Snan Publicado Agosto 17, 2006 Publicado Agosto 17, 2006 Já ouvi dizer e li que acontece com a injecção de CO2. Como ocorre o fenomeno e porquê? Alguem me explica ... Tb.poderá ocorrer com oxigénio? Saudações amigas SNAN Citar " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
mr.p Publicado: Agosto 17, 2006 Publicado: Agosto 17, 2006 Olá, O pearling acontece quando a água está saturada em oxigénio! Este não é mais do que bolhas de oxigénio (que é um produto indirecto da fotossíntese) que não se conseguem dissolver na água por ela estar saturada! É claro que para obter este fenómeno, normalmente, temos de ter uma grande quantidade de plantas de crescimento rápido no aquário (para se dar a tal saturação em O2 que é como referi um produto indirecto do metabolismo das plantas). O CO2 irá aumentar o crescimento das plantas e irá contribuir para o aparecimento do pearling. Espero ter sido esclarecedor, Pedro Pinheiro Citar
Snan Publicado: Agosto 17, 2006 Autor Publicado: Agosto 17, 2006 Sendo um excesso de O2 na agua poderemos afirmar que aumentamos o Redox ? Qual a vantagem para os peixes em termos de saude ? Exite algum inconveniente ? Citar " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
mr.p Publicado: Agosto 17, 2006 Publicado: Agosto 17, 2006 Sendo um excesso de O2 na agua poderemos afirmar que aumentamos o Redox ? Bem o oxigénio é um elemento oxidante! O aumento da sua concentração deverá aumentar o pontencial de redox, agora se o ponto de saturação do oxigénio é suficiente para aumentar substancialmente o potencial de redox...ai já não sei! Alguem com mais conhecimentos que eu, talvez possa dar a resposta Qual a vantagem para os peixes em termos de saude ? Maior concentração de oxigénio da água irá aumentar também a sua concentração no sangue do peixe, aumentando a sua capacidade para produzir energia!! Exite algum inconveniente ? Não que eu esteja a ver... Abraços, Pedro Pinheiro PS: Peço a alguém com mais conhecimentos na matéria que desse a sua opinião pois o meu dominio neste ambito é manifestamente reduzido Citar
Snan Publicado: Agosto 17, 2006 Autor Publicado: Agosto 17, 2006 Eu estou a fectuar uma experiência que passo a partilhar: Todos aqui no forum e inclusivé eu opinam que as bombas de ar não garantem um incremento de Oxigénio, quando muito movimenta a gua potênciando as trocas gasosas. Tem uma acção meramente mecanica. Ora num dos meus aquas, que tenho Carassius Arautus e somente plantas artificiais com a temperatura alta da epoca, decidi ligar a bomba de ar ligada a um difusor de madeira ( que é usado nos marinhos). Já não liberta as bolhas como é habitual mas pequenenissimas, dando sensação de fumo Comecei a reparar que os peixes adoram a borbulhagem ultrafina e começou em todos os objectos a aparecer pearling. Será que consegui criar um método que incrementa O2 de forma eficaz ? PS: Desculpa este rol de duvidas Pedro, mas estava a construir um pensamento e sentia necessidade de tirar duvidas. Deste uma grande ajuda. Saudações SNAN Citar " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Luís Fortunato Publicado: Agosto 17, 2006 Publicado: Agosto 17, 2006 Olá. O pearling acontece quando a água está saturada em oxigénio! Este não é mais do que bolhas de oxigénio (que é um produto indirecto da fotossíntese) que não se conseguem dissolver na água por ela estar saturada! Está incompleto... O pearling também acontece com a água sem estar sobresaturada de Oxigénio... As diferentes formas de Riccia, conseguem-no facilmente. Basta que a velocidade de produção de O2 seja maior que a de dissolução na água. O O2 não é um produto indirecto da Fotossíntese... é mesmo um dos produtos. É claro que para obter este fenómeno, normalmente, temos de ter uma grande quantidade de