…na tua zona existe uma outra espécie, mas é de agua de transição para salobra, podem viver em agua doce, mas as larvas têm de ter agua salobra para crescerem…os Atyaephyra desmaresti, reproduzem-se em agua doce, sem necessitarem de sal na agua…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado:

na minha zona como em muitas outras da europa, há rios e ribeiras. onde existe uma variedade enorme de fauna e flora. neste caso onde encontrei este espécie de camarão, estava dominado por elódeas, estas que se distribuem ao longo da corrente. o que tenho notado é que ha uns anos atrás eles desapareceram com a vinda dos lagonstins e com a sua rápida proliferação e com a diminuição da qualidade das àguas devido à adição de pesticidas e outros químicos nos terrenos agrícolas.

desta forma, qd soube da sua existencia, tirei um tempito pra ver se conseguia arranjar alguns e depois de ter falado com o membro coimbra, que me disse que tb havia mto disto la pros lados dele, fui em busca e la consegui arranjar alguns.

abraço

Publicado:

eu mantenho alguns num pequeno aqua que apanhei numa ribeira que está a secar aqui em São Brás De Alportel

zix

----------

vivendo aprender

Publicado:

Boas,

Já mantive uma vez uns camarões que eu proprio capturei num rio aqui do Norte e quase de certeza que se trata da mesma espécie.

A minha experiencia foi bastante má. Os camarões são altamente sensiveis a nitratos e fosfatos. E cuidado com a temperatura da água. Se eles forem apanhados de verão em águas quentes aguentam bem as nossas temperaturas nos aquarios. Se forem apanhados de inverno em águas geladas é preciso ter cuidado com a aclimatização porque dá-me a entender que são animais bastante sensiveis

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

Boas,

As fotos não estão com grande qualidade, mas pelo que consegui observar andam aí alguns lojistas a vender gato por lebre :shock:

Muitos dos caridinas japonicas que por aí estão rotuladas, parecem-me "irmãos" dos que tens aí.

Abraço,

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

Assinatura.png

Publicado:

concordo contigo FAAO! eu por acaso tenho uma caridina(foi assim que ma venderam) que é igual a essa!! eheh fui enganado :shock:

1 peixinho...2 peixinhos.....3 peixinhos a nadar.....um é meu outro é teu outro é de quem o apanhar......

Publicado:

Olá.,

Tenho alguns a fazer a limpeza num aquário de alevins de ciclideos africanos, e apanhei-os na barragem de Morgavel (Entre Sines e Cercal do Alentejo).

Pic_9209_19.jpg

Um abraço

Carlos Loução

• 10 meses depois...
Publicado:

boas,eu creio que esse tipo de camarao se encontra pelos cursos de agua de todo o pais,geralmente para apanha-los é bastante facil basta ter uma rede e reconhecer o tipo de plantas onde costumam se encontar,porque quando eu os apanho é sempre debaixo de umas plantas com umas folhas arredondas e com flor branca de pequenas dimensoes, que se encontra ou em baixios ou nos cantos do rio...no entanto nao sei quanto tempo duram em viveiro

Publicado:
ja que foram desenterrar este topico, aproveito para perguntar se alguem conhece onde possa existir destes meninos no distrito de leiria....

Nunca procurei, mas o sitio mais provável será a lagoa da ervideira. No Liz dúvido sériamente que possam existir, talvez para os lados dos campos, entre a zona de Amor e a Vieira.

Se encontrares diz alguma coisa depois, boa sorte biggrin

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
Nunca procurei, mas o sitio mais provável será a lagoa da ervideira. No Liz dúvido sériamente que possam existir, talvez para os lados dos campos, entre a zona de Amor e a Vieira.

Se encontrares diz alguma coisa depois, boa sorte :?

pois, tamebm tinha pensado na lagoa da ervideira, é que tou para ver se vou la no domingo procurar umas plantitas, depois digo algo

bannerShrimpscaping.jpg

• 3 semanas depois...
Publicado:

E na zona de Aveiro ? onde se podem encontrar ?

abraço,

Rui

Publicado:
E na zona de Aveiro ? onde se podem encontrar ?

abraço,

Rui

boas. não sei se na zona da pateira de fermentelos ou mesmo na zona de agua doce da ria os consegues encontrar. aqui a designação regional que lhe dão é "cabritas". agora é pesquisar a zona. ainda tenho 1 desde o meu antigo aqua. o resto morreu com a transição e outros foram comidos. abraço

Publicado:

Viva,

Cá em Aveiro, chamamos cabritas a uns camarões pequenos (mas em todo o caso com um tamanho superior ao que me pareceu na foto, até ligeiramente maiores que caridinas japónicas adultas) que andam pela ria, mas já na parte mais salobra/salgada da ria.

Há uns anos (valentes, para aí há uns 20 anos) era comum vê-los no canal central da cidade.

Costumavamos ir apanhá-los para os esteiros que havia na gafanha, perto do local onde está agora o barco/museu Stº André, e serviam de isco para a pesca. Esse esteiro já não existe, foi destruido para construir a estrada de acesso ao porto, mas em todo o caso, essa zona da ria, perto da barra, já é de água bastante mais salgada.

Não sei se estamos a falar dos mesmos camarões, mas também é uma questão de apanhar meia dúzia e experimentar colocá-los num aquário.

Um abraço,

Rui

• 1 mês depois...
Publicado:

Tenho Atyaephyra desmaresti, no meu aquario onde mantenho bordalos e verdemãs, e ja tive destes camaroes num aquario à parte, inclusivamente já capturei camaroes destes com ovos, mas nunca consegui obter larvas destes camaroes e muito menos reproduzi-los. Normalmente capturo-os no rio Tejo (Santarem), ou na ribeira de Muge (na Raposa) que também é afluente do Tejo. Noutros cursos de água da regiao ou nao existem ou existem em pequenas quantidades, talvez por serem muito sensiveis à poluição. Houve anos em que se viam grupos de milhares em certas épocas do ano, a nadar ao longo das margens do Tejo, este ano quase nao os tenho visto.

Estes camaroes por serem pequenos e por passarem despercebidos aos olhos de muitos, poderao ficar em risco de desaparecer, pois em certos rios como o Alviela, por exemplo, onde durante anos ocorreram descargas, so poderá haver recolonizaçao através do Tejo e até às zonas onde possam subir.

Bem, mas a verdadeira razao para escrever neste post hj, é para perguntar se há algum truque para reproduzir estes camaroes???? Alguém me pode dar uma ajuda?

Publicado:

Aqui fica o URL sobre informações sobre este camarão, inclusivé reprodução

http://atlas.drpez.org/Atyaephyra-desmaresti