Recommended Posts

Publicado

Estou a instalar um novo aqua para discus (em principio biotopo Amazonico), agora estou na duvida que tipo de iluminação usar.

Tenho a hipotese de comprar dois projectores HQI de 150W (300W total) por um preço de arromba (aprox. 100€ os dois).

Sera uma boa compra ou excessivo para um amazonico?

Quem me sugerem?

Obrigado,

Um abraço

Carlos Esteves

nota: Aqua 120 x 60 x 50 aprox 360l, sump de 80 x 40 x 30

Publicado:

depende da tua interpretação de o que é um biotopo amazónico....se a tua ideia é fazeres um aquario segundo a ideia generalizada de que um biotopo amazonico é um aquario com discos, couves (echinodorus enormes) e uns troncos entao sim tens luz em excesso (não em excesso mas em quantidade desnecessária) :D

Go ahead...make my day

Publicado:

Olá!

depende da tua interpretação de o que é um biotopo amazónico

A meu ver, num biotopo não haverá diversas interpretações. O biotopo como o nome indica, deve-se restringir ao meio que se pretende recriar, e como tal segundas interpretações não são possíveis, ou é ou não é!

O amazonas pela sua grande dimensão e extensão tem de facto zonas muito diversas, e por isso diversos biotopos. Os mais conhecidos e mais populares, são os ribeiros da floresta tropical húmida alagada (com discos e escalares) e as poças ácidas(com apistogrammas). O biotopo depende do que venhas a escolher. Também é censo comum que hoje em dia quando se fala em biotopo amazónico se fala de um aquário principalmente com discus e/ou escalares ou então de um aquário com apistogramma.

Um biotopo amazónico deverá ser sempre com pouca iluminação ou pelo menos com muitas zonas sombrias, Independentemente das espécies peixes que coloques, a bacia do Amazonas é uma parte alagada da floresta e como tal a iluminação é reduzida. Por decima dos rios e ribeiros há uma grande vegetação que obstroi a passagem directa da luz solar. Como tal, a escolha das plantas (diga-se couves) deverá ser sempre de plantas "pouco" exigentes em iluminação como as Cabomba, Echinodorus, Miriófilio, Eleocharis, etc. Devido à grande massa vegetal existentente nas águas provocada pela folhagem, troncos submersos, raízes, etc. as águas deverão ser "negras".

Se fosse a tí, optava por fazer zonas bem distintas de luz e sombra, talvez só com uma Hqi num dos lados para as Eleocharis p.e. a formarem um tapete e outra zona mais sombria com Cabomba, troncos e/ou outras plantas altas.

A meu ver com 300W vais ter um plantado com algumas espécies de peixes do Amazonas e não um verdadeiro biotopo Amazonense.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!