Snan Publicado Agosto 16, 2006 Publicado Agosto 16, 2006 Olá a todos Gostaria de partilhar convosco a experiência que estou a efectuar e com algum sucesso...no entanto com imensas duvidas Tenho um aqua de 200L com Discus e vegetação média, estavel quimicamente e a 30ºC, com filtragem quimica por turfa Sera ( 500g). Os parametros quimicos são: GH 60 mg/L KH 60 mg/L Ph 7,5 A agua aqui da companhia tem os seguintes parametros: GH 100 mg/L KH 120 mg/L Ph 8.0 Preparo préviamente a agua (65L para TPA) com Acido Cloridrico (37% Puro) na proporção de 7 ml e depois aplico condicionador Haloex da Waterlife e os resultados são: GH 100 mg/L KH 70 mg/L Ph 6,8 Surgem algumas duvidas: 1 - Noto que a turfa baixa GH e KH. Isso é bom? Mas a variação obtida de Ph 8.0 para 7.4 leva meses... 2 - Queria que a agua chegasse a Ph 7.0. Mas é muito dificil, pois se não for adicionando agua com grau concentrado de turfa (xarope préviamente preparado), teima em subir o Ph para 8.0.... 3 - Com o condicionador consigo efectivamente eliminar o Cloro resultante da decomposição de Acido Cloridrico? 4 - Aplicar o Acido Cloridrico nas água para TPAs permite que eu as possa aproximar do Ph do aqua. Como estou a usar turfa em simultâneo trará alguma desvantagem acurto prazo no GH e no KH? Poderá ocorrer alguma variação subita do Ph ? Aguardo a vossa opinião SAudações amigas SNAN Citar " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Luis Dias Publicado: Agosto 16, 2006 Publicado: Agosto 16, 2006 Boas, Eu tambem uso esse metodo para baixar o pH. É dificil de controlar, requer muitos testes e um estagio perlongado da agua.... mas funciona. Surgem algumas duvidas: 1 - Noto que a turfa baixa GH e KH. Isso é bom? Mas a variação obtida de Ph 8.0 para 7.4 leva meses... Sim, para discus adultos quanto mais mole for a agua, melhor. Já para juvenis, convem ter alguma dureza, uma vez que eles retiram alguns minerais da própria agua. 2 - Queria que a agua chegasse a Ph 7.0. Mas é muito dificil, pois se não for adicionando agua com grau concentrado de turfa (xarope préviamente preparado), teima em subir o Ph para 8.0.... Isso deve ser o efeito tampão a funcionar. Quanto maior for o kH mais acidos vais ter que usar para baixar o pH. No entanto se o kH ficar muito baixo ficas com uma agua muito instável. 3 - Com o condicionador consigo efectivamente eliminar o Cloro resultante da decomposição de Acido Cloridrico? Acho que estamos a falar de quantidades despresiveis... no entanto é uma pergunta legitima, que eu próprio fasso. E ainda acrescento, se a agua repousar (com circulação)24h ou 48h depois da adição do acido o cloro dai resultante, não se libertará, tal como o que sai da torneira? 4 - Aplicar o Acido Cloridrico nas água para TPAs permite que eu as possa aproximar do Ph do aqua. Como estou a usar turfa em simultâneo trará alguma desvantagem acurto prazo no GH e no KH? Poderá ocorrer alguma variação subita do Ph ? Acho desnecessário o uso da turfa quando se usam este tipo de acidos fortes. E sim, pode ocorrer uma variação subita no pH se não controlares o kH. Lembra-te que o que é importante nos peixes é a estabilidade. No caso dos discus, se encotrares estabilidade a 7,5 de pH, é muito bom e eles não se vão queixar. Eu uso acido para baixar de 8.4 para 7,7 e os peixes estão bem. Há quem os mantenha a 8.0. E eu já os tive a 8.4 muitos meses... mas para tudo há um limite... Luis.Dias Citar
