Jose Miguel Gomes Publicado Agosto 14, 2006 Publicado Agosto 14, 2006 Akadama de loja de jardinagem pode ser utilizada sem ser fervida ou deve ser sujeita a esse tratamento ou outro? Obrigado, Citar O treino do Toy
Lirio Publicado: Agosto 14, 2006 Publicado: Agosto 14, 2006 Boas José, Eu coloquei directo no Aqua... e acho que é assim q se faz, e estamos a falar de Akadama, substrato japonês ideal para o cultivo de Bonsai...pH neutro. bjs, Liliana Citar APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica
Jose Miguel Gomes Publicado: Agosto 15, 2006 Autor Publicado: Agosto 15, 2006 A maior loja de jardinagem que conheço não tem akadama.. achei esquisito, mas enfim.. Entretanto procurei na net e encontrei isto: http://www.bonsaiportugal.com/index.php?se...id=288&pagina=1 , mas acho demasiado caro. Este é um preço normalmente praticado para este tipo de solo? Nunca o comprei e por isso não faço ideia que preços se praticam para este produto.. Obrigado, Citar O treino do Toy
Lirio Publicado: Agosto 15, 2006 Publicado: Agosto 15, 2006 Precisamente, foi aí que comprei... comprei 15 lts, e paguei 22,5 €, creio... caso queiras ter o cartão de lá, fazem-te um desconto, e fazem logo na 1ª compra! há outra loja em Sinytra mas não cheguei a ir... por isso não sei dizer preços... O preço é 15 lts, 25 €! As meninas são muito simpáticas, vale a pena dar uma volta por lá... já sabes quando vieres cá a baixo, vai fazer uma visita. o teu avatar é muito bonito, boa sorte, Liliana Citar APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica
Just_me Publicado: Agosto 15, 2006 Publicado: Agosto 15, 2006 Eu nao aconselho a compra dessa marca...apesar de não ter experiencia com ela, antes de começar a usar akadama há quase 2 anos nos meus aquarios fui-me informar um pouco sobre este tipo de substrato. Apesar dea sua origem ser quase sempre a mesma, ele é extraido directamente do solo em algumas zonas do japão, o tratamento que se lhe segue é diferente. Assim, para uso em bonsais ele pode ser apenas seco ao sol, ganhando consistência e porosidade á medida que a agua sai de entre os granulos que compõem a argila. Isto faz com que em uso para bonsai onde ele é regado apenas quando faz falta, e é submetido a transplante de 2 em 2 anos, este tratamento seja o suficiente. No entanto para uso em aquario onde está sujeito a estar dentro de agua permanentemente, a remexidas no areão, para plantio, para mudar plantas de sitio etc, ele compacte mais rapidamente não permitindo a boa oxigenação das raizes. Assim, recomendo apenas a utilização de akadama cozido a altas temperaturas, ganhando assim uma maior resistência á desagregação. Pelo que li, uma das melhores marcas neste aspecto é a "double line brand" que é identificada nos sacos com duas riscas vermelhas grossas no topo. Comercializam também uma ainda melhor mas ainda mais cara, conhecida por akadama de Shohin ou especial (em Portugal), que é uma akadama escolhida com granulometria de 2-3mm, sujeita ainda a mais altas temperaturas, desde que a descobri que é a que tenho utilizado. A sua granulometria faz com que o enraizamento seja mais fácil, especialmente plantas de pequeno porte, glosso, hemianthus, utricularia, etc... Os preços do importador em Portugal em PVP normal são de 25 e 30 euros respectivamente e teem realmente descontos de 10% para "sócios". Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Lirio Publicado: Agosto 15, 2006 Publicado: Agosto 15, 2006 Boas Pedro, O Akadama que adquiri na loja dos Bonsais em sete rios é o que dizes... fui a correr buscar o saco, diz o tal de "Double Line Brand" tem as duas riscas, ... porque o resto estou a pensar em usar no comunitário... e já estava cheia de pena, de não estar a usar um bom produto, pelo menos é de média qualidade. obg, bjs da Liliana Citar APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica
