Ricardo C Sousa Publicado Setembro 1, 2006 Publicado Setembro 1, 2006 Ora boas, Após algum tempo de investigação e manutenção de Tanganyikas, decidi "oferecer" um salgadinho às mulheres cá de casa: a minha filha Sofia (4 anos) e à minha mulher. Setup: Dimensões - 55x55x47 (Aquamedic Chromis) Rocha Viva - 17 Kg (Fiji e Tonga) Substrato - Aragamax sugar size Circulação - 1 PH de 1500L/h, 1 PH de 900 l/h (Dymax) Escumador - Biostar Flotor Iluminação - Ocean Light 150 W HQI + 2x 24W Actinias (ainda não está montada) Agua - Natural Enchi o aquário na quarta à noite...ficam umas fotos da noite e manhã seguinte. Estou aberto a sugestões. Logo após enchimento; às 2h30 da manha: Copo do escumador 15 in após ter sido ligado. Manha seguinte, vista frontal. Manha seguinte, vista lateral esquerda. Manha seguinte, vista lateral direita. Manha seguinte, copo do escumador após 6 horas de funcionamento. Como iniciado nestas lides, até seria de estranhar se não tivesse já algumas duvidas. Juntamente com o aquario vieram duas PowerHeads da Dymax de 1500 e 900 l/h, o que perfaz 2400 l/h de circulação, o que sendo o aquario de 140L (levou cerca de 120L reais) equivale a 20x o volume do aquario. Gostava de saber qual a vossa opinião relativamente à circulação existente, e em às alternativas que seguidamente apresento: - trocar a de 900 por uma igual de 1500 - trocar a de 900 por uma de 1800 - trocar as duas por uma de 1800 e uma Wave Marea de 2400L/h - Ou não fazer nada, pelo menos por enquanto. Outra duvida, prende-se com o foto-periodo que me recomendam nesta fase, assim que eu montar a calha. Eu estava a pensar em por as actinias umas 10-12h, e a HQI 2 horas diarias e depois ir gradualmente aumentando. O que acham? E quanto gradualmente e a partir de quando é que me recomendam ir aumentando a HQI? Ricardo Sousa Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147
João Cotter Publicado: Setembro 2, 2006 Publicado: Setembro 2, 2006 Boas, Não conheço essas powerheads. Se no seu interior tiverem um veio de metal é preferível trocar por powerheads com veio de cerâmica porque os de metal são corrosivos e não inertes em água salgada. Quanto à circulação, para já é o suficiente... mais tarde convem acrescentar mais qualquer coisa, mas nada demasiado potente, já que as dimensões desse aquário são reduzidas. O foto-período não é importante nesta fase em que não há corais. As actínicas ligadas durante esse tempo até serão benéficas para o surgimento de alga coralina. Quanto às HQI praticamente só serão necessárias a partir do momento em que entrarem corais. Abraços, João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Ricardo C Sousa Publicado: Setembro 6, 2006 Autor Publicado: Setembro 6, 2006 Olá João, Obrigado pela resposta. As Wave Marea, são streams semelhantes às Tunze com eixos em ceramica. A que distãncia deve a calha ficar da superficie da agua? Estava a pensar em 20-30cm. Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147
Diogo Lopes Publicado: Setembro 6, 2006 Publicado: Setembro 6, 2006 Olá, Aí está umaboa maneira de podermos ter aquários em casa!!!! Dizer que da mulher e filha foi algo que ainda não tentei...!!! A que distãncia deve a calha ficar da superficie da agua? Estava a pensar em 20-30cm. Os 25 cm é um bom compromisso entre a eficácia e o aquecimento da água. Devias pensar em adquirir pelo menos uma ventoínha para fazer circular o ar entre a calha e a água. Abraço, Diogo
Recommended Posts