Recommended Posts

Publicado

Eu tenho 2 lagos nos quais sempre tive peixes e tartarugas, numa limpeza a um dos lagos esse ficou contaminado por um balde mal lavado ou digamos demasiado bem lavado (detergente), e vi-me obrigado a mudar a população toda para o outro lago (felizmente o maior) que deve ter uns 2000-2500l. Passado 1 mês e o lago já estabilizado (tirando o crescimento desmesurado de algas...verão... água toda nova... sabem como é... q têm de ser retiradas á mão).

Então resolvi mudar radicalmente de espécies no lago. Para começar inclui plantas no lago (as tartarugas comiam tudo antes) uns nenúfares e vários pés de bambu (para taparem a bomba de água).

Bem quanto aos peixes eu tenho no 2º lago carpas, cometas, shobunkins, tartarugas e uma truta comum. No "novo" lago introduzi 5 carpas 2 cometas juvenis (sim q este pessoal anda sempre a reproduzir-se), 3 Plecos (2 juvenis 1 de 25cm), 1 Betta (assunto polémico bem sei) e depois comecei a "inventar", fui a foz do Lizandro capturar algumas espécies (não é o local ideal a água é salobra), trouxe 4 camarões 4 cabozes (1cm) 5 Bogas ou Tainhas Juvenis (2-4cm) e 3 enguias juvenis (5cm).

 

Situação actual: Os camarões e os cabozes não resistiram, os camarões começaram a morrer ao fim de 6h e os cabozes ao fim de 24h, uma infeliz perda mas por isso é q trouxe poucos. De resto tenho uma população aparentemente feliz as bogas andam sempre em cardume ao qual muitas vezes se juntam as carpas e os cometas, o Betta apoderou-se de uma pedra e não sai de lá, os plecos juvenis e as enguias nunca mais os vi... estes sabem mesmo se esconder, mesmo o pleco de 25 cm é raro o conseguir ver à primeira.

 

Estou aberto a sugestões para novos residentes e perguntas.

 

Cumprimentos para todos os que contribuem para este excelente fórum.

  • 2 semanas depois...
Publicado:

dhs, infelizmente minha consciência não permite que eu me omita e não faça um comentário crítico à respeito do seu post: Você não tem 02 lagos, você tem 2 laboratórios de testes terríveis, "principalmente de sobrevivência". Sugiro que pesquise um pouco mais à respeito de peixes, para buscar entender o que digo. Em princípio, sugiro a você que dê uma lida nesse tópico/pesquisa que fiz, pois acredito que o conteúdo venha a ser do seu interesse.

Qual a quantidade d'água necessária para criar carpas

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Publicado:

Não acredito que os plecos e o betta aguentem as temperaturas de um lago (presumo exterior) no Inverno.

Se tens acesso á internet não precisas de andar a fazer experiencias com os peixes para saber o que eles precisam, uma pesquisa pelo nome do animal e encontras tudo a seu respeito... Lá por não emitirem sons de dor, não quer dizer que não sofram.

Pesquisa um pouco sobre os animais antes de te meteres a inventar :lol:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

  • 7 meses depois...
Publicado:

Este tópico já é antigo, mas ao pesquisar sobre lagos, calhou ler este.

Não quero criar aqui uma guerra, mas acho que foram um bocado duros com o dhs, de tal maneira que o devem ter traumatizado.

Há maneiras e maneiras de dizer as coisas.

Por Amor de Deus.

Ele não pesquisou, não se informou, juntou tudo, errou, os peixes morreram...etc...etc...

E quando fazemos tudo direitinho e os peixes morrem na mesma, quando passamos a vida a medir phs, e etc, a ver a temperatura da água, a dar comida própria aos nosso peixes, a cuidá-los e mesmo assim eles morrem.

Não creio que o dhs, tenha estado a fazer experiências.

Além de que já ouvi falar de pessoas que poem plecos em lagos e eles sobrevivem e cescem, o que é complicado, tendo em atenção os lagos em que poderão estar.

Agora, tu tás todo contente porque tens um lago cheio de peixinhos, que até se dão, e a coisa vai e vai daí vem logos os destruidores de sonhos e bumba......toma lá na cabeça....

Pois é, nem todos temos roças, dinheiro para fazer lagos de kms, tipo piscinas, mas todos parece-me gostamos das mesmas coisas.

Tentamos aprender e a errar o minimo, agora reprimendas tipo escola, valha-me Deus.

Só me estou a meter nisto porque estas respstas que deram ao dhs me ficaram a martelar na cabeça.

Isa

Publicado:

Se ele é o próprio a dizer que decidiu "inventar", porque não levar na cabeça? Ele sabia que os peixes podiam não aguentar e mesmo assim colocou-os, sem perder 2 minutos para pesquisar... Uma coisa é os peixes morrerem, porque alguma coisa falhou. Outra é ver se sobrevivem.

Eu se vejo alguém a fazer mal de proposito dou-lhe na cabeça.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:
Se ele é o próprio a dizer que decidiu "inventar", porque não levar na cabeça? Ele sabia que os peixes podiam não aguentar e mesmo assim colocou-os, sem perder 2 minutos para pesquisar... Uma coisa é os peixes morrerem, porque alguma coisa falhou. Outra é ver se sobrevivem.

Eu se vejo alguém a fazer mal de proposito dou-lhe na cabeça.

 

 

Tenho de concordar com o João,uma coisa é algo correr e mal por falta de conhecimento,falha humana/tecnica inevitavel...Outra coisa completamente diferente é sujeitar seres vivos a condições extremas(palavra que o dhs utilizou " INVENTAR" nao podia ser melhor aplicada)sem que para isso tenha havido sequer um estudo sobre as especies em questao,posso dar o exemplo e se calhar até foi o que lhe aconteceu tambem:

Há uns tempos nem sabia da existencia deste forum nacional,andava portanto num forum brasileiro,na altura andava a ver a melhor maneira de aproveitar o lago da casa dos meus pais,andava á procura de especies sem serem as carpas ou kinguios,vi lagos bonitos com plecostumos,espadas e platys.Pensei fazer o mesmo tambem...mas mesmo assim questionei os nossos amigos brasileiros e a resposta nao podia ser mais explicita e elucidativa,eles podiam colocar determinadas especies em lagos porque pura e simplesmente a temperatura atmosferica durante todo o ano assim o permitia e mesmo assim os peixes passam sempre por uma fase de adaptação.

Acho que é um bom exemplo de que se pesquisasses um pouco antes terias poupado a vida a esses seres vivos.

Espero nao ter sido al compreendido a minha opiniao nao serve para dar na cabeça a ninguem!

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...
Publicado:

Bem a cena dos cabozes, ainda foi a que me chocou mais, quase toda a gente sabe que a maior parte dos cabozes sao de agua salgada (sim porque temos no Alentejo o Salaria fluviatilis que é um caboz de água doce), e que sendo peixes de agua salgada so poderiam morrer, quanto às outras espécies até compreendo, porque por exemplo os Betta sao mantidos muitas vezes em lojas de animais e por fornecedores em copos, aquarios bolha e pequenos recepientes afins sem aquecimento e sobrevivem, mesmo os plecostomus sobrevivem muitas vezes nas nossas águas temperadas sem necessitarem de aquecimento dependendo da sua proveniencia, do local onde foram criados em cativeiro...

 

Mas espero que o dhs comece a ler umas coisinhas, porque até há muitos recursos disponiveis, pois so assim poderá evoluir na aquarofilia ou na manutençao dos seus lagos.

 

Cumprimentos