Jose Miguel Gomes Publicado: Agosto 15, 2006 Autor Publicado: Agosto 15, 2006 Obrigado Liliana e Pedro. Penso que esse problema para o que quero fazer não se coloca, pois pretendo utilizar apenas musgo de java no aquário, mas de qualquer forma gostava que colocassem o link para a página dessa tal marca que o Pedro recomenda. Citar O treino do Toy
Lirio Publicado: Agosto 15, 2006 Publicado: Agosto 15, 2006 Olá José, Aqui fica... http://www.luso-bonsai.com/ mas ainda há o outro que o Pedro indicou: (...) akadama de Shohin ou especial (em Portugal) (...) e sobre este ainda não pesquisei. boa sorte, Lili p.s. já te disse que gosto muito do teu Avatar, é lindo Citar APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica
paulosaints Publicado: Agosto 18, 2006 Publicado: Agosto 18, 2006 Ola, desculpem a ignorancia, mas ando a procura de um bom substrato para o meu aquario. Akadama consiste no que? É um fertilizante, é apenas um areao poroso? é mais um areao biologico?? Quais sao as vantagens do Akadama. No meu oceanario de trazer por casa gostaria de ter uma camada de substrato fertilizante e por cima areao preto. Tanxs Citar
Symphysodon discus Publicado: Agosto 21, 2006 Publicado: Agosto 21, 2006 Boas! A akadama é um solo extremamente poroso rico em micronutrientes e a especial é cozida a temperaturas superiores e é crivada para garantir granulometria de 2-3mm. O tempo extra de cozedura faz com que seja mais resistente, e o seu tamanho reduzido torna o plantio e a infiltração das raizes mais fácil. Não contém Fosfatos nem Nitratos que podem potenciar o crescimento de algas. Pode ser complementado com macro nutrientes quer em barra quer em granulado. Cumprimentos Citar
Jose Miguel Gomes Publicado: Agosto 23, 2006 Autor Publicado: Agosto 23, 2006 Consegui encontrar numa loja sacos de 3L que dizem substrato para bonsai e tem aparência de akadama, mas não sei se realmente será.. porque presumo que substratos argilosos para bonsai devem haver muitos. Alguem me pode esclarecer? Citar O treino do Toy
Lirio Publicado: Agosto 23, 2006 Publicado: Agosto 23, 2006 o que diz no saco, deve estar escrito algo.... retira toda a informação que consigas, para se perceber melhor... senão está escrito, pergunta. Na loja dos Bonsais nos sacos mais pequenos, mesmo pequenos, 600 grs, +- tinham uma mistura para bonsais, e aquilo tem um aspecto tão bom, (não é para os aquas, eu é me interesso por agricultura, pela Terra) e neste caso não indicavam o conteúdo, perguntei e a sra. esclareceu, tinha um pouco de Akadama á mistura... vê lá se consegues saber mais !? e sim há vários substratos para bonsais Lili Citar APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica
Jose Miguel Gomes Publicado: Agosto 24, 2006 Autor Publicado: Agosto 24, 2006 Infelizmente passei por lá hoje, mas a funcionária nem sequer conhecia o termo akadama Assim sendo, por enquanto nada feito. Citar O treino do Toy
Lirio Publicado: Agosto 24, 2006 Publicado: Agosto 24, 2006 minha nossa, fico tristissima quando vejo que as pessoas não se interessam por aquilo que fazem... é uma pena.... pode ser que fique lá o bichinho e a sra. vá procurar informação Citar APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica
Pedro.Soares Publicado: Agosto 27, 2006 Publicado: Agosto 27, 2006 Infelizmente passei por lá hoje, mas a funcionária nem sequer conhecia o termo akadama Assim sendo, por enquanto nada feito. Boas Aqui onde moro há uma loja especializada em bonsai.Entra-se lá e vê-se bonsais por todo o lado.Mas quando perguntei se tinha Akadama as senhoras(tanto a dona da loja como a empregada) responderam-me que não conheciam tal coisa e não tinham.Passado algum tempo voltei a passar lá a perguntar o mesmo e responderam-me a mesma coisa.Mas quando perguntei "E terra ou substrato próprio para bonsai tem?" a senhora meteu-me nas mãos um saco de litro de um substrato que tinha um rotulo a ocupar 2/3 do saco com umas letras grandes a dizer "AKADAMA". :D É triste mas não é assim tão raro este tipo de situações... Para lavar o akadama aconselho rede mosquiteira.Mete-se o akadama dentro e passa-se varias vezes por agua.Assim o pó vai todo com a agua ficando só os granulos.Espero ter ajudado... Citar Cumprimentos
Lirio Publicado: Agosto 27, 2006 Publicado: Agosto 27, 2006 Boas José, No sub forum Procura, o user "senhor Agente" postou este link: http://horizonteaquatico.vstore.ca/product...2f3a678ae653c3a o saco é o que está em baixo do lado direito,... explora lá isto... e se "picares" na imagem ainda tens mais para te entreteres... p.s. para não estar a encher o tópico, alerto para o facto de haver Akadama normal e especial, a que é vendida na loja dos bonsais é a especial, 22,50€ caso adiras ao cartão p.s. 2 - uuuppps, estava convencida de que a de 25 € era a especial, obrigada Pedro, bjs bjs Liliana Citar APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica
paulosaints Publicado: Agosto 29, 2006 Publicado: Agosto 29, 2006 Olha jovem, eu moro no Montijo e preferi encomendar online um saco de 15L da Akadama normal (20€) e manda-la por correio (+-7,20€ de portes), e isto fica-me em 27,20€. Se fosse a Lisboa (2,10€ de portagem mais 3€ de gasoleo e 1€ para o desgaste do carro) comprar ao Luso-Bonsai (25€) ficava-me em 31,10€. A loja Horizonte Aquatico é no norte... Citar
Triton Publicado: Agosto 30, 2006 Publicado: Agosto 30, 2006 Boa noite a todos, Tenho uma dúvida um pouco idiota, mas como estou a iniciar nos plantados e tenho pesquisado um pouco sobre akadama, dêm o devido desconto... Pretende-se que o akadama seja coberto por uma camada de areão? Em nanos e aquas mais pequenos não podem ser usados como substrato único ou há algum inconveniente? Pergunto isto porque estava a usar um material chamado "Leca" (?), que parece ser algo tipo argila expandida, num aqua, cobri com areão mas quando dei por mim tinha as lecas todas a flutuarem e o areão no fundo... pode ser azelhice minha... Cumprimentos Citar
Jose Miguel Gomes Publicado: Agosto 30, 2006 Autor Publicado: Agosto 30, 2006 Obrigado pela ajuda. Liliana, já entrei em contacto com a empresa do endereço que deste e aguardo resposta. Entretanto visitei mais uma mão cheia de lojas, mas desta vez de animais a ver se conheciam akadama. A resposta foi igual em todas as lojas. Não conheço isso. Nunca ouvi falar Boa noite a todos, Tenho uma dúvida um pouco idiota, mas como estou a iniciar nos plantados e tenho pesquisado um pouco sobre akadama, dêm o devido desconto... Pretende-se que o akadama seja coberto por uma camada de areão? Em nanos e aquas mais pequenos não podem ser usados como substrato único ou há algum inconveniente? Pergunto isto porque estava a usar um material chamado "Leca" (?), que parece ser algo tipo argila expandida, num aqua, cobri com areão mas quando dei por mim tinha as lecas todas a flutuarem e o areão no fundo... pode ser azelhice minha... Cumprimentos A akadama coloca-se como substrato superficial, frenquentemente para plantas mais exigentes utiliza-se substrato fértil por baixo da akadama, por cima não se coloca nada. Tudo depende de que plantas queres manter... Se são exigentes, se retiram a maioria dos nutrientes pela raíz, etc. Se não forem muito exigentes não necessitas colocar mais nada para além da akadama. Cumprimentos, Citar O treino do Toy