Snan Publicado: Agosto 16, 2006 Autor Publicado: Agosto 16, 2006 Olá Teóricamente poderia usar só o acido coloridrico segundo entendi das tuas palavras. Já tentei essa técnica anteriormente e reparei que a agua passava ao fim de 3 dias de Ph 7,4 para Ph8,0. Voltava sempre ao mesmo após umas 6 TPAs. Embora não goste da cor de chá que tenho no aqua, parece-me que a turfa consegue manter a agua em termos de Ph estavel. Já te ocorreu alguma variação brusca de Ph com o método do Acido ? Alguem aqui no forum usa o método de Acido Cloridrico para baixar o Ph e queira partilhar a sua experiência ? Saudações amigas SNAN Citar " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Luis Dias Publicado: Agosto 16, 2006 Publicado: Agosto 16, 2006 Já tentei essa técnica anteriormente e reparei que a agua passava ao fim de 3 dias de Ph 7,4 para Ph8,0. Voltava sempre ao mesmo após umas 6 TPAs. Hum... como assim? as TPAs têm que ser compensadas com a adição de mais acido... senão a consentração dilui-se cada vez mais e o pH vai subindo. Embora não goste da cor de chá que tenho no aqua, parece-me que a turfa consegue manter a agua em termos de Ph estavel. A turfa é um metodo muito seguro. Mas tambem muito caro a medio-longo prazo. É bom para quem quer variar 0.2 ou 0.4 no pH e para quem tem aquas até 120 ou 150L Já te ocorreu alguma variação brusca de Ph com o método do Acido ? Nas primeiras 22h-24h o pH varia muito, depois estabiliza. Cmprts, Luis.Dias Citar
Snan Publicado: Agosto 16, 2006 Autor Publicado: Agosto 16, 2006 Não me expliquei correctamente De fato as TPAs foram com identicasa concentrações de Acido. Há de facto um dado adicional que desconhecia e que altera por completo todo o meu conhecimento. Quando tu citas: "Nas primeiras 22h-24h o pH varia muito, depois estabiliza." De facto nunca esperi esse temp. Somente 12/18h. O que dava leituras erradas... Vou tentar esssa opção. Alguns colegas nosssos deitam o Acido directamente para o aqua...? Isso não é perigoso? Citar " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Luis Dias Publicado: Agosto 16, 2006 Publicado: Agosto 16, 2006 Alguns colegas nosssos deitam o Acido directamente para o aqua...? Isso não é perigoso? Isso é de loucos!!! Alias, se os peixes continuam vivos, nem acredito. Mesmo com acido fosforico (não é tão 'da pesada' como o cloridico) existem grandes variações nas primeiras 24h. Cmprts, Luis.Dias Citar
Snan Publicado: Agosto 16, 2006 Autor Publicado: Agosto 16, 2006 Concordo 100% Ainda ontem fazia aqui um search no forum e era sugerido 25 gotas diárias de Acido Fosfórico , aplicado em 4 dias. 1 Gota por litro. Num aqua de 100 L. ????? Achei arriscado. Já agora usas acido muriático ou Acido Coloridrico ? Tens alguma tabela de aplicação ? Citar " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Luis Dias Publicado: Agosto 16, 2006 Publicado: Agosto 16, 2006 Já agora usas acido muriático ou Acido Coloridrico ?Tens alguma tabela de aplicação ? Uso acido muriatico. (É semelhante ao cloridico, difere apenas nas concentrações... mesmo essas são semelhantes). Mas o mais seguro é o fosforico. No entanto para plantados é terrivel, porque gera muitos fosfatos. O meu metodo de aplicação é: 12 gotas / 1lts agua (arejar bem 24h) Adicionar esse litro a uma mistura de 80% torneira + 20% osmose a arejar tambem à 24h depois arejar tudo + 36h. Dependendo do kH e da quantidade de agua que sobra da muda anterior, o pH muda dos 8.4 para 7.4-7.6. Luis.Dias Citar
