Triton Publicado Agosto 21, 2006 Publicado Agosto 21, 2006 Caros aquarófilos, Imagino que este seja um tópico mais que debatido aqui mas, apesar de já ter pesquisado um pouco neste e noutros sites, gostava de uma opinião de alguns dos peritos em ciclídeos. Após uns 2 anos de interregno de aquariofilia, em que me dediquei mais á colecção de répteis e anfíbios, vou converter uma aquário de cerca de 60 L numa amostra do Tanganyka. (estou ciente das limitações de espaço...) Para já, o projecto inclui: substrato de areia do rio fina (devo misturar alguma areia de coral ou ostra partida para elevar o pH?) filtro interior (não me lembro da marca) e temp à volta de 26ºC pedras calcáreas criando cavernas, 2 ou 3 pés de anúbias e umas conhas de gastrópode espalhadas Quanto à fauna, acho muito interessantes os conchículas (provavelmente vou optar por um trio de Neolamprologus similis ou multifasciatus) mas será possível manter junta alguma outra espécie de ciclídeo com hábitos diferentes (cavernícola ou meia água)? Pensei em Lamprologus leleupi ou Cyprichromis sp... ALguma sugestão ou conselho que me ilumine neste projecto? Obrigado
Daniel Marques Publicado: Agosto 21, 2006 Publicado: Agosto 21, 2006 Boa tarde, Num aquário com essa litragem eu não colocaria mais do que uma espécie de conchiculas, similis ou os multis como preferires. Coloca 4 ou 5 e deixa que o tempo fará o resto. Cyprichromis vivem em cardumes e esse aquário é muito pequeno para manteres qualquer uma das espécies seja que quantidade for. Leleupis são muito territoriais e peixes que se abrigam em zonas de pedras, ao contrário dos Similis/Multis que habitam nas conchas.
Triton Publicado: Agosto 22, 2006 Autor Publicado: Agosto 22, 2006 Boas, Era a resposta que já esperava... Em todo o caso, os Cypri já estariam bastante fora da equação. Em alternativa aos similis ou multifasciatus, qual a opinião sobre outro conchículas como os ocellatus? Eu sei que é um erro vulgar sobrepovoar um aquário mas com estas dimensões há alguma combinação de 2 espécies possível, salvaguardando o bem estar dos peixes? Obrigado
Daniel Marques Publicado: Agosto 22, 2006 Publicado: Agosto 22, 2006 Eu sei que é um erro vulgar sobrepovoar um aquário mas com estas dimensões há alguma combinação de 2 espécies possível, salvaguardando o bem estar dos peixes? Obrigado Na minha opinião, não. Se queres Ciclideos Africanos tens duas opções. 1ª - Nesse aquário só com uma colónia de conchiculas 2ª - Compra um aquário maior com 150cm ou maior e então podes dar largas á tua imaginação
Triton Publicado: Agosto 23, 2006 Autor Publicado: Agosto 23, 2006 Obrigado pelas respostas, que só vêm confirmar as minhas suspeitas Comecei hoje a montar o aquário com uma camada de areia de rio fina (3-4 cm será suficiente para os conchículas?) e alguns seixos e placas de xisto num dos cantos. Estou a planear ligar um filtro exterio Eheim que usava para um aqua com tartarugas (agora estão bem melhor num lago exterior) e deixar o sistema ciclar durante um mês de modo a estabilizar a química da água. Se colocar 1 ou outro peixe resistente (tipo mollys) irei acelerar este processo? Qualquer outra sugestão é muito bem vinda. Cumprimentos
Triton Publicado: Agosto 24, 2006 Autor Publicado: Agosto 24, 2006 Boas tardes, Volto novamente à carga com a seguinte questão: no lago Tanganyka existem outros peixes que não ciclídeos. No sentido de recriar um aquário de biótopo alguém aqui tem experiência na manutenção de ciclídeos com Lampeyes (antigo género Aplocheylichthys. A. pumilus, acho)? Obrigado
Recommended Posts