Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Tenho um aqua de 200L, a cliclar à 8 meses, com plantado médio/intenso, 6 corrydoras, 15 cardinais e 5 discus, Ph 7,4, NO3=0, NO2=0, a 30ªC e com mudas regulares de 30% Semanal.

Por norma aplico de 6 em 6 meses Hexamita da Esha para prevenção.

Os peixes parecem-me todos saudaveis.

Alimento essêncialmente com Flocos e Granulado Vermelho da JBL outras vezes larva vermelha.

Notei que o Disco dominante e mais lindo e encorpado, que aparenta comportamento saudavel, faz fezes muito grossas e brancas e muito sólidas....muito dificil de desagregar.

Serão parasitas internos ?

Não tenho Flagy, mas tenho uma Grande Colecção de Medicamentos...

Furanol,

Bactopur da Sera

Esha 2000

Esha Exit

Qual o alternativo que me aconselham?

Saudações amigas

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Publicado:

Tambem,tenho Esha Examita e Sterazin da Waterlife.

Do que li vão ao encontro de parasitas internos.

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Publicado:

Niguém pode dar uma opinião ? :)

Publicado:

Boa noite.

Confundimos 2 situação distintas:

Flagyl-Parasitas intestinais.

Sterazin-Parasitas externos.

Se essa "fezes" tem o ar de um "preservativo usado" próvavelmente estás na presença de ténias.

O ideal será praziquantel.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Olá a todos.

João

O aspecto das fezes, não é do tipo preservativo. Mais parece com um pedaçõ de esparguete baranco e consistente.

Noutro discu, já é um filamento longo com pedaços laranjas espaçados ( cor igual ao granulado da JBL).

Em qualquer dos casos não acusam falta de apetite.

ctualmente estou a dara Hexamita da Esha...estarei correcto?

Saudções amigas

Publicado:

Viva,

Curiosamente já tive um caso como descreves. A uma escala mais pequena porque os meus peixes são ainda pequenos.

Como não sabia o que era, o que fiz foi separar o peixe num aqua mais pequeno e alimenta-lo só com um granulado de qualidade mas de cor avermelhada (no meu caso grana discus) + mudas diarias de 30%.

Passados 3 dias a fezes eram vermelhas.

O que conclui (tambem por observação)é que aquele peixe gostava mais da pescada componente da papa caseira do que de qualquer outro ingrediente.

Corolario: misturar melhor os ingredientes da papa.

Enfim, não sei se a historia ajuda, mas se poderes faz a experiencia antes de medicar. (Para mim medicar é sempre o ultimo remedio)

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:

boas ,pelo q ja me ensinaram nunca se deve dar larvas vermelhas aos discus, pois sao uma grande fonte susceptivel de infectar os teus discus ,da-lhes antes artemia ficarao mais satisfeitos e correras menos riscos de infestacoes ,em relacao ao flagyl todas as farmacias tem ,e nao tens problemas em adquirir e alem disso e barato e faz sempre falta em casa ,se arranjares o flagyl ,o q podes fazer e triturares um pouco do comprimido e misturares na comida,assim os teus peixes assimilam o comprido no aparelho digestivo e combate assim ,os parasitas.espero ter ajudado :?

Publicado:

Olá a tdos

Desde já um muito obrigado pela vossa ajuda e paciência..

Já algum tempo que ando por deixar de dar larvas vermelhas e só podem ser elas as responsaveis....não estou em acreditar como podem os meus peixes serem atacados por Ténias.

Julgo que o João está certo, já analisei este Post:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ghlight=droncit

e embora seja parecido, 3 a 4cm e mais grosso, tudo me leva a crer que são ténias.

No outro discu identifiquei os tais cabelos finos.

Fui à Farmácia e comprei o Flagyl mas não havia praziquantel. encomendei para amanhã.

Disseram-me que é pomada ???? Como é que vocês aplicam??

Assim sendo se calhar o melhor seria aplicar agora o Flagyl e daqui a 2 semanas o Parazinquantel ?

