Gago Publicado Agosto 19, 2006 Publicado Agosto 19, 2006 Ola sou novo neste forum e em relação à aquariofilia posso dizer que comprei hoje o meu primeiro aquario (pode-se dizer que sou cadidato a novato visto que ainda não montei o aquario). Vou passar a discrever o equipamento que comprei afim que alguem me caridosamente de alerte para alguma falha ou me diga se comprei alguma coisa mal (estou a tempo de trocar) 1- Aquario de 206l (120x42x51.5) 2-bomba filtrante Tetratec Ex 700 capacidade para 250 litros fitros que contem: - almofada filtrante - carvão activado - esponjas filtrante (4) - bioballs (não sei para que serve) - aneis de ceramica (Não sei para que serve) 3 - reflector de 100cm 30W 4 - aquecedor de 150W. Pretendo usar filtro biologico no fundo com areia natural do rio (alguma desta areia será de um aquario já estabelecido (Dica que li aqui no forum) Depois de descurtinar como preparar o aquario (terei ainda que estuda o ciclo de azoto, estou tão a zero que ainda não dá para ter duvidas) pretendo que este seja decorado com plantas aquaticas e para fauna inicial estava a pensar em 1 ou 2 limpa fundos e limpa vidros na mesma quantidade. mais tarde gostaria de colocar gupys e betas. estou consciante da minha ignorancia sobre esta actividade pois apenas tenho esperiencia com terrarios (tenho tartarugas à ± 2 anos), Terei que estudar muito o temas e não pretendo dar passos precipitados que ocasionem mortes de peixes e plantas. agradecia que alguem me desse as seguintes dicas: -Como instalar um filtro biologico na areia de fundo? - Necessito de uma bomba de ar ou a bomba filtrante por si oxigena o aquario? Quais as plantas e peixes que me recomendam a principio? Obrigado Citar
mr.p Publicado: Agosto 19, 2006 Publicado: Agosto 19, 2006 Boa noite, Sê muito bem vindo a este fantástico hobby!!! Desde já os meus parabens pela vontade de aprender, e também por te estares a iniciar com um aquário já grandinho o que facilita muita coisa. Como te estas a iniciar, aconselho a leitura: http://fins.actwin.com/mirror/pt/ "]http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?t=36380[/url] Quanto ao material em si, as Bioballs e os aneis de cerâmica servem para alojar bacterias que ajudaram a filtrar biologicamente o aquário! (amónia e amónio eslas transformam em nitritos e destes em nitrados, estes ultimos são tirados da água atraves das trocas de água). Creio que podes vir a ter alguns problemas com a iluminação, 30w para 200 litros é manifestamente pouco principalmente se queres vir a manter plantas! Como é um primeiro aquário e não deves querer meter já em aquários densamente plantados eu apontaria para um rácio de 0.5w/l, ou seja 100w de iluminação no teu caso...Pesquisa sobre o assunto e sobre as várias soluções. Outra coisa, o aquecedor de 150w pode ser "curto", mas depende do sitio onde instales o aquário! Se for uma divisão fria eu aconselharia a comprar outro! Quanto dizes que querers construir um filtro biologico no fundo...Não sei bem se te estás a referir ao "filtro de fundo" ou simplesmente à camada de substrato que cobre o aquário e onde as bactérias se alojam! Se for este último apenas terás de ter o cuidado de escolher um areão poroso se bem que com todos os substratos vais criar o que tu chamas (e muito bem) de filtro biologico! Não necessita de nenhuma bomba nem nada! Nos sites que te dei tem exemplos de faunas que podes ter no inicio! Uma ajuda sera ver os parâmetros físico-químicos da tua água, assim poderiamos limitar as espécies que podes ter! Boas leituras. Espero ter ajudado, Pedro Pinheiro Citar
Gago Publicado: Agosto 19, 2006 Autor Publicado: Agosto 19, 2006 muito obrigado pela tua resposta. Em relação a questão do filtro biologico é realmente um lapso da minha parte o que eu queria dizer é filtro de fundo estou a ter alguma dificuldade em entender como monta-lo e se necessito de uma bomba de ar para forçar a filtragem ou se a minh bomba que é externa com um caudal de 700 l/h é suficiente. Em relação á tua recomedação do aquecedor vou tentar trocar para um de 200W de potencia, apesar de eu manter a temp da minha casa perto do 23ºc o Ano todo Mais um vez obrigado pela tua ajuda Citar
mr.p Publicado: Agosto 20, 2006 Publicado: Agosto 20, 2006 Deixa estar esse filtro de fundo bem paradinho Actualmente não se usam mais esses filtros, dão mais "chatisses" que propriamente beneficios. O filtro que tens deverá ser suficiente, desde que não exageres na quantidade de peixes e faças as fundamentais trocas de água! Abraços, Pedro Pinheiro Citar
krushandkill Publicado: Agosto 20, 2006 Publicado: Agosto 20, 2006 Arre burro!!!! Ora aqui está um caloiro cuidadoso!!!! Camarada, tomara muitos (incluindo eu) serem tão cuidadosos no arranque, parabéns! Ora, vou-te dar uns links também, já agora: http://faq.thekrib.com/pt/begin.html http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html Já tens ali muito para te entreter. Por último, faz um teste de pH à água das tuas torneiras, diz que tipo de peixes e plantas te agradam mais para a malta aqui poder ajudar-te mais um bocado. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Gago Publicado: Agosto 21, 2006 Autor Publicado: Agosto 21, 2006 Ainda não comprei o kit de teste do PH. Em relação aos Peixes. Estou em pensar num limpa fundos, num limpa vidros; em Betta(3), Combatente;Gourami Beijador(6);Tetra Limão(3);Tubarão Martelo(3) e Guppy(3). Mas na realidade ainda não verifiquei a compatibilidade destas especies entre si. Estou pendurado com o areão, pois gostaria de colocar areão do rio, infelismente só daqui a 2 semanas é que temho disponibilidade de ir a Oliveira do hospital (eu resido em lisboa), apanhar o areão). Gostaria de saber se em alternativa posso usar araia grossa da praia e como devo tratar esta areia para um aquario de agua doce. muito obrigado pelo vosso interesse Citar
krushandkill Publicado: Agosto 23, 2006 Publicado: Agosto 23, 2006 3 bettas maxo, no mesmo aquário?????? Vais fazer uma casa de apostas... Péssima ideia. Matam-se uns aos outros. Até os beijadores são do piorio entre eles, quanto mais com bettas no aquário...vê bem as compatibilidades entre eles. Depois de veres como está o pH da tua água, é que podes olhar para os peixes que melhor se encaixam aí. Isto, para poupares stress a ti e aos peixes e despesas/trabalho extra com aumento ou diminuição de pH com quimicos ou turfa... Areia da praia - dá trabalho, mas os brasileiros usam. Tens de retirar à mão TODAS as conchas, búzios, mexilhões, etc. Ferver muitas e muitas vezes a areia. Ou a meio da vistoria da areia ou das fervuras, vais acabar por desistir da ideia e vais comprar areão a uma loja... Ou vais só ferver a areia e aproveitar que já tens conchas e demais matéria calcária, e montar um aqua de ciclideos africanos... Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
Gago Publicado: Agosto 29, 2006 Autor Publicado: Agosto 29, 2006 Não realidade não queria por 3 betas machos mas sim 1 macho e duas femeas, claro que assumi que a femea fosse no minimo parecida com o macho (imaginem a decepção). Vou evetualmente colocar um macho pois é sem duvida um peixo muito bonito. Finalmente montei e enchi o aquario, com areão inerte como substrato, quase 200 litrinhos de agua. Constatei que tenho um PH de 7.6 ( e 7.6 e o fim da escala do texte que comprei), meti bacterias no aquario e vou esperar uns dias a ver o que dá antes de colocar qualquer quimico para baixar o PH. Gostaria de colocar um questão, eu todos os anos compro lenha de azinho alguns troncos tem formas que poderiam ficar bem no aquario. Pode-se por um troco de azinho no aquario? como devo tratar a madeira antes de coloca-la?? Citar
