Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Estou aqui com uma curiosidade... Sempre usei T8's até à coisa de 2 anos... adquiri uma calha Lifetech equipada com 2x36W casquilho 2G11.

Era sabido que as lampadas T8 deveriam ser substituidas de tempo a tempo, pois, apesar de funcionarem, perdem grande parte da capacidade de emissão de espectros específicos.

E quanto às 2G11 ?

Noto que as minhas estão progressivamente a emitir uma luz mais amarelada... Daí esta minha curiosidade.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

Oi

As lampadas de casquilho 2G11, podem ser de vários tipos, PLL, PLC etc.

Acho que deves tentar saber mesmo que lampada tens, depois tudo fica mais simples.

Abraço

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo

Publicado:

Olá.

Depende de muitas coisas...

Primeiro de tudo, depende para que queres as lâmpadas. Se forem só para dar luz, não ligando muito à variação do espectro e do rendimento, creio que podes admitir que durem algum tempo.

Outro factor importante, prende-se com o facto do tipo de balastro que está a acender a lâmpada.

Pelo que sei, com um balastro electrónico a alimentar somente 90% da potência da lâmpada, consegues ter maior durabilidade, em termos de inalterações de espectro. Óbvio que tens menos luz, mas a lâmpada dura-te mais.

De resto, não te posso dizer mais nada.

Deixo-o para os verdadeiramente entendidos.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

vária com o balastro, com a temperatura da calha, QUALIDADE DAS LAMPADAS,etc..etc

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

ora bem... antes de mais, agradeço as respostas de todos vós.

ric-santos, tens razão... esqueci-me do tipo... presumo que sejam PLL... só identifico na lampada OSRAM dulux L 860... são as de 6000K.

Luis Fortunato e Just_me... pois, não sei que tipo de balastro as calhas lifetech trazem... assumo que seja um balastro electrónico... pelo menos para o que custam, deveriam trazer um balastro electrónico...

Utilizo a calha num plantado, por isso o espectro é importante.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

... presumo que sejam PLL... só identifico na lampada OSRAM dulux L 860... são as de 6000K.

.

Oi

Já li algures que essas lampadas têm carca de 20 000 horas de funcionamento.

Mas já procurei onde lí isso e não encontrei assim rápido, vou ter de procurar melhor, no entanto foi um valor indicativo para PLL's que memorizei.

Acho que não ajudei muito, mas foi de boa vontade, :D

Abraço

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!