Estou pensar aplicar em todo o aqua de 200L, assim de uma vez acabo com o problema e faço a desparasitação geral. Será uma boa ideia ?

Afectará as corrydoras, neons, octos e siamensis ??

Saudações amigas

Publicado:

Boas.

O praziquantel é o principio activo dos medicamentos veterinarios Droncit, Zypiran e Tenilvet. NÃO PODE SER AS VARIANTES "PLUS".

Numa farmácia de "confiança" consegues arranjá-lo puro.

O Praziquantel e o Flagyl (metrodinazole) complementam-se não tratam a mesma coisa.

Caso o que lhes "sai" te pareça uma "fezes" oca, com "sujidade" espaçada o indicado será o flagyl.

Normalmente os peixes continuam a comer mas ficam cada vez mais magros e a barriga apresenta o aspecto )(.

Caso o excremento te pareça, a olho nu, uma lombriga e os peixes, ,mesmo sem comerem, te pareçam apresentar a "pança" assim () deverás usar o praziquantel.

Tanto num como noutro caso não te preocupes com os outros peixes.

SE OS PEIXES COMEM o ideal é misturares na comida durante uma 6/10 dias.

Caso contrário aplica na àgua, menos efectivo.

Flagyl - 2 comprimidos/80 Lt - 2 X dia durante uns 4/6 dias.

Se possivel ANTES de cada administração faz uma TPA.

Praziquantel - 250 mg/100 LT aos dias 1, 8, e 15.

3 dias após cada administração podes fazer TPAS.

Boa sorte.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Ok.

Estou completamente esclarecido.

Vou de imediato avançar a sua aplicação.

Dou depois noticias..

Saudações amigas e mais humildes agradecimentos

Nelson Santos

Publicado:

Sorry :lol:

A minha filtragem biológico irá ficar comprometida ?

Publicado:

Sorry NÃO....quando for para esses lados pagas uma bejeca :oops: .

Nenhum dos "produtos" afecta filtros....antes pelo contrário:

No caso dos comprimidos (não o principio activo puro) o excipiente dos mesmos contem açucar como tal há um "boom" (proliferação) das bactérias, não só as boas como tambem as outras.

Daí que se aconselhem as TPAS antes de cada administração.

A àgua pode ficar ligeiramente turva, devido ao "boom".

Se eles comem bem é melhor na comida:

1-Desfazes os comprimidos até pó.

2-Na papas misturas bem o pó(a olhometro 1/10 de comprimido para 1 cm3) esperas uns 15 minutos e força.

3-No granulado - colocas o mesmo numa tampa de um garrafão de àgua.

Salpicas com o comprimido em pó.

Com uma seringa com àgua "pulverizas" o granulado, aguardas uns 15 minutos e ....

Um abraço.

JPM

Boa sorte.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Sorry NÃO....quando for para esses lados pagas uma bejeca :oops: .

Nenhum dos "produtos" afecta filtros....antes pelo contrário:

No caso dos comprimidos (não o principio activo puro) o excipiente dos mesmos contem açucar como tal há um "boom" (proliferação) das bactérias, não só as boas como tambem as outras.

Daí que se aconselhem as TPAS antes de cada administração.

A àgua pode ficar ligeiramente turva, devido ao "boom".

Se eles comem bem é melhor na comida:

1-Desfazes os comprimidos até pó.

2-Na papas misturas bem o pó(a olhometro 1/10 de comprimido para 1 cm3) esperas uns 15 minutos e força.

3-No granulado - colocas o mesmo numa tampa de um garrafão de àgua.

Salpicas com o comprimido em pó.

Com uma seringa com àgua "pulverizas" o granulado, aguardas uns 15 minutos e ....

Um abraço.

JPM

Boa sorte.

JPM

Publicado:

Sorry NÃO....quando for para esses lados pagas uma bejeca :lol: .

Ora aí está uma boa proposta :oops: Está em aberto.

Mais uma vez um muito obrigado.

Saudações amigas

Nelson Santos