mr.p Publicado: Agosto 18, 2006 Publicado: Agosto 18, 2006 Dá perfeitamente Tenta criar um só tópico em que vais colocando todas as tuas dúvidas! Assim não se dissipa a informação, e um "novato" pode encontrar um tópico organizado que o ajude! Abraços, Pedro Pinheiro Citar
seraph Publicado: Agosto 18, 2006 Autor Publicado: Agosto 18, 2006 AH! okai, peço desculpa e agradeço a resposta! entao este tópico vai depois mostrar a evolução do meu aquario (se ouver evolução :D ) (já esta ligado há mais ou menos 2 dias, e hoje plantei umas quantas plantinhas, cada vez que olho para ele fico mesmo orgulhoso ) Citar :\
seraph Publicado: Agosto 18, 2006 Autor Publicado: Agosto 18, 2006 Então cá vão mais duas duvidas! qual o procedimento a seguir para fazer uma TPA? Enquanto o aqua faz o ciclo devemos fazer tb as TPA's? Citar :\
BMSP Publicado: Agosto 18, 2006 Publicado: Agosto 18, 2006 Fazeres TPAs durante o ciclo de azoto vai ajudar a estabilizar o aqua e a baixar os níveis de amónia,nitratos,etc! E até devem ser mais frequentes nesta altura em que o aqua está a começar, depois quando o ciclo já estiver estavél não são necessárias tantas TPAs! Citar Don't worry...be happy!!! ;D
seraph Publicado: Agosto 18, 2006 Autor Publicado: Agosto 18, 2006 mas que ritual devo fazer naunca fiz nenhuma e nem sei como se fazem :D Citar :\
mr.p Publicado: Agosto 18, 2006 Publicado: Agosto 18, 2006 Boas, Normalmente troca-se 20% da água do aquário semanalmente! A forma como o fazes depende da água que tens á disposição para fazer as trocas! Se tiveres água sem cloro, e com os parâmetros físico-químicos semelhantes aos da água do aquário podes trocar directamente da torneira! Depende muito do tipo de água...se disseres os parâmetros da tua água e a do aquário, assim como a sua proveniência será mais facil opinar :D Abraços, Pedro Pinheiro Citar
seraph Publicado: Agosto 18, 2006 Autor Publicado: Agosto 18, 2006 ainda não sei nada dos parametros da agua, ainda nao fiz teste nenhum, la naloja disseram para eu levar um semana depois a agua que eles faziam me os testes que escusava de gastar dinheiro com testes agora, mas como devo fazer a 1ª TPA? Citar :\
mr.p Publicado: Agosto 18, 2006 Publicado: Agosto 18, 2006 Suponho que não tenhas animais no aquário! Se assim é pode-se "fechar os olhos" à questão dos parâmetros. Agora precisamos de saber uma coisa, de onde vem a tua àgua? Reder pública? Poço? Citar
seraph Publicado: Agosto 19, 2006 Autor Publicado: Agosto 19, 2006 A agua é da rede publica de setubal e não sei mesmo nem o pph nem a dureza da mesma! mas o aqua está a funcionar a 4 dias so com plantinhas e sem peixe, que faço? Citar :\
Lirio Publicado: Agosto 19, 2006 Publicado: Agosto 19, 2006 Boas Pedro, Podes ver aqui na página 2, Qua Abr 19, 2006 9:53 pm, Assunto: Fazer uma TPA http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...er=asc&start=35 no meu caso, uso a água que retiro do aqua para as plantas, lavagem do chão e sanita; a água com que faço a TPA fica 24 horas em descanso, para sair o cloro, e como tenho balcão ao lado ponho uma banco e o "balde" em cima e assim escuso de fazer esforço... caso não compreendas algo, diz, e aproveita para ver o tópico que está excelente em todos os aspectos. E não me lembro de mais dicas... Boa sorte, Liliana Citar APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica
seraph Publicado: Agosto 19, 2006 Autor Publicado: Agosto 19, 2006 fixe muito obrigado Agradeço mesmo! Citar :\
krushandkill Publicado: Agosto 19, 2006 Publicado: Agosto 19, 2006 Fazes uma TPA... Toca a ir comprar um sifão e um balde aí de uns 15 litros. Usa o sifão e tira água para o balde. 10 lt chega e sobra. Tira as folhas soltas ou mortas. Aproveitas a água no balde e limpas as matérias filtrantes do filtro (falta dizeres que filtro tens). Usas a água que tiraste para regar vasos ou atiras para a sanita, na próxima vez que a utilizares. Coloca água nova no aqua. Senta-te e olhas para o aqua com a satisfação de um trabalho bem feito. :D E lês isto: http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...light=fazer+tpa http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...light=fazer+tpa http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...light=fazer+tpa E dá uma vistoria ao site http://faq.thekrib.com/pt/ Se mesmo depois de leres tudo ainda tiveres dúvidas, apita. EDIT: ora bolas, a Lili foi mais rápida... mas eu fui mais completo, naa,naa,naaanaaa (pondo a língua de fora)... :D Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
