Nuno Teixeira Publicado Setembro 1, 2006 Publicado Setembro 1, 2006 Olá a todos. Tenho andado a pesquisar e já li tanta coisa que fiquei confuso. Neste momento tenho dois aquario e dois problemas diferentes. O 1º tem cerca de 40L, 36W de luz (10 horas) com uma coluna de agua de 30cm, Co2 caseiro e bomba de ar (quando a luz desliga), o filtro é o aquaclear 20. As analises indicam ph- 7 (costumo ter a 6,6), Amonia NH3 - 0, kh-90ppm, gh-180ppm, No3-0, No2-0 e Po4- 10ppm (Maximo). Já me disseram para por Potassio, Nitratos, etc. O que devo fazer? As plantas pararam de crescer e as algas, praticamente não crescem, mas estão lá. Tenho um tronco, 2x Otos e um casal de Cacatuoides, com alevins Como fazer para as plantas "renascerem"???? O 2º tem 190L e está a ciclar à 1 més (mais coisa, menos coisa). Tem dois troncos grandes, 2x25W (10 horas- é muito fraca mas as plantas estavam a crescer), Co2 caseiro, bomba de ar (quando a luz desliga também), o filtro é Eheim 2213. As analises indicam ph - 6,6, Amonia Nh3 - 0, kh-60ppm, gh-180ppm, No3-0, No2-0, Po4-10ppm (Maximo). Neste tenho 6x Neons, 1x SAE e 3x Corys (e uma batelada de physas). Além da inevitavel falta de luz que mais posso fazer??? A luz que vou colocar são 3x39W. Ajudem-me se puderem. Obrigado. It's not the fall that get's you.......... It's the sudden stop at the bottom.
Just_me Publicado: Setembro 1, 2006 Publicado: Setembro 1, 2006 Primeiro umas trocas de agua nos dois, mas se calhar nao era mau medires a agua da torneira no que toca a fosfatos...porque eles estão muito altos nos dois aquarios. Quando tiveres os fosfatos mais baixos, inicias a fertilização com potássio e nitratos e micros... fazes tudo devagarinho e com cuidado e os fosfatos vão descer, os valores equilibrar e as algas desaparecem e as plantas renascem. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
JOSE Publicado: Setembro 1, 2006 Publicado: Setembro 1, 2006 não referes o tipo de substrato que tens pelo que presumo seja areia normal sem qualquer tipos de substrato fertil,logo fica dificil as plantas alimentarem-se só de água,principalmente no aqua que está a ciclar em que as plantas nem sequer ainda teem bacterias para as ajudar a assimilar os poucos nutrientes que o aqua deve conter. Tens 2 opções se não pretendes remontar os aquas vais ter que comprar um bom adubo liquido tipo tmg da tropica,pastilhas para enterrar junto ás raizes,e adubos npk,vai acabar por ficar +caro e não é facil de manter o equilibrio,mesmo para quem tem muita experiencia, se pretenderes algo mais equilibrado e com menor manutenção e qualidade das plantas, podes montar novamente os aquarios com um substrato mais apropriado tipo ADA,ou akadama já vão fornecer alguns micronutrientes ás plantas,depois podes adubar regularmente com NPK e com um adubo de micronutrientes.
Just_me Publicado: Setembro 1, 2006 Publicado: Setembro 1, 2006 Já adnei á procura em muitos lugares e não vejo nenhuma relação entre a existencia de bacterias e o uptake de nutrientes...até porque na maioria das plantas aquaticas o uptake tanto pode ser feito foliarmente como na raiz e a absorção pelas folhas tenho a certeza que nao é mediada por bactérias. Quanto ao substrato fértil, é perfeitamente possivel fazer bonitos aquarios plantados sem substrato fértil, desde que a fertilização na coluna de água seja correcta. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Nuno Teixeira Publicado: Setembro 1, 2006 Autor Publicado: Setembro 1, 2006 Esqueci-me completamente de referir. Estou a usar substrato fertil da JBL. It's not the fall that get's you.......... It's the sudden stop at the bottom.
JOSE Publicado: Setembro 1, 2006 Publicado: Setembro 1, 2006 sempre tive a ideia de que as bacterias transformam os nitritos em nitratos que são mais facilmente absorvidos pelas plantas e menos prejudiciais ao aqua,quanto ao substrato eu tambem não disse que era impossivel mas sim mais dificil e despendioso mas que com um bom controlo seria possivel. apenas estou a constatar a minha experiencia,mas num aqua com substrato fertil é normal um bom de algas no inicio,mas que vão desaparecendo á medida que o aqua estabiliza e as plantas crescem,ficando muito mais facil de controlar as algas a longo prazo. num aqua de areão normal ao inicio vamos ter menos algas mas com o passar do tempo vão ser mais dificeis de controlar,tendo que se ter um controle +apertado,esta é apenas a minha opinião e nada mais.
Just_me Publicado: Setembro 1, 2006 Publicado: Setembro 1, 2006 as bacterias transformam amonia em nitritos e nitritos em nitratos. As plantas absorbem amonia e nitratos, sendo que os nitratos são convertidos dentro da planta a amónia para poderem formar aminoácidos e em seguida proteinas. Assim, as plantas podem perfeitamente absorver amonia até se formarem bacterias que oxidem amonia a nitritos e nitratos, elas até preferem. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
JOSE Publicado: Setembro 1, 2006 Publicado: Setembro 1, 2006 de facto as plantas absorvem mais rapidamente a amonia do que os nitratos e competem com as bacterias pela amonia. mas são necessarias na produção de micronutrientes como podes ver neste estudo. http://www.aquaonline.com.br/index.php?opt...id=26&Itemid=45 Micronutrientes São os nutrientes necessários em concentrações muito pequenas na água do aquário. Embora sua quantidade seja pequena, sua importância é enorme, são imprescindíveis para o desenvolvimento das plantas. Exemplos são: ferro (que será aprofundado adiante), manganês, cobre, molibdênio, zinco, boro, cobalto, alumínio, titânio, entre vários outros. No aquário, a ação das bactérias sobre os dejetos, os restos de alimento, etc, é suficiente para suprir a necessidade de micronutrientes. Porém, o ferro e o manganês ficam fora disso. O primeiro deve ser adicionado externamente e o segundo é oxidado muito rapidamente passando para a forma insolúvel em pouco tempo. Para suprir sua necessidade, esses dois devem ser adicionados regularmente através de fertilizantes líquidos específicos. É preciso lembrar que, apesar de todos sabermos disso, o excesso de fertilização é tão prejudicial quanto à escassez. Grande parte dos micronutrientes é tóxica em determinadas quantidades, tanto para peixes quanto para plantas.
Just_me Publicado: Setembro 1, 2006 Publicado: Setembro 1, 2006 Não são de todo essenciais, mas contribuem, sim. A agua da torneira vem com micros suficientes para o começo de um aquario e podes complementar a sua presença com fertilizantes tornando-os imediatamente disponiveis para as plantas sem necessidade de bacterias. As plantas nao precisam das bacterias para absorver nada... se está disponivel, elas assimilam (desde que outro nutriente, nao esteja em falta). Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Nuno Teixeira Publicado: Setembro 1, 2006 Autor Publicado: Setembro 1, 2006 Qual é então, em ultima analise a vossa opinião sobre como resolver os meus problemas? It's not the fall that get's you.......... It's the sudden stop at the bottom.
Just_me Publicado: Setembro 1, 2006 Publicado: Setembro 1, 2006 Primeiro umas trocas de agua nos dois, mas se calhar não (palavra corrigida) era mau medires a agua da torneira no que toca a fosfatos...porque eles estão muito altos nos dois aquarios. Quando tiveres os fosfatos mais baixos, inicias a fertilização com potássio e nitratos e micros... fazes tudo devagarinho e com cuidado e os fosfatos vão descer, os valores equilibrar e as algas desaparecem e as plantas renascem. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts