ezstyle Publicado Fevereiro 21, 2004 Publicado Fevereiro 21, 2004 Oi Pessoal! gostaria de saber se algum membro aqui do forum ja teve algum peixe acometido por essa doença , e como era mantido , parametros, alimentação etc. e qual o tratamento utilizado desde ja agradeço a vossa colaboração CICLIDEOS A EVOLUÇÃO
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Fevereiro 22, 2004 Publicado: Fevereiro 22, 2004 Eis um tópico interessante ( deveria ir para as doenças ). Penso que quem tem Mbunas e especialmentre Tropheus mais cedo ou mais tarde depara-se com Malawi bloat . É dificil defenir este síndrome ; chamo-lhe síndrome ,porque é uma doença em que aparentemente varias causas concorrem para que se manifeste e o quadro clínico é pouco defenido ,embora os sintomas mais frequentes sejam falta de apetite, abdomen dilatado , e morte súbita. A causa principal parece ser uma alimentação ,pobre em fibras ( matéria vegetal ), um excesso de proteínas e/ou uma mudança brusca da alimentação.Bocados de alimentos demasiado grandes e ainda congelados também podem ser responsáveis . Falta de TPA's ,de sifonagem dos detritos, dureza baixa e má qualidade da água parecem predispor ao aparecimento da doença. Parece haver um disbiose intestinal aguda ( isto é uma alteração da composição da flora intestinal ) com multiplicação de bactérias que produzem toxinas e excesso de gazes . A cura é dificil sendo a preveção a nossa melhor arma. No entanto o uso de antibioticos ( eu uso flagyl + nifurpinol ) aos primeiros sintomas precedido de uma troca de 50 % da água parece funcionar em alguns casos. Cump. Rui Ferreira de Almeida PS : Parabéns pelos teu artigos no Fórum e no "site"
João Magalhães Publicado: Fevereiro 28, 2004 Publicado: Fevereiro 28, 2004 Boas, Eu já tive um akua com os peixes praticamente todos infectados com essa doença. Morreram uns 4 ou 5 peixes. Quanto às condições da água em que os mantinha não sei, mas não devia ser muito má, penso até que foi devido a alguns exemplares que comprei que já vinha infectados. No entanto, e como nessa altura ainda tinha muito pouca experiência com os CAs do Malawi, alimentava-os muitas vezes com artémia congelada e comida seca com bastantes proteínas animais. O tratamento que fiz foi utilizando o Fagyl 250 e o Fluvermal 100, ambos em comprimidos. Obtive melhores resultados com o Fluvermal, mesmo sendo o flagyl o mais conhecido para tratar esta doença. Se por acaso houver alguém que tenha tido outro tipo de experiências, gostava de saber qual o melhor medicamento. Cps JAM João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
renatomro Publicado: Janeiro 4, 2009 Publicado: Janeiro 4, 2009 Boas,Eu já tive um akua com os peixes praticamente todos infectados com essa doença. Morreram uns 4 ou 5 peixes. Quanto às condições da água em que os mantinha não sei, mas não devia ser muito má, penso até que foi devido a alguns exemplares que comprei que já vinha infectados. No entanto, e como nessa altura ainda tinha muito pouca experiência com os CAs do Malawi, alimentava-os muitas vezes com artémia congelada e comida seca com bastantes proteínas animais. O tratamento que fiz foi utilizando o Fagyl 250 e o Fluvermal 100, ambos em comprimidos. Obtive melhores resultados com o Fluvermal, mesmo sendo o flagyl o mais conhecido para tratar esta doença. Se por acaso houver alguém que tenha tido outro tipo de experiências, gostava de saber qual o melhor medicamento. Cps JAM O melhor tratamento é feito com COLT mas este medicamento nao tenho encontrado mais . Acho que está proibida a importaçao. Caso alguém saiba onde encontrar , por favor me diga! Abraço!
Recommended Posts