seraph Publicado: Agosto 19, 2006 Autor Publicado: Agosto 19, 2006 HUm muito bom estes Links, adiciona mais algumas noções ao link da Liliana, muito obrigado! Para retirar o cloro da agua posso juntar umas gotinhas de um produto que se vende nas lojas de animais? (eu coonheço esse produto porque usei para ai à 10 anos quando tive um globo turturante para peixinhos!) Citar :\
seraph Publicado: Agosto 19, 2006 Autor Publicado: Agosto 19, 2006 AHH e o filtro é uma caixinha de decantação que já vinha com o aqua! Citar :\
Lirio Publicado: Agosto 19, 2006 Publicado: Agosto 19, 2006 Bom dia Sérgio, Bom trabalho, sim senhor, podes usar este, é o máximo, .... reparas-te que não disse que dei ao cão, :D :D , mais umas mudas e começava a ladrar fininho... bjs Lili Citar APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica
krushandkill Publicado: Agosto 19, 2006 Publicado: Agosto 19, 2006 Anti-cloro. Também uso, quando me dá preguiça de deixar água a repousar. Estou a começar a atirar água directa da torneira, a ver se os peixes não se queixam. Para já, está a resultar, nem peixes com olhos baços tenho (segundo já vi por aqui, 1º indicativo de água com cloro a mais). Tenho um filtro desses, bem bom. Só não dá muito jeito para o limpar por dentro. :D :D - olha, afinal tem um destes!!!! Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
seraph Publicado: Agosto 19, 2006 Autor Publicado: Agosto 19, 2006 Mais uma dúvida: Os troncos no aquario ficam muito bem mesmo, queria colocar um no meu e tenho várias lojas de animais aqui ao pé da minha casa que os vendem mesmo para aquariofilia, mas a quesão coloca-se: Os troncos tingem a água, isso eu sei, mas á alguma maneira de não manchar a agua? Sugestões pff. Citar :\
mr.p Publicado: Agosto 19, 2006 Publicado: Agosto 19, 2006 Quer dizer, a água não fica manchada... A cor amarelada não trás qualquer problema tirando o estético, se não gostas de o ver aconselho a ferveres repetidamente os troncos! E deixa-los de molho agumas semanas num recipiente, e ir trocando a água desse mesmo recupiente diáriamente! A caso não faças este "tratamento" (atenção: aconselho a ferver sempre os troncos, em qualquer dos casos) a cor amarelada irá desaparecer com o tempo (ou com a colocação de carvão no filtro) e com as TPA's sucessivas! Espero ter ajudado, Pedro Pinheiro Citar
seraph Publicado: Agosto 19, 2006 Autor Publicado: Agosto 19, 2006 então devo fervelo 1º, depois colocalo de molho até que a cor amarelada passe depois posso coloca-lo no aqua sem perigo de sujar a agua, certo? Citar :\
mr.p Publicado: Agosto 19, 2006 Publicado: Agosto 19, 2006 A água não fica suja... não tem qualquer problema a cor amarelada! Mas sim, depois deste "tratamento" a água não fica muito amarelada, pode sofrer alguma alteração na cor, mas nada de substâncial! E além disso as TPA's em pouco tempo "eliminam" a pouca cor que possa surgir. Abraços, Pedro Pinheiro Citar
seraph Publicado: Agosto 19, 2006 Autor Publicado: Agosto 19, 2006 okai, muito obrigado! realmente este forum rula, todas as duvidas que vão surgindo rapidamente vão sendo eliminadas graças a vocês! MUITO OBRIGADO Citar :\
seraph Publicado: Agosto 19, 2006 Autor Publicado: Agosto 19, 2006 Aqui vai a 1ª foto do meu muito inexperiente e vazio aquario Está a melhorar tenho mais ideias a por em pratica! Citar :\
krushandkill Publicado: Agosto 19, 2006 Publicado: Agosto 19, 2006 Só 1 coisita...ferver só uma vez não chega. São precisas muitas, não só para o tronco largar os taninos todos (são eles que tingem a água), mas também para matar bactérias, fungos e impregnar o tronco de água, para ele afundar. EDIT: cá para mim, usas cabelo comprido, tou a ver ali uma bandolete.... Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
seraph Publicado: Agosto 20, 2006 Autor Publicado: Agosto 20, 2006 EHEH Por acaso tyenho o cabelo um cadito grande mas aquela bandelete é mesmo da minha mais que tudo! Citar :\
Recommended Posts