Just_me Publicado: Agosto 30, 2006 Publicado: Agosto 30, 2006 p.s. para não estar a encher o tópico, alerto para o facto de haver Akadama normal e especial, a que é vendida na loja dos bonsais é a especial, 22,50€ caso adiras ao cartão bjs Liliana na lusobonsai por 22.5 é a normal e nao a especial. Entretanto visitei mais uma mão cheia de lojas, mas desta vez de animais a ver se conheciam akadama. A resposta foi igual em todas as lojas. Não conheço isso. Nunca ouvi falar a maior parte das lojas só vende aquilo que os distribuidores lhes vendem sem procurar muito mais, e estes tipicamente fazem representaçõa de marcas de aquariofilia e vendem aquilo que lhes vendem a eles, como a akadama é um substrato originario dos bonsais é normal que nenhum distribuidor de animais de estimação a venda como substrato para aquario, e por isso são poucas as lojas que a vendem, quer porque as pessoas começaram a pedir e foram procurar, quer porque leem. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Just_me Publicado: Agosto 30, 2006 Publicado: Agosto 30, 2006 Pretende-se que o akadama seja coberto por uma camada de areão? Em nanos e aquas mais pequenos não podem ser usados como substrato único ou há algum inconveniente? Pergunto isto porque estava a usar um material chamado "Leca" (?), que parece ser algo tipo argila expandida, num aqua, cobri com areão mas quando dei por mim tinha as lecas todas a flutuarem e o areão no fundo... pode ser azelhice minha... tenho de concordar com o José na explicação que te deu, e só para referir que akadama é bem diferente da leca, nomais importante que é a composição da argila, e pelo que me pareceno tipo de poros, sendo na leca fechados( que com ar lá dentro a fizeram boiar) enquanto a akadama é de poros abertos que permite a infiltração das raizes. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Filipe Saraiva Old Publicado: Agosto 31, 2006 Publicado: Agosto 31, 2006 ha akadama em quantidade no site http://www.luso-bonsai.com/ podem ir a loja e encomendar pla net ha de 2L e de 15L se nao tou em erro abraços Citar Cumprimentos Filipe Saraiva
paulosaints Publicado: Agosto 31, 2006 Publicado: Agosto 31, 2006 Para quem ainda tem duvidas, eu posso ajudar fazendo uma analogia. O substracto AKadama é em muito parecido com o substracto da Prodac Fertil Plant. Passo a citar: "FERTIL PLANT substrato natural de terriço macio e poroso em forma granular que varia de 2 a 6 m/m. FERTIL PLANT é embalado assim como a natureza o criou, não precisa de algum aditivo pois já contém todos os elementos nutricionais de que as plantas precisam, inclusive micro e macro elementos. FERTIL PLANT garante um crescimento luxuriante das plantas." Ou ainda: Fertilplant é substracto natural granuloso (2-6mm) mole e poroso, composto de argila, zeolite e terra rica em elementos minerais ideais para áquarios plantados. É um produto natural e nutricional absorvido pelas raizes das plantas, ideal para promover um crescimento saudavel das mesmas. Aumenta a oxigenação no fundo do aquario sem turvar a agua. Quanto ao Akadama: "A akadama é um solo extremamente poroso rico em micronutrientes. A akadama normal tem uma granulometria de cerca de 5mm. Não contém Fosfatos nem Nitratos que podem potenciar o crescimento de algas. Pode ser complementado com macro nutrientes quer em barra quer em granulado." Pronto, espero poder ajudar com este post! Citar
LOGISBURG Publicado: Setembro 1, 2006 Publicado: Setembro 1, 2006 Enconterei neste site, http://www.bonsai-bcp.com/product_info.php...products_id=210 , a virtuosa Akadama a um preço muito interessante. E nem sequer tem custos de envio para encomendas superiores a 50€. Logisburg Citar
Recommended Posts