Snan Publicado: Agosto 16, 2006 Autor Publicado: Agosto 16, 2006 Porquê que usas 20% de agua de osmose ? Não pderias usara água da torneira manipulada ? Citar " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Snan Publicado: Agosto 17, 2006 Autor Publicado: Agosto 17, 2006 Olá A minha questão pode parecer estranha, mas tenho ideia que a água de osmose altera por completo os parametros de aplicação do HCl. Vou apostar totalmente na água da torneira e manipular 100% com HCl. Hoje de manhã confirmou-se o que dizias...a água manipulada passou de Ph 8,2 para 6,4 com 7 ml de HCl e 24 horas depois estabilizou aos 7,0. Hoje vou usa-la para uma TPA. O chato da manipulação do HCl é a libertação de vapores, que me obriga a ter cuidados redobrados, pois é altamente corrosivo e tóxico. Não consigo percerceber porquê que na comunidade de aquarofilia, não apreciam a manipulação da água com HCl !!! Consideram quimica e portanto ....??? Com turfa não deixa de ser quimica...o porquê de não gostarem ? Existe algum grande senão ? Saudações amigas SNAN Citar " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Luis Dias Publicado: Agosto 17, 2006 Publicado: Agosto 17, 2006 A minha questão pode parecer estranha, mas tenho ideia que a água de osmose altera por completo os parametros de aplicação do HCl. Antes pelo contrario, a agua em termos de dureza e condutividade tem que ser 'construida' anter da introdução do acido. Porque se o fazes depois as medições vêm adulteradas. Principalmente a condutividade, que dispara. Vou apostar totalmente na água da torneira e manipular 100% com HCl. Isto cada um é como cada qual... eu tambem fiz muitas experiencias até conseguir estabilizar com esta formula. Hoje de manhã confirmou-se o que dizias...a água manipulada passou de Ph 8,2 para 6,4 com 7 ml de HCl e 24 horas depois estabilizou aos 7,0. Voilá. 7ml é muito HCL, eu esperaria 36h a 48h, para ver se não havia mesmo mais variação nenhuma. Não te esqueças de medir o kH depois da espera que entederes. Se for < 2º, é melhor não arriscar uma TPA. 3º é o valor ideal. O chato da manipulação do HCl é a libertação de vapores, que me obriga a ter cuidados redobrados, pois é altamente corrosivo e tóxico. Curioso... não sinto nada. Nunca senti esses vapores. Mas já experimentei o seu efeito corrosivo. Terrivel. Não consigo percerceber porquê que na comunidade de aquarofilia, não apreciam a manipulação da água com HCl !!! Porque é extremamente perigoso e ao pequeno deslize pode ser a morte do artista. Qualquer variação na agua da torneira e o teu metodo normal deixa de funcionar. Na realidade eu não aconselho ninguem a usar este metodo. Requer demasiada atenção a cada TPA, e para quem faz muitas TPA's ha-de haver um dia... Consideram quimica e portanto ....??? Para quimica bem basta aquela que naturalmente já existe. O assustador 'desta' quimica é que ela não é visivel a olho nu... só é conhecida via testes que têm a fiabilidade que têm... Com turfa não deixa de ser quimica...o porquê de não gostarem ? A turfa gera uma reação muito lenta, controlavel. É muito dificil a turfa destruir por completo o kH de uma agua, a não ser que este já seja < 1 ou < 1,5 e mesmo assim é muito dificil. Existe algum grande senão ? Para quem gosta de ter as coisas minimamente sob controle é preciso alguma concentração, o que paradoxalmente é o inverso do que procuras na aquariofilia... o relax. Cmprts, Luis.Dias Citar
Snan Publicado: Agosto 17, 2006 Autor Publicado: Agosto 17, 2006 Ok. Vou esperar até Sabado. Obrigado pelas dicas. Volto a dar feedback. Saudações amigas SNAN Citar " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Recommended Posts