plantas de crescimento rápido no aquário (para se dar a tal saturação em O2 que é como referi um produto indirecto do metabolismo das plantas) Não necessariamente. As plantas de crescimento lento, quando em condições boas, exibem pearling facilmente. As anúbias, os fetos, as Nyphaeas, etc... Estas plantas, tal como a maior parte delas, apresentam a maior parte dos estomas (mecanismo mecânico para as trocas gasosas da plantas) no verso das folhas. O que faz com que se crie uma zona óptima para as bolhas ficarem presas debaixo das folhas. Sendo um excesso de O2 na agua poderemos afirmar que aumentamos o Redox? Supostamente, sim... Mas atenção, a molécula de O2 é estável em solução aquosa. Tudo bem que tem propriedades oxidantes, mas depende de várias coisas. Resumindo, aumentar a concentração de O2 na água aumenta o poder redox... mas creio que não é muito significativo. Pelo menos é o que eu penso. Qual a vantagem para os peixes em termos de saude ?Exite algum inconveniente ? Excesso... creio que é difícil. Pelo menos significativo... Se repararem, o O2 tem uma concentração máxima de dissolução na água (depende de vários factores, incluindo a temperatura)... Por isso, mesmo que injectemos O2 directamente na água, o que não se conseguir dissolver, fica sobre a forma gasosa. Inconvenientes, eu creio que não, até como expliquei em cima, dentro de água, mesmo saturado, creio que a concentração de O2 não é suficiente para criar problemas. Comecei a reparar que os peixes adoram a borbulhagem ultrafina e começou em todos os objectos a aparecer pearling. Pois... isso não é pearling Pearling é O2... somente. Isso que se agarra às coisas, são gases que não se dissolvem. As bolhas têm uma tensão superficial muito baixa, o que faz que se aguentem... Ou seja, injectar ar no aquário equilibra a concentração dos gases dissolvidos. Não aumenta a concentração de O2 na água. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Snan Publicado: Agosto 17, 2006 Autor Publicado: Agosto 17, 2006 Ok. Luis Não é decidadmente O2 o meu fenómeno de pearling, antes pelo contrario uma saturação de gases dissolvidos na água....como dizes e eu acredito. Em termo práticos desculpa a minha ignorância Luis, mas a difusão de ar ultra pulverizado achas que é bom ou não ? As bombas de ar como captam gàs incaracteristico tb. devem captar CO2 e por sua vez com este método de difusão aumentar a concentaração do dito gás no áqua. Concordam? Citar " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Luís Fortunato Publicado: Agosto 17, 2006 Publicado: Agosto 17, 2006 Olá. As bombas de ar como captam gàs incaracteristico também (palavra corrigida). devem captar CO2 e por sua vez com este método de difusão aumentar a concentaração do dito gás no áqua. Concordam? Pode ser que sim... pode ser que não. Basicamente, o que está em jogo é CO2 dissolvido vs. CO2 dissipado (devido ao efeito mecânico)... Podes fazer um teste. Desligas a bomba de ar. Medes o pH. Depois ligas, esperas 1 hora, mais ou menos, e depois medes o pH novamente. Se se mantiver igual, é porque a dissolução de gases no teu aquário não está a influenciar (muito) o pH. Se fôr maior, o pH, estás a libertar mais CO2. Caso contrário, o CO2 proviniente da bomba de ar consegue dissolver-se mais rápido, do que a bomba de ar consegue dissipar. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Snan Publicado: Agosto 18, 2006 Autor Publicado: Agosto 18, 2006 Pois é..o Luis tem razão. Fiz várias medições com um medidor de Ph Digital e de facto não ocorreu qualquer variação. Conclusão: Existe maior dissolução de gases....mas CO2 nem ver Quanto a maior Oxigenação os medidores acusam diferença. Saudações amigas SNAN Citar " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Recommended Posts