a_feijao Publicado: Agosto 29, 2006 Publicado: Agosto 29, 2006 boas! é bom ver pessoas a começar assim 1- Aquario de 206l (120x42x51.5) isto pelas minhas contas dá 250 litros brutos melhor Pode-se por um troco de azinho no aquario? como devo tratar a madeira antes de coloca-la?? podes por á vontade o tratamento é igual a todos os outros troncos por de molho, frever tem de estar bem seco pesquisa aqui no forum tem muito a falar sobre isso! Citar
Nuno Antunes Publicado: Setembro 4, 2006 Publicado: Setembro 4, 2006 Constatei que tenho um PH de 7.6 ( e 7.6 e o fim da escala do texte que comprei), meti bacterias no aquario e vou esperar uns dias a ver o que dá antes de colocar qualquer quimico para baixar o PH. Então não tens ph de 7.6... mas sim eventualmente superior (talvez um teste de gama alargada seja melhor). Quimicos? Não vás por aí. Não pelo menos sem antes veres o Kh da tua água. No meu caso por exemplo o ph da minha água é 8. Mas o kh é 14. Ou seja, se eu quisesse baixar o ph da minha água só praí metendo ácido sulfúrico ou outro do género O kh, que já deves estar a perguntar o que seja, em termos leigos de aquariofilia, mede a "resistencia" da água em diminuir o ph à custa de quimicos. Um kh elevado significa que te vais ver atrapalhado para diminuir o ph e que a cada muda de água é um castigo para meteres tudo em condições. Mudas de emergência? Esquece, não dá, porque tens de tratar a água primeiro. Erro comum do pessoal é escolher os peixes logo todos... depois a água é demasiado ácida ou demasiado alcalina e lá vão os peixes de vela. Em relação à tua água vejo duas vias: -Numa de relax: escolhes peixes adaptados ao teu ph e vives sempre na boa sem andares às voltas com quimicos e ph's oscilantes. -Numa de aplicação: Escolhes os peixes e adaptas a água. Se não queres ter sobressaltos convem teres sempre de parte água tratada e com o ph certo para uma TPA de emergência que possa surgir. Para mim não dava... a aquariofilia é um hobby... não um emprego a tempo inteiro Já agora os troncos... podes meter troncos sem problemas, certifica-te só que sejam secos e que não tenham eventualmente apanhado pesticidas ou afins. Os troncos verdes não são muito bons para meter no aquário por causa da resina. Boa sorte aí com o teu aquário Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Gago Publicado: Setembro 4, 2006 Autor Publicado: Setembro 4, 2006 Muito obrigado pela explicação, efectivamente já constatei que a água da rede que abastece o meu conselho é dura e vem com um PH de 8. Para baixar o PH, optei por não usar químicos, coloquei troncos no fundo (comprados numa loja) e turfa no filtro exterior. Já se nota uma melhoria (PH 7.4). Tenho agora as seguintes dúvidas, para as quais não encontrei tópicos abertos: -Na loja onde comprei a turfa foi-me dito para retirar as biobols e substitui-la pela turfa visto que estas em água doce não serviam para nada. O que eu fiz foi retirar metade das biobols e colar lá a turfa acondicionada numa meia de senhora fervida. Gostaria de saber a vossa opinião sobre esta suposta redundância das biobols. - Reparei que existe uma certa falta de consenso acerca do uso em continuo no carvão activado, pessoalmente pelo que tenho lido em páginas de iniciação á aquariofilia (gentilmente cedidas por colegas do fórum) e por aquilo que observo no meu aquário opto por usar sempre o carvão. A coloração induzida pela turfa e pelo troco foi rapidamente eliminada dando um aspecto cristalino á agua. Se alguém achar que estou a fazer asneira por favor expliquem-me porque? - Finalmente (estavam a ver que eu não me calava), quem verificar o meu setup constata que não tenho a iluminação necessária. Após consultar a página do fornecedor verifiquei que tenho uma lâmpada do tipo growlux que supostamente é para peixes e plantas. Devo na vossa opinião comprar uma lâmpada para peixes ou plantas? (quem for da opinião que devo comprar as duas e mandar esta para o lixo abstenha-se de dize-lo, pois pelo preço que ela custou não vou faze-lo). Obrigado pela vossa ajuda. Citar
Nuno Antunes Publicado: Setembro 5, 2006 Publicado: Setembro 5, 2006 Muito obrigado pela explicação, efectivamente já constatei que a água da rede que abastece o meu conselho é dura e vem com um PH de 8.Para baixar o PH, optei por não usar químicos, coloquei troncos no fundo (comprados numa loja) e turfa no filtro exterior. Já se nota uma melhoria (PH 7.4). Sortudo! Cá em casa nem com 3 troncos e turfa no filtro baixou -Na loja onde comprei a turfa foi-me dito para retirar as biobols e substitui-la pela turfa visto que estas em água doce não serviam para nada. O que eu fiz foi retirar metade das biobols e colar lá a turfa acondicionada numa meia de senhora fervida. Gostaria de saber a vossa opinião sobre esta suposta redundância das biobols. As biobals servem como meio de fixação das bactérias mas precisam de estar em contacto com o ar para serem eficientes. Há que use em água doce, há quem não use. Eu uso, mas tenho uma sump. Dentro de um filtro nunca as colocaria. - Reparei que existe uma certa falta de consenso acerca do uso em continuo no carvão activado, pessoalmente pelo que tenho lido em páginas de iniciação á aquariofilia (gentilmente cedidas por colegas do fórum) e por aquilo que observo no meu aquário opto por usar sempre o carvão. A coloração induzida pela turfa e pelo troco foi rapidamente eliminada dando um aspecto cristalino á agua. Se alguém achar que estou a fazer asneira por favor expliquem-me porque? O carvão activado funciona bem até saturar. Depois disso deixa de "filtrar" os quimicos. Só tens de ter atenção ao tempo em que o tens no filtro e ir trocando de vez em quando. E claro, se precisares de dar tratamentos na água terás de o tirar ou então os tratamentos ficam sem efeito. - Finalmente (estavam a ver que eu não me calava), quem verificar o meu setup constata que não tenho a iluminação necessária. Após consultar a página do fornecedor verifiquei que tenho uma lâmpada do tipo growlux que supostamente é para peixes e plantas. Devo na vossa opinião comprar uma lâmpada para peixes ou plantas? (quem for da opinião que devo comprar as duas e mandar esta para o lixo abstenha-se de dize-lo, pois pelo preço que ela custou não vou faze-lo). Depende do que queres na realidade. Se queres fazer um plantado todo bonitinho, então precisas de iluminação decente. Agora se só queres manter umas plantinhas em condições mas não tens aspirações a grandes voos com jeito até podes colocar uma lampada dessas comerciais que custam 1/3 do valor dessas "especiais". Procura aqui no forum que algum pessoal já referiu essas lampadas. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Gago Publicado: Setembro 5, 2006 Autor Publicado: Setembro 5, 2006 muito obrigado pelas respostas, contudo um duvida preciste em relação ao carvão. O ferro paras as plantas, as bacterias que se intrudos na agua, tratamentos para o cloro e para baixar o PH são anulados pelo filtro? masi uma vez agradeço a vossa paciença Citar
Nuno Antunes Publicado: Setembro 5, 2006 Publicado: Setembro 5, 2006 Podem ser. O carvão é "cego" e "filtra" os quimicos que é normal filtrar. O ideal seria dispensares o seu uso, mas a contrapartida é teres água "cor de chá". Se não te incomodar o tom cobre da água então podes tirar o carvão na boa que não terás problemas. Procura aqui no forum que existe um tópico mais cientifico acerca do carvão activado. Para mim o carvão é para filtrar medicamentos após doenças. Fora isso é para estar guardado Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Gago Publicado: Setembro 18, 2006 Autor Publicado: Setembro 18, 2006 ponto de situação em relação ao meu aquario. Tenho de momento 7 peixes no aquario (asneira penso eu) 1 coridora, 2 tetra prata e 4 platys. Os peixes parecem felizes e contentes o problema é que tenho 40 mg/l de No3 na agua estou a fazer tpa´s de 20 l dia sim dia não e alem de não me baixar o NO3 está a aumentar-me o PH. estou preocupado Citar
Nuno Antunes Publicado: Setembro 18, 2006 Publicado: Setembro 18, 2006 Lembras-te do que te disse acerca dos quimicos para baixar o ph não lembras? É muito bonito mas se precisamos de andar com TPA's de emergência estamos feitos. Em relação ao NO3 já te respondi no outro tópico que criaste. É estranho ele não baixar com as TPA's. Normalmente apontaria o dedo à água da rede mas dizes que a testaste e estava em condições por isso nem a referi. Não sendo a água de rede e não estando o teu aquário sobrelotado, a fonte de NO3 ou estará nalgum elemento (turfa, fertilizante) ou estará em comida a mais dada aos peixes ou então o teste está estragado. Normalmente quando suspeito de um teste o que faço é testar água engarrafada com ele. Isto porque na água engarrafada aparecem os valores de referencia que depois posso confirmar com os que o teste me dá, para verificar se está bom. Assim, lista de coisas a verificar/fazer: - Se os testes estão bons. - Verificar se não estás a dar comida a mais, i.e. quando alimentas os peixes a comida não deve cair para o fundo do aquário, deve ser toda comida de imediato pelos peixes. - Sifonar o areão. - Experimentar uma TPA de 50% se o problema se mantiver. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Gago Publicado: Setembro 18, 2006 Autor Publicado: Setembro 18, 2006 Caro Nuno Antes de mais nada agradeço o teu auxilio desculpa-me o a duplicação do topico, deve-se um pouco à minha precupação com a eventual morte dos peixes. prometo contudo que não voltará a acontecer. Não me esquci daquilo que disses-te em relação à alteração do PH. Alterei o PH de forma a puder criar peixes mais "faceis de manter" ou seja mais resistentes a um eventual azelhice minha. Penso que ninguem é indiferente a perda de animais de estimação devido à inesperiencia propria. Mas voltando ao que interessa vou hoje mesmo verificar os indicadores(ponto 1). Em relação á alimentação tenho alterado um dia dou flocos (jbl) outro dia dou um comprimido(sera) de forma que a coridora coma (reparei que os outros peixes também se abarbatam ao comprimido por isso quando dou o comprimido não dou flocos). Gostaria contudo saber se existe alguma regra que quantifique a quantidade de comida a dar por peixe.(algo meramente indicativo claro)já li algo tipo 2 flocos por peixe(ponto 2). O areão tem sido sifonado a cada TPA que faço(3). ponto 4 espero não chegar lá. Mas se o fizer terei de condicionar quimicamnete o PH com redutores? Em relação à turfa é da fluval comprada numa loja que patriocina o forum mais uma vez obrigado pela ajuda Citar
Nuno Antunes Publicado: Setembro 18, 2006 Publicado: Setembro 18, 2006 Não me esquci daquilo que disses-te em relação à alteração do PH. Alterei o PH de forma a puder criar peixes mais "faceis de manter" ou seja mais resistentes a um eventual azelhice minha. Penso que ninguem é indiferente a perda de animais de estimação devido à inesperiencia propria. Não leves a mal... mas eu diria que o verdadeiro peixe de iniciado é mesmo o ciclideo africano (ph 8!!). São bichos de guerra, é preciso fazer muitas asneiras para matar um ciclideo africano. Não fosse a agressividade e a necessidade de aquários maiores e seriam mesmo os peixes de inicio na aquariofilia. Em relação á alimentação tenho alterado um dia dou flocos (jbl) outro dia dou um comprimido(sera) de forma que a coridora coma (reparei que os outros peixes também se abarbatam ao comprimido por isso quando dou o comprimido não dou flocos). Gostaria contudo saber se existe alguma regra que quantifique a quantidade de comida a dar por peixe.(algo meramente indicativo claro)já li algo tipo 2 flocos por peixe(ponto 2). A regra é simples... dá a comida suficiente para que eles a comam em 2 minutos. Mais vale dar pouco e repetir que dar demais e ir para o fundo apodrecer. As pastilhas para a corydora são muito boas e elas adoram, mas uma pastilha inteira para uma cory é demais. Quando tive corydoras dava-lhes vitachips da sera. Adoravam aquilo e tinha a vantagem que podia partir a pastilha e como os outros peixes também ficavam doidos com aquilo dava para dividir por todos. ponto 4 espero não chegar lá. Mas se o fizer terei de condicionar quimicamnete o PH com redutores? Se chegares ao ponto 4 não é desgraça nenhuma... eu aqui por casa praí a cada 2 meses faço uma tpa de 50%. Os peixes adoram ter água nova em tanta quantidade e correspondem normalmente com grandes orgias . Obviamente no teu caso e como baixaste o ph, antes de meteres a água nova tens de a tratar e colocar o ph no nivel daquele que está no aquário. Estás a ver porque motivo não gosto de brincar com o ph, não estás? Já imaginaste o que era ter de tratar 200L de água (no meu caso)? Não era um hobby... era um emprego Finalmente... estive a ler o teu outro tópico. Dizes: penso que ao todo devo ter 4 bolas para 7 plantas estão enterradas no areão uns 3 ou 4 cm e aqui neste tópico dizes: O areão tem sido sifonado a cada TPA que faço(3). Junta a estes 2 factores uma ou mais corydoras que adoram fuçar o areão e o que tens? as bolas de adubo a adubar a água em vez de adubarem a planta. Experimenta parar por completo com a fertilização por uns tempos. Não deves ter o aquário assim tão plantado que necessites de tanto adubo e as plantas não se devem ressentir. Se vires que ficam amareladas dá-lhes adubo liquido e não em bola. Vai verificando se com isso o nivel de nitratos não começa a baixar. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Gago Publicado: Setembro 18, 2006 Autor Publicado: Setembro 18, 2006 Fiz a verificação dos indicadores com agua mineral e parecem-me bons. vou retirar as bolas de adubo.para ver se o nitritos baixam. Entretanto por sugestão da loja onde customo comprar o material acrescenteu bacterias (apezar de achar que não faz muito sentido visto que os nitratos são o final do ciclo). Em relação aos ciclideos africanos ando tentado acredites ou não já se ofereceram para me darem ciclideos africanos. faz parte dos meu planos ter um aquario de ciclideos (tenho um segundo aquario de 100x40x40 que era do meu irmão para esse fim),mas primeiro gostaria de ter este aquario a funcionar. mais uma vez obrigado pela ajuda Citar
Nuno Antunes Publicado: Setembro 19, 2006 Publicado: Setembro 19, 2006 Hehe... os ciclideos africanos são um bichinho! para quem goste do genero claro. Há pessoal que os acha muito brutos e como os gajos têm a mania de comer as plantas, há quem não goste deles. Pessoalmente inicei com ciclideos africanos do malawi, mas ultimamente o meu foco de atenção está mais no lago tanganika e nos tropheus. O problema com africanos é só um... os aquários são sempre pequenos Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Gago Publicado: Setembro 19, 2006 Autor Publicado: Setembro 19, 2006 boas noticias O NO3 baixou para 10 mg/l eu injectei no aquario ontem 20ml de bacterias. Á cautela parti parte de um bola fertilizante e coloquei numa garrafa de agua vou deixar repousar e amanhâ vou medir os nitratos Citar
Recommended Posts