Recommended Posts

Publicado:

Dá perfeitamente :(

Tenta criar um só tópico em que vais colocando todas as tuas dúvidas! Assim não se dissipa a informação, e um "novato" pode encontrar um tópico organizado que o ajude!

Abraços,

Pedro Pinheiro

Publicado:

AH! okai, peço desculpa e agradeço a resposta!

entao este tópico vai depois mostrar a evolução do meu aquario (se ouver evolução :D )

(já esta ligado há mais ou menos 2 dias, e hoje plantei umas quantas plantinhas, cada vez que olho para ele fico mesmo orgulhoso :( )

:\

Publicado:

Então cá vão mais duas duvidas!

qual o procedimento a seguir para fazer uma TPA?

Enquanto o aqua faz o ciclo devemos fazer tb as TPA's?

Publicado:

Fazeres TPAs durante o ciclo de azoto vai ajudar a estabilizar o aqua e a baixar os níveis de amónia,nitratos,etc! E até devem ser mais frequentes nesta altura em que o aqua está a começar, depois quando o ciclo já estiver estavél não são necessárias tantas TPAs!

Don't worry...be happy!!! ;D

Publicado:

mas que ritual devo fazer naunca fiz nenhuma e nem sei como se fazem :D

Publicado:

Boas,

Normalmente troca-se 20% da água do aquário semanalmente!

A forma como o fazes depende da água que tens á disposição para fazer as trocas! Se tiveres água sem cloro, e com os parâmetros físico-químicos semelhantes aos da água do aquário podes trocar directamente da torneira!

Depende muito do tipo de água...se disseres os parâmetros da tua água e a do aquário, assim como a sua proveniência será mais facil opinar :D

Abraços,

Pedro Pinheiro

Publicado:

ainda não sei nada dos parametros da agua, ainda nao fiz teste nenhum, la naloja disseram para eu levar um semana depois a agua que eles faziam me os testes que escusava de gastar dinheiro com testes agora, mas como devo fazer a 1ª TPA?

Publicado:

Suponho que não tenhas animais no aquário! Se assim é pode-se "fechar os olhos" à questão dos parâmetros.

Agora precisamos de saber uma coisa, de onde vem a tua àgua? Reder pública? Poço?

Publicado:

A agua é da rede publica de setubal e não sei mesmo nem o pph nem a dureza da mesma!

mas o aqua está a funcionar a 4 dias so com plantinhas e sem peixe, que faço?

Publicado:

Boas Pedro,

Podes ver aqui na página 2, Qua Abr 19, 2006 9:53 pm, Assunto: Fazer uma TPA

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...er=asc&start=35

no meu caso, uso a água que retiro do aqua para as plantas, lavagem do chão e sanita; a água com que faço a TPA fica 24 horas em descanso, para sair o cloro, e como tenho balcão ao lado ponho uma banco e o "balde" em cima e assim escuso de fazer esforço... caso não compreendas algo, diz, e aproveita para ver o tópico que está excelente em todos os aspectos. E não me lembro de mais dicas...

Boa sorte,

Liliana

Publicado:

Fazes uma TPA... :P:P

Toca a ir comprar um sifão e um balde aí de uns 15 litros.

Usa o sifão e tira água para o balde. 10 lt chega e sobra. Tira as folhas soltas ou mortas.

Aproveitas a água no balde e limpas as matérias filtrantes do filtro (falta dizeres que filtro tens). Usas a água que tiraste para regar vasos ou atiras para a sanita, na próxima vez que a utilizares.

Coloca água nova no aqua. Senta-te e olhas para o aqua com a satisfação de um trabalho bem feito. :D

E lês isto:

http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...light=fazer+tpa

E dá uma vistoria ao site

http://faq.thekrib.com/pt/

Se mesmo depois de leres tudo ainda tiveres dúvidas, apita.

EDIT: ora bolas, a Lili foi mais rápida... :P:P mas eu fui mais completo, naa,naa,naaanaaa (pondo a língua de fora)... :D

Publicado:

HUm muito bom estes Links, adiciona mais algumas noções ao link da Liliana, muito obrigado!

Para retirar o cloro da agua posso juntar umas gotinhas de um produto que se vende nas lojas de animais? (eu coonheço esse produto porque usei para ai à 10 anos quando tive um globo turturante para peixinhos!)

Publicado:

AHH e o filtro é uma caixinha de decantação que já vinha com o aqua!

Publicado:

Anti-cloro. Também uso, quando me dá preguiça de deixar água a repousar. Estou a começar a atirar água directa da torneira, a ver se os peixes não se queixam. Para já, está a resultar, nem peixes com olhos baços tenho (segundo já vi por aqui, 1º indicativo de água com cloro a mais).

Tenho um filtro desses, bem bom. Só não dá muito jeito para o limpar por dentro.

:D :D :P:P:P:Pnyahnyah - olha, afinal tem um destes!!!!

Publicado:

Mais uma dúvida:

Os troncos no aquario ficam muito bem mesmo, queria colocar um no meu e tenho várias lojas de animais aqui ao pé da minha casa que os vendem mesmo para aquariofilia, mas a quesão coloca-se:

Os troncos tingem a água, isso eu sei, mas á alguma maneira de não manchar a agua?

Sugestões pff.

Publicado:

Quer dizer, a água não fica manchada... :wink::P

A cor amarelada não trás qualquer problema tirando o estético, se não gostas de o ver aconselho a ferveres repetidamente os troncos! E deixa-los de molho agumas semanas num recipiente, e ir trocando a água desse mesmo recupiente diáriamente!

A caso não faças este "tratamento" (atenção: aconselho a ferver sempre os troncos, em qualquer dos casos) a cor amarelada irá desaparecer com o tempo (ou com a colocação de carvão no filtro) e com as TPA's sucessivas!

Espero ter ajudado,

Pedro Pinheiro

Publicado:

então devo fervelo 1º, depois colocalo de molho até que a cor amarelada passe depois posso coloca-lo no aqua sem perigo de sujar a agua, certo?

Publicado:

A água não fica suja... não tem qualquer problema a cor amarelada!

Mas sim, depois deste "tratamento" a água não fica muito amarelada, pode sofrer alguma alteração na cor, mas nada de substâncial! E além disso as TPA's em pouco tempo "eliminam" a pouca cor que possa surgir.

Abraços,

Pedro Pinheiro

Publicado:

okai,

muito obrigado!

realmente este forum rula, todas as duvidas que vão surgindo rapidamente vão sendo eliminadas graças a vocês!

MUITO OBRIGADO

Publicado:

Aqui vai a 1ª foto do meu muito inexperiente e vazio aquario

Pic_9548_1.jpg

:shock::oops::oops::oops::oops::oops::oops::oops:

Está a melhorar tenho mais ideias a por em pratica!

Publicado:

Só 1 coisita...ferver só uma vez não chega. São precisas muitas, não só para o tronco largar os taninos todos (são eles que tingem a água), mas também para matar bactérias, fungos e impregnar o tronco de água, para ele afundar.

EDIT: cá para mim, usas cabelo comprido, tou a ver ali uma bandolete.... :shock::oops::oops::oops:

Publicado:

EHEH

Por acaso tyenho o cabelo um cadito grande mas aquela bandelete é mesmo da minha mais que tudo!

:shock::roll::wink::wink::lol::lol::lol:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!