joaoFonseca Publicado Setembro 1, 2006 Publicado Setembro 1, 2006 Boas! Os meus discus apresentam os operculos muito abertos e, ao abri-los, vê-se "uma menbrana" a sair. Além disso num deles dá para ver o interior: vêm-se as branquias (penso eu) muito vermelhas. Pesso desculpa se não estou a usar os termos correctos. Estava a pensar em usar praziquantel mas como não tenho a certeza se são gyrodactitlus ou dactylogyrus queria saber a vossa opinião. Nunca tive essa experiência mas pelo que sei, quando eles têm estes parasitas, apresentam o opérculo fechado... De resto os discus estão bons, comem bem, boa coloraçao... Precisava de uma resposta o + rapido possivel pois amanha vou sair e so volto na 3a feira e gostava de explicar a minha irmã que tratamento fazer. Abraço João Fonseca
William Publicado: Setembro 1, 2006 Publicado: Setembro 1, 2006 Boas , pela tua descriçao parecem ser parasitas externos , ha varios tipos de tratamentos que podes fazer, ve neste link que te deixo em baixo, tens varias formas de tratamento que poderas aplicar, eu nos meus tenho-me dado muito bem a tratar com o esha 2000 da esha http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33199 abraço e boa sorte!
Joao Machado Publicado: Setembro 1, 2006 Publicado: Setembro 1, 2006 Boas. Se tens praziquantel usa-o pois é seguro e pode resolver o problema. 250 mg/100 lt dias 1, 7 e 14. Retira carvão e UV se os houver. Atenção que oscilações de Ph provocam nos discus sintomas semelhantes a parasitas, por exp. própria. Boa sorte. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
joaoFonseca Publicado: Setembro 2, 2006 Autor Publicado: Setembro 2, 2006 Boas Obrigado pelas respostas. vou iniciar o tratamento com praziquantel. Atenção que oscilações de Ph provocam nos discus sintomas semelhantes a parasitas, por exp. própria O pH está baixo ( +/- 5. porque o pH da agua da torneira tb é baixo e devido ao CO2, mas n têm havido oscilações. João Fonseca
joaoFonseca Publicado: Setembro 2, 2006 Autor Publicado: Setembro 2, 2006 Boas Não dei conta do atalho. O pH é cerca de 5.8 João Fonseca
Regal Publicado: Setembro 4, 2006 Publicado: Setembro 4, 2006 Se fosse parasitas das guelras, um dos operculos estava fechado e não aberto em demasia! Penso que pode ser principio de acidose. Aumenta um pouco o PH para 6,5. Aumenta gradualmente. A membrana branca e guelras extremamente abertas é sinónimo de queimadura! Será que o teu PH é mesmo 5,8? Será que não está mais baixo?
joaoFonseca Publicado: Setembro 6, 2006 Autor Publicado: Setembro 6, 2006 Boas. O teste de pH que tenho é daqueles "rasca" e não dá para ver ao certo. Penso que será no minimo 5.5. Aumenta um pouco o PH para 6,5. Aumenta gradualmente. Como é que aumento? quimicos, pedras calcarias... Abraço João Fonseca
William Publicado: Setembro 6, 2006 Publicado: Setembro 6, 2006 quimicos sao desaconselhados! depois volta a descer e andas aí num sobe e desce de ph e so pioras a situação! experimenta com pedras calcarias ou entao areao de coral no filtro , mas poe pouco de cada vez pra ir subindo gradualmente
joaoFonseca Publicado: Setembro 6, 2006 Autor Publicado: Setembro 6, 2006 Boas! Amanha vou comprar um teste de pH melhor pa confirmar os valores. Tenho ca areao de coral por isso amanha vou fazer o que disseste. Abraço João Fonseca
Regal Publicado: Setembro 7, 2006 Publicado: Setembro 7, 2006 TPAs regulares com água mais alcalina! Se não tens fabricas com pedras calcárias, tal como disse o William. Atenção à quantidade. O melhor é fazeres a água cá fora! Também podes usar um pouco de bicabornato de sódio, mas experimenta primeiro fora do aquário para ver qual a reacção de quantidade / litro! O Bicabornato de Sódio podes arranjar num supermercado.
joaoFonseca Publicado: Setembro 7, 2006 Autor Publicado: Setembro 7, 2006 Boas Usando as pedras/areao uanto tempo demora para que o pH comece a aumentar? bicarbonato tenho ca em casa para fazer o co2 caseiro Qual a melhor opçao.. bicarbonato ou pedras? João Fonseca
Regal Publicado: Setembro 7, 2006 Publicado: Setembro 7, 2006 A meu ver é o bicarbonato! As pedras não dão para quantificar a sua alcalinidade, além de que as pedras adicionam também calcário, so o tiverem!
Regal Publicado: Setembro 7, 2006 Publicado: Setembro 7, 2006 Adiciona 1/2 colher de café e mede os resultados no dia seguinte. Atenção às mudanças bruscas, tem que ser muito soft........
joaoFonseca Publicado: Setembro 8, 2006 Autor Publicado: Setembro 8, 2006 Boas Ontem comprei novo teste de pH e medi gh e kh. pH: 5 GH:2 kH: 0 Fiz uma TPA com agua de torneira com pH 6.5 (parece-me que varia bastante porque a cerca d 2semanas era de 5 e pouco). Hoje o pH esta em 5.5 e a dureza mantêm-se. Preciso de aumentar um pouco a dureza... o bicarbonato so sobe pH não e´? Numa outro situaçao parecida aconselharam-se "SERA mineral salt" numa loja. o que acham? Abraço João Fonseca
Recommended Posts