portugalj Publicado Agosto 18, 2006 Publicado Agosto 18, 2006 -------------------------------------------------------------------------------- Boas, O meu aquário é de 60 L, tem algumas plantas, filtro interior de esponja e aquecimento (26º) Coloquei uma boa camada de areão, substrato para as plantas e um tronco comprado numa loja. Já se passaram 2 semanas em que o aqua esteve a funcionar em full com um ciclo de luz de 12 horas. Quanto a testes, já fiz de Nitrato e Nitrito e está tudo dentro dos parâmetros, quanto ao PH este está um pouco alcalino (7.6). Primeiro pensei em tentar fazer baixar o PH para valores mais próximo dos 7, para ser mais equilibrado, mas já li que mais vale deixar assim, do que colocar quimicos. Quanto à agua, uso sempre água filtrada por um filtro de carvão activo e cerâmica (água que uso para beber), de onde penso não ter cloro. Notei também que algumas das plantas estão a secar. Não quero colocar peixes sem que tenha as coisas controladas. Alguém pode ajudar? Devo tentar baixar o PH colocando água destilada? Ou como as plantas estão a secar posso estar com pouco CO2? Quem tem uma ideia? Citar
portugalj Publicado: Agosto 18, 2006 Autor Publicado: Agosto 18, 2006 Não sei responder a isso tudo. As plantas são verdadeiras, mas não tenho a certeza dos nomes, acho que uma é uma Bacopa monnieri (a que está a aparecer com gfolhas mortas), outra uma Ceratopteris thalictroides, mas não tenho a certeza pois estou a tentar identificar por desenhos. Tenho mais duas mais pequenas que também não sei o que são . Quanto ao substrato é areão e um subtrato para as plantas (por baixo), mas também não sei o seu nome. Quanto à lampada, já vinha com o aquário, comprei um Space Junior de 60 Cm da AQUAPOR e já vinha com isso tudo. Citar
Mad_Biker Publicado: Agosto 19, 2006 Publicado: Agosto 19, 2006 Olá portugalj Realmente há aí pouca informação, muito pouca até mas vou tentar ajudar-te. Quanto a testes, já fiz de Nitrato e Nitrito e está tudo dentro dos parâmetros, quanto ao PH este está um pouco alcalino (7.6). Primeiro pensei em tentar fazer baixar o PH para valores mais próximo dos 7, para ser mais equilibrado, mas já li que mais vale deixar assim, do que colocar quimicos. Se tens o aquário montado há 2 semanas e não tens matéria orgânica dentro do aquário em decomposição, quase de certeza que não vais ter nitrito nem nitrato, até porque ainda não tens uma colónia de bactérias nitrificantes formada, quanto muito, terás valores elevados de amónia, esse é o teste a fazer neste momento e já agora fosfatos... Quanto ao PH, tudo isso depende de uma coisa muito simples... O que é que queres ter no aquário? Para um aquário comunitário amazónico, está muito alto, deveria andar pelos 7, se for para viviparos está muito bom e se for para ciclidios africanos, está baixo... Mas pra baixar o Ph não se recorre a água destilada, recorre-se a PH menos, que é nada mais nada menos que àcido sulfúrico dilúido... Como estão o KH e GH???? Só conseguirás baixar o KH depois de baixar o GH com uma resina própria e o PH irá descer com o KH...mas isso existem inúmeros tópicos aqui no fórum... Claro que podes sempre utilizar o CO2 mas vais ter um problema, quando o CO2 acaba, o PH volta a subir e subidas bruscas de PH, dá em mortes de alguns peixes... Quanto ás plantas, se usares o CO2 para além de baixar o PH vai ser uma boa ajuda para as plantas, mas com a iluminação que eu penso que tenhas, só vais conseguir manter anúbias, valisnérias, fetos e musgo de java... Deves ter uma calha aquapor com uma lampada de 15W que é muito fraca para cerca de 50l, cheira-me que o problema é falta de luz... Desculpem o testamento, espero ter ajudado, Aquele abraço aquático Citar Mad...Mad...Mad...
Oshum Publicado: Agosto 20, 2006 Publicado: Agosto 20, 2006 Boas! Uma questão(talvez pertinente..)embora tenhas substrato fertil não estará aí o carvão a tirar nutrientes às plantas?Pode ser isso que te dificulta o avanço. Experimenta outro tipo de água, essa não deve ter cloro mas o carvão também lhe retira propriedades, pelo que tenho lido aqui. Espero ter ajudado qualquer coisita. Beijinhos Citar Vânia Santos
Recommended Posts