Recommended Posts

Publicado

Ilustres,

Tive a oportunidade única, concedida pelo nosso amigo Nelson Oliveira, de trazer para o meu aquário dois excelentes exemplares F0 (selvagens) desta espécie.

Para além de contar hoje com uma espécie que desconhecia totalmente até há bem pouco tempo, e que, sem duvida enriqueceu o meu aquario, assumi paralelamente a responsabilidade de continuar o trabalho e a divulgação já iniciada pelo Nelson.

Em jeito de "teaser", deixo aqui a informação, para já, possível (a grande maioria retirada do URL http://www.planetcatfish.com/catelog/speci...species_id=401), assim como algumas fotos da autoria do Nelson, a quem novamente agradeço os peixes, a disponibilidade e as fotos :D ;

Espero que gostem:

Nome Científico: Lophiobagrus Brevispinis

Nome Comum:

Distribuição Geográfica e/ou Localização Típica: Lago Tanganyika, África Ocidental

Tamanho: 7 cm (macho); 5 cm (fêmea)

Dimorfismo Sexual: Para além da visível diferença de porte em adulto, quando visto de uma perspectiva superior, o macho apresenta uma região encefálica mais larga em relação à linha do torso, enquanto que nas fêmeas pode observar-se uma região abdominal mais arredondada

Temperatura: 22 a 28º C

pH: 7.4 a 9.0

Outros Parâmetros da Água: Para manter esta espécie em condições ajustadas às suas exigências, não diferentes das restantes populações dos Lagos do Rift, a água deverá ser moderadamente dura (>= 10gH) e bem oxigenada/movimentada.

”Decoração”: O Lophiobagrus requer um conjunto suficiente de esconderijos. Sendo um peixe “noctívago”, o que significa que desenvolve as suas rotinas alimentares, sexuais e sociais tipicamente de noite, entenda-se que os esconderijos são essenciais para que, à luz, possa refugiar-se em segurança. Este claroteidae é também um escavador nato, técnica que utiliza para construir os seus próprios refúgios, pelo que o substracto deve ser idealmente de areia de granulometria reduzida.

Alimentação: O Lophiobagrus aceita relativamente bem qualquer tipo de comida em flocos ou congelada. No entanto, a introdução no plano alimentar de bases ou complementos de pequenos crustáceos, larvas de insectos ou pequenos vermes estará mais ajustada aos hábitos deste peixe.

Compatibilidade: O Lophiobagrus Brevispinis é um peixe sociável, que deve ser mantido num pequeno grupo, desde que o layout do aquário permita esconderijos suficientes para cada indivíduo. Quando mantido um só exemplar, este desenvolve um comportamento tímido e pouco activo.

Reprodução: É observado um comportamento reprodutivo bi-parental, o que quer dizer que ambos os progenitores demonstram um comportamento defensivo em relação aos ovos e aos alevins. A postura, gestação e eclosão dos ovos está normalmente alojada numa caverna acerrimamente defendida pelo casal, e, durante as 3 semanas do ciclo, cessam os hábitos alimentares, dedicando-se o casal exclusivamente à manutenção do ninho e à defesa da caverna.

Outras Notas: 8)

Fotos:

100_8301.jpg

100_8300.jpg

100_8299.jpg

100_8298.jpg

100_8293.jpg

Fiquem bem. :wink:

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Publicado:

Pelo que me apercebi do Link, essa espécie é possivel reproduzir em cativeiro.

Vais tentar fazê-lo? Era importante uma vez que até está ameaçada e certamente haveria interessados.

Um dia destes as variedades disponiveis serão muito menos 8)

J.Duarte

José Gonçalves

Publicado:

Caro J. Duarte,

Sobre a reprodução, vou ter primeiro de me certificar que são um casal, já que nem eu nem o Nelson Oliveira temos quaisquer certezas neste campo.

Se porventura for um casal, pois como é óbvio, tentarei recriar as melhores condições possíveis para conseguir reproduções bem sucedidas, já que, segundo apurei, o sucesso é relativamente fácil nas reproduções em cativeiro.

Um grande abraço.

Fica bem. 8)

Sérgio

apc_bar.png
Publicado:

Não me trates com tanta formalidade :D .

Fico feliz por saber isso e vai dando noticias 8) .

Fica bem!

José Gonçalves

Publicado:

Ora bem amigos...

Depois desta resposta no planetcatfish forum, relacionada com um tópico que postei esta manhã onde solicitei ajuda para identificação dos sexos com base nos comportamentos que tenho vindo a verificar (o mais flagrante é que ambos os indivíduos estão a co.habitar numa mesma caverna que eles próprios escavaram), a expectativa de ser um casal vai crescendo:

[quote name=sidguppy - Forum mega-poster :!: at planetcatfish.com]Hi  

nice find; you might check out this:  

http://www.planetcatfish.com/cotm/cotm.php...?article_id=156  

wich is written by me.  

If yours are hiding in a single cave chances are fairly big it's a pair unless it's the only available cave!  

but to check it out isn't too hard; you need to put both fish together in a bucket or some sort of container with a white or light bottom. viewed from above the male has a much wider head, the female has a narrower mouth. with males the widest part of the body (not counting pectoral fins) are the gills; with females the widest part is the belly.  

This is particular good to see if the fish are almost the same size.  

Apart from that; (sub) adults should rest in a cave of their own. they're social fish (unlike Lophiobagrus cyclurus wich is fiercely agressive to unwanted speciesmembers), but not so social that they share caves (youngsters do! but after they reach 1,5"/3-4cm or so they should seek out individual caves.

Lamento que o texto fique aqui momentanea e exclusivamente em Inglês. No entanto, vou traduzir este texto para Português, e colar aqui a tradução assim que tiver oportunidade. :shock:

Presumindo que estes individuos atingiram já o estado adulto, e que o aquário tem mais potenciais esconderijos (resta escavá-los como fizeram com o actual), falta fazer a comparação física conforme sugere o sidguppy.

Amanhã já terei aqui ou boas ou más notícias...

Um abraço.

Fiquem bem.

Sérgio

apc_bar.png
  • 3 meses depois...
Publicado:

Pic_7925_32.jpg

Pic_7925_33.jpg

Era mesmo um casal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ALEVINS F1 DE LOPHIOBAGRUS BREVISPINIS!!!!!!!!!!!!! :(:(:?:

Tou mesmo, fosga-se, mas mesmo mesmo mesmo PASSADO!!!

(ao mesmo tempo uma beca frustrado, porque acho que me antecipei demais a sacá-los da gruta dos pais :D :cry: - só espero que se aguentem...)

Desculpem a qualidade das fotos, mas tinha que partilhar já convosco e não houve tempo para mais e melhor!!!!!

Um grande abraço a todos!!

Sérgio

apc_bar.png
Publicado:

Boas

Muitos parabéns avô :D !

Só uma sugestão: quando tiveres duvidas, deixa alguns bébés com os pais só para veres como eles reagem :wink:

Mas mais uma vez: muitos parabéns!

Cumps