Recommended Posts

Publicado

Boas!

Os meus discus apresentam os operculos muito abertos e, ao abri-los, vê-se "uma menbrana" a sair. Além disso num deles dá para ver o interior: vêm-se as branquias (penso eu) muito vermelhas. Pesso desculpa se não estou a usar os termos correctos.

Estava a pensar em usar praziquantel mas como não tenho a certeza se são gyrodactitlus ou dactylogyrus queria saber a vossa opinião. Nunca tive essa experiência mas pelo que sei, quando eles têm estes parasitas, apresentam o opérculo fechado...

De resto os discus estão bons, comem bem, boa coloraçao...

Precisava de uma resposta o + rapido possivel pois amanha vou sair e so volto na 3a feira e gostava de explicar a minha irmã que tratamento fazer. :wink:

Abraço

João Fonseca

Publicado:

Boas , pela tua descriçao parecem ser parasitas externos , ha varios tipos de tratamentos que podes fazer, ve neste link que te deixo em baixo, tens varias formas de tratamento que poderas aplicar, eu nos meus tenho-me dado muito bem a tratar com o esha 2000 da esha

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33199

abraço e boa sorte!

Publicado:

Boas.

Se tens praziquantel usa-o pois é seguro e pode resolver o problema.

250 mg/100 lt dias 1, 7 e 14.

Retira carvão e UV se os houver.

Atenção que oscilações de Ph provocam nos discus sintomas semelhantes a parasitas, por exp. própria.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Boas

Obrigado pelas respostas. vou iniciar o tratamento com praziquantel.

Atenção que oscilações de Ph provocam nos discus sintomas semelhantes a parasitas, por exp. própria

O pH está baixo ( +/- 5.:( porque o pH da agua da torneira tb é baixo e devido ao CO2, mas n têm havido oscilações.

João Fonseca

Publicado:

Se fosse parasitas das guelras, um dos operculos estava fechado e não aberto em demasia!

Penso que pode ser principio de acidose. Aumenta um pouco o PH para 6,5. Aumenta gradualmente.

A membrana branca e guelras extremamente abertas é sinónimo de queimadura! Será que o teu PH é mesmo 5,8? Será que não está mais baixo?

Publicado:

Boas.

O teste de pH que tenho é daqueles "rasca" e não dá para ver ao certo. Penso que será no minimo 5.5.

Aumenta um pouco o PH para 6,5. Aumenta gradualmente.

Como é que aumento? quimicos, pedras calcarias...

Abraço

João Fonseca

Publicado:

quimicos sao desaconselhados! depois volta a descer e andas aí num sobe e desce de ph e so pioras a situação! experimenta com pedras calcarias ou entao areao de coral no filtro , mas poe pouco de cada vez pra ir subindo gradualmente

Publicado:

Boas!

Amanha vou comprar um teste de pH melhor pa confirmar os valores.

Tenho ca areao de coral por isso amanha vou fazer o que disseste.

Abraço

João Fonseca

Publicado:

TPAs regulares com água mais alcalina!

Se não tens fabricas com pedras calcárias, tal como disse o William. Atenção à quantidade. O melhor é fazeres a água cá fora!

Também podes usar um pouco de bicabornato de sódio, mas experimenta primeiro fora do aquário para ver qual a reacção de quantidade / litro!

O Bicabornato de Sódio podes arranjar num supermercado.

Publicado:

Boas

Usando as pedras/areao uanto tempo demora para que o pH comece a aumentar?

bicarbonato tenho ca em casa para fazer o co2 caseiro :wink:

Qual a melhor opçao.. bicarbonato ou pedras?

João Fonseca

Publicado:

A meu ver é o bicarbonato! As pedras não dão para quantificar a sua alcalinidade, além de que as pedras adicionam também calcário, so o tiverem!

Publicado:

Adiciona 1/2 colher de café e mede os resultados no dia seguinte.

Atenção às mudanças bruscas, tem que ser muito soft........

Publicado:

Boas

Ontem comprei novo teste de pH e medi gh e kh.

pH: 5

GH:2

kH: 0 :wink:

Fiz uma TPA com agua de torneira com pH 6.5 (parece-me que varia bastante porque a cerca d 2semanas era de 5 e pouco).

Hoje o pH esta em 5.5 e a dureza mantêm-se. Preciso de aumentar um pouco a dureza... o bicarbonato so sobe pH não e´?

Numa outro situaçao parecida aconselharam-se "SERA mineral salt" numa loja. o que acham?

Abraço

João Fonseca