Xico_Tmr Publicado Agosto 28, 2006 Publicado Agosto 28, 2006 Boas. Gostaria de saber se alguém sabe ao certo como lavar um filtro externo. Normalmente nunca lavo o cesto das cerâmicas, espremo apenas a esponja e como o próprio cesto tem uma rede não é necessário muito mais. Despejo toda a água do copo pois essa encontra-se sempre bem sujinha... Como tenho medo de perder as bactérias coloco sempre o materias de filtragem biológica no fundo do aquário. Reparei hoje ao lavar o filtro que havia bastantes residuos à volta dos sacos de filtração que contém as cerâmicas. Reparei também que ha uma espécie de lodo nos cestos do filtro, no copo, nas borrachas, nas mangueiras, nas ventosas.... etc etc etc... muito mais visivel em todo o material que é "borrachoso" Será isto normal? Algum procedimento? Tenho receio de as limpar... e de consequentemente destabilizar o aquário... Gostaria de saber se existe uma maneira correcta de limpar estas matérias sem perdas de bactérias. Obrigado PS: Quando coloco o cesto biológico dentro do aquário ele debita uma espécie de "pó branco" para dentro do aquário e turva a água, mas cerca de 2h depois está tudo normalizado. Citar Deve ter-se cuidado em quem se acredita... nunca se sabe quem fala a verdade!
zefish Publicado: Agosto 28, 2006 Publicado: Agosto 28, 2006 O melhor é lavar com a agua que sai do aquario quando fazes a TPA. o metodo depende do filtro... Citar Um Abraço Zé
Xico_Tmr Publicado: Agosto 28, 2006 Autor Publicado: Agosto 28, 2006 Bio Filtro Externo Serafil 1300 1300L/H 4 Cestos Filtração Ascendente Obrigado Citar Deve ter-se cuidado em quem se acredita... nunca se sabe quem fala a verdade!
joaquimalves Publicado: Agosto 28, 2006 Publicado: Agosto 28, 2006 boas cuidado com a lavagem da ceramica e mesmo so passar por agua rapido para nao perder bacterias Citar
a_feijao Publicado: Agosto 28, 2006 Publicado: Agosto 28, 2006 Boas! pra lavar as ceramicas tiras um balde de agua do aquario e chucalhas o cesto das ceramicas dentro do balde, se o metes no acua sai sempre alguma porcaria ( pó branco que turva a agua como tu dizes) Reparei hoje ao lavar o filtro que havia bastantes residuos à volta dos sacos de filtração que contém as cerâmicas. pois quando as esponjas tão muito sujas dificultão a passagem de agua, pelo que a agua tende a passar á volta das esponjas, e consequetemente a passar porcaria pora as ceramicas. Citar
Joao Machado Publicado: Agosto 28, 2006 Publicado: Agosto 28, 2006 Boas. Os "lodos" são....as bactérias. Deverás lavar, até à exaustão, as mangueiras e as esponjas. As ceramicas deverão ser enxaguadas com àgua do próprio aquário. O balde deve ser cheio com agua do aqua. Voilá . JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Underground Publicado: Janeiro 30, 2007 Publicado: Janeiro 30, 2007 (editado) boas!! Tambem tenho umas duvidas.... Ja ouvi dizer que as ceramicas e as esponjas se podem lavar sem prbloemas...sem ser com a agua do aqua...e que as bolinhas com poros e que não devem ser lavadas! Contudo ja ouvi dizer que apenas as esponjas se devem lara muito bem e o resto com muito cuidado e com a agua do aqua!! podem-me dizer qual a mais correcta?? Ja agora....enquanto se lava resto do equipamento do filtro as materias filtrantes devem manter.se submersas em agua do aquario...por exemplo um balde ? as materias devem retirar.se do balde das materias e ser enxaguadas ca fora?? um abraço Editado Janeiro 30, 2007 por Underground Citar
Carlos Leitão Publicado: Janeiro 30, 2007 Publicado: Janeiro 30, 2007 Boas O método que sempre pratiquei e nunca me dei mal é lavar as ceramicas em agua que saiu do aqua enxaguando (como já disseram antes) nunca con agua da torneira, e tudo o resto em agua corrente e bastante. As ceramicas ficam guardadas durante todo o tempo de manutenção na agua da tpa. Cumps CLeitão Citar
Underground Publicado: Janeiro 31, 2007 Publicado: Janeiro 31, 2007 Boas O método que sempre pratiquei e nunca me dei mal é lavar as ceramicas em agua que saiu do aqua enxaguando (como já disseram antes) nunca con agua da torneira, e tudo o resto em agua corrente e bastante. As ceramicas ficam guardadas durante todo o tempo de manutenção na agua da tpa. Cumps CLeitão boas! obrigado pela resposta..seguirei esse metodo. So uma questão....quendo dizem enxaguar é concretamente o que?? so passar por água do aquário sem as remexer??? as cerâmicas são enxaguadas dentro do balde que está dentro do filtro ou são retiradas para outra balde com a água da tpa?? desculpem as questões...mas é para depois não fazer borrada... abraço Citar
Recommended Posts