xerrano Publicado Agosto 23, 2006 Share Publicado Agosto 23, 2006 Boas mais uma vez ca estou a colocar as minhas duvidas Desta vez e relativamente ao CO2. Tenho o meu aquário montado a pouco tempo mas estou a pensar fazer um sistema de CO2 mais ao menos como este ( fiquei faxinado ) do nosso amigo FBIpt http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...light=decathlon “Garrafa de CO2 inspirada na da nutrafin , sem selicone nem tubos dentro da garrafa” A minha questão e se posso ligar o CO2 ao mesmo tempo que tenho as bolhinhas de ar ligadas e deixar o CO2 sempre ligado? Um abraco Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mr.p Publicado: Agosto 23, 2006 Share Publicado: Agosto 23, 2006 Boa tarde! A minha questão e se posso ligar o CO2 ao mesmo tempo que tenho as bolhinhas de ar ligadas e deixar o CO2 sempre ligado? Laughing Poder podes! Mas as "bolinhas de ar" irão promover a agitação superficial que fará com que o CO2 se dissipe para a atmosfera... Ou seja, a acção do CO2 irá ser quase nula! Isto se te referires a utilizar os dois durante o periodo de luz do aquário! Contudo, no periodo em que as luzes estão desligadas podes faze-lo sem problemas de maior, muito pelo contrário! Neste último caso apenas de aconselho a ligar as "bolhinas de ar" uma hora depois de se apagarem as luzes e a desligar uma hora depois de ligarem! Espero ter ajudado, Pedro Pinheiro Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filiramoa Publicado: Agosto 23, 2006 Share Publicado: Agosto 23, 2006 Xerrano desde ja desculpa por utilizar o teu topico mas alguem é capaz de me explicar pra que serve o CO2 ???? obrigado Citar «««««Filiramoa»»»»» Os Meus Aquarios: * ..::Eleanor::.. Os Meus DIY: * Aquario 100*50*50(250L) * Filtro Interno * Calha DIY * Filtro U.V. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mr.p Publicado: Agosto 23, 2006 Share Publicado: Agosto 23, 2006 Xerrano desde ja desculpa por utilizar o teu topico mas alguem é capaz de me explicar pra que serve o CO2 ???? obrigado É utilizado na fotossintese, por parte das plantas!!! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filiramoa Publicado: Agosto 23, 2006 Share Publicado: Agosto 23, 2006 E a respiraçao dos peixes nao chega??????? Citar «««««Filiramoa»»»»» Os Meus Aquarios: * ..::Eleanor::.. Os Meus DIY: * Aquario 100*50*50(250L) * Filtro Interno * Calha DIY * Filtro U.V. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mr.p Publicado: Agosto 23, 2006 Share Publicado: Agosto 23, 2006 Depende da quantidade de plantas, do seu metabolismo, e da agitação que tens na água! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filiramoa Publicado: Agosto 23, 2006 Share Publicado: Agosto 23, 2006 sabes me dizer quais os sintomas das prantas quando a falta de Co2 ???? Citar «««««Filiramoa»»»»» Os Meus Aquarios: * ..::Eleanor::.. Os Meus DIY: * Aquario 100*50*50(250L) * Filtro Interno * Calha DIY * Filtro U.V. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 23, 2006 Share Publicado: Agosto 23, 2006 Olá. sabes me dizer quais os sintomas das prantas quando a falta de Co2 ???? Bem... depende muito das plantas, mas o mais característico é que não crescem tão bem, e em algumas não se vê pearling. Indirectamente, podes ter algas no aquário, pois as plantas não consomem nutrientes da coluna de água, ficando estes disponíveis para as algas. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
DavidBugnet Publicado: Agosto 24, 2006 Share Publicado: Agosto 24, 2006 40 a 50% do peso seco de uma planta é carbono, gás carbonico e luz são o que definem se uma planta cresce ou não, se vai ter a cor certa ou amarelar/amarronzar ! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Agosto 24, 2006 Share Publicado: Agosto 24, 2006 Olá. 40 a 50% do peso seco de uma planta é carbono Sim... seco. Agora tens de ter em atenção que há plantas, principalmente as de aquário que devem chegar aos 90 e tal % só em água. Mas adiante... gás carbonico e luz são o que definem se uma planta cresce ou não, se vai ter a cor certa ou amarelar/amarronzar ! Não concordo... Primeiro, depende da planta. Segundo, da maneira que os escreves, pelo menos eu entendo assim, parece que são os únicos, ou os mais importantes para as plantas. Não sou os mais nem os menos... são importantes. Ponto final. Isto é tipo motor dum carro... falha um, falham todos... óbvio que há uns que são mais notáveis que outros... mas são todos importantes. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
DavidBugnet Publicado: Agosto 25, 2006 Share Publicado: Agosto 25, 2006 Poucas plantas, e geralmente só as verdadeiras aquáticas vão bem sem CO2, ou melhor, não vão tão mal, é notavel a diferença com e sem injeção de CO2, mesmo nessas plantas, mas isso é menos obvio do que um substrato fértil e fertilização liquida ! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mr.p Publicado: Agosto 26, 2006 Share Publicado: Agosto 26, 2006 O CO2 é fundamental é pronto Sem ele as plantas nem sequer crescem, já com a falta de algum nutriente elas aguentam...atrofiadas mas estão lá!! É claro que algum CO2 está normalmente dissolvido na água mas para uma grande quantidade de plantas e/ou de elevado metabolismo isso não é suficiente para crescerem a 100%, crescem mais lentamente pois sem o CO2 não conseguem sintensizar os compostos orgânicos fundamentais. Dai a importância do CO2... Abraços, Pedro Pinheiro Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo marques Publicado: Agosto 26, 2006 Share Publicado: Agosto 26, 2006 mas o co2 nao acidifica a agua?? o k é mais importante, meter oxigenio por akela cena k faz bolhinhas ou um sistema de co2?? Citar Eu Sou... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mr.p Publicado: Agosto 26, 2006 Share Publicado: Agosto 26, 2006 Olá, mas o co2 não (palavra corrigida) acidifica a agua?? Sim é verdade, mas as plantas preferem um ambiente ácido! Para elas não existe problema. Para os peixes...depende dos peixes e das caracteristicas que requerem. o k é mais importante, meter oxigenio por aquela (palavra corrigida) cena k faz bolhinhas ou um sistema de co2?? Embarassed São coisas completamente distintas! O sistema das bolhinhas irá provacar a agitação da àgua que aumentará a concentração de O2 e diminuirá a de CO2 na água! Para os peixes não tem problema nenhum, muito pelo contrário. Já para as plantas... Se queres manter tanto fauna e flora em boas condições e conselharia os dois! Se bem que acho as "bolhinhas" bem dispensáveis, pois para movimentar a àgua superficialmente basta colocares a saida do filtro de modo a ter esse efeito! Essa movimentação será o suficiente. Já se queres muitas plantas e/ou de metabolismo elevado irás precisar do sistema de injectar CO2 (que podes fazer facilmente se for DIY). A melhor conjugação caso tenhas dúvidas será ter o CO2 a injectar no periodo de luz e as bolhas a funcionar no periodo sem luz... Pois neste último as plantas necessitam de O2 assim como os peixes! Eu sinceramente nunca precisei deste sistema, e nunca tive problemas. Abraços e qualquer dúvida diz! Pedro Pinheiro Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo marques Publicado: Agosto 26, 2006 Share Publicado: Agosto 26, 2006 a questão é k a agua daki ja é bastante acida e depois podera ficar muito mais acida, ou nao altera assim tanto?? Citar Eu Sou... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mr.p Publicado: Agosto 26, 2006 Share Publicado: Agosto 26, 2006 Olá novamente, Qual o valor do pH dessa água? Que peixes mantens? Abraços, Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo marques Publicado: Agosto 26, 2006 Share Publicado: Agosto 26, 2006 era para um novo aqua... o ph deve estar entre o 5 e os 6... eu é k o aumento sempre ate aos 6.5 / 7... Citar Eu Sou... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
DavidBugnet Publicado: Agosto 26, 2006 Share Publicado: Agosto 26, 2006 Aumente a reserva alcalina de sua agua, pra que o pH não caia tanto assim com o uso do CO2, por exemplo usando coral morto, bicarbonato de sódio . . . Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo marques Publicado: Agosto 27, 2006 Share Publicado: Agosto 27, 2006 e o coral morto nao estraga a agua nem faz mal as peixes, so aumenta o ph?? Citar Eu Sou... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mr.p Publicado: Agosto 27, 2006 Share Publicado: Agosto 27, 2006 Uma boa maneira de aumentares o KH e consequentemente o pH é usares cascas de ostra! Normalmente compra-se para dar às galinhas, é barato e tem um bom efeito! Podes lavar bem e depois aplicar numa camâra do filtro! Eu usei e resolveu, mas depois tirei porque não fazia sentido! O pH com o CO2 não baixa para além dos 6.32 (qualquer coisa assim) e eu até agadeço o pH baixo... Abraços, Pedro Pinheiro Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo marques Publicado: Agosto 27, 2006 Share Publicado: Agosto 27, 2006 pois, mas o meu é demasiado baixo! e o coral morto, resolve?? Citar Eu Sou... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo marques Publicado: Agosto 27, 2006 Share Publicado: Agosto 27, 2006 e mete-se so no filtros as cascas ou tb no areao espalhado pelo aqua?? Citar Eu Sou... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mr.p Publicado: Agosto 27, 2006 Share Publicado: Agosto 27, 2006 Boas, No filtro bastará!! O coral morto é chamado de areia de coral e é mais caro! Tu dizes que é baixo, mas se disseses valores seria mais facil! Quais são os pamametros da tua água com que fazes as TPA e que tipo de espécies queres manter Abraços, Pedro Pinheiro PS: Quando quiseres acrescentar alguma coisa à tua mensagem usa o botão EDITAR! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Lirio Publicado: Agosto 27, 2006 Share Publicado: Agosto 27, 2006 Boas Pedro, Dando uma voltita piquena ao contexto do tópico; diz-me o que achas disto... desfazer a casca das ostras no pilão, e deitar no aqua com o intuito de suprir uma falta de cálcio ? hein... será que ajuda, ando a pensar nas minhas ampulárias, e já agora também ía fazer bem aos red's... bjs Liliana Citar APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mr.p Publicado: Agosto 27, 2006 Share Publicado: Agosto 27, 2006 Olá, Sim Liliana o Calcio na água irá aumentar! A ter cuidado que a dureza e o pH também irão aumentar... Talvez outra forma de aumentar o calcio sem mecher nestes dois factores fosse o melhor, não sei pois não conheço o teu caso. Em todo o caso deixo-te esta resposta dada pelo moderador Luís Fortunato (resposta de como aumentar o calcio sem mecher no pH): Olá. O melhor que tens a usar é Cloreto de Cálcio (CaCl2). Tens é de tomar cuidado, porque as espécies que tens no aquário podem-se dar mal com os Cloretos em solução (é para caridinas??). Outro aspecto que tens de ter em conta, é que se os fosfatos do teu aquário estiverem altos o Cálcio desaparece, deixando de estar disponível para os seres vivos, precipitando sobre a forma de Fosfato de Cálcio. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts