aRusXka Publicado Fevereiro 20, 2004 Publicado Fevereiro 20, 2004 Ola!! Desculpem me a pergunta...mas tenho andado aki a pesquisar e n encontrei nenhum topico q pudesse responder a minha pergunta.... tenho no meu aquario guppys, corydoras,pleco, espadas,platis e botia palhaço. Tenho andado a pensar comprar um casal de colisas para o mm aquario....tive a pesquisar e o ph nao varia assim mt, assim como a temperatura...axam que as colisas sao incompativeis para o meu tipo de aquario?? para os peixes que la tenho? Obrigada beijnhos****************
PedroAlmeida Publicado: Fevereiro 20, 2004 Publicado: Fevereiro 20, 2004 bom sekeres k te diga tenho um aquario comunitario com os mesmo peixes que tens menos o botia palhaço.. atenho mollys, gupopy, platis, pleco, espadas, coridoras e mt outros e tenho um casal de colisas lalias também :D , dão-se muitissimo bem.. o ph deles n e bem akele mas aguentam-se muito bem.. se queres k te diga do meu akua sao os unicos k tenho desde setembro (data em k pus os 1ºs peixes e o casal de colisas lalias era uns deles) por isso se tiverem sem doenças.. digo-t sao optimo, giros, resistentes e muito bons em comunitario com as tuas especies... podes arranjar.. eles aguentam e muito... claro se nao tiverem doentes... Um abraço Pedro Almeida
aRusXka Publicado: Fevereiro 20, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2004 obrigada pela resposta!!! amanha entao vou comprar um casal se encontrar! espero que haja!! é que tenho andado a ver fotos dos colisas e axo os mt giros!! com umas cores mt vivas!!! e fikei mm interessada em comprar uns...mas fikei com medo de nao se darem bem!! mas dps vi que o ph nao era assim tao diferentes...e que eles tb nao sao assim mt grandes...pensei que nao fizesse mal!! vou comprar entao! :D obrigada mais uma vez ha uma coisa, os teus ja se reproduziram!?!? axo que assim é dificil né? jinhus***
Visitante Publicado: Fevereiro 20, 2004 Publicado: Fevereiro 20, 2004 ois tenho mais ou menos o mesmo tipo d peixes e tou a pensar juntar um par d colisas n me parece nda mal...
aRusXka Publicado: Fevereiro 21, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2004 ola!!! ja comprei as colisas! espero que se adaptem bem...mas axo que sim...as condiçoes sao praticamente identicas... secalhar o que vai ser impossivel é a sua reproduçao...mas n se pode ter tudo..
Visitante Publicado: Fevereiro 21, 2004 Publicado: Fevereiro 21, 2004 oi aRusXka bom espirito... mantem-nos informados sobre o evoluir da situaçao! please xauz
aRusXka Publicado: Fevereiro 22, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2004 Alguem me sabe dizer se é possivel as colisas se reproduzirem no mesmo aquario dos outros peixes?? ( espadas,guppys,platis..etc)
Miguel Figueiredo Publicado: Fevereiro 23, 2004 Publicado: Fevereiro 23, 2004 Alguem me sabe dizer se é possivel as colisas se reproduzirem no mesmo aquario dos outros peixes?? ( espadas,guppys,platis..etc) Sem dúvida. Os Colisa, em particular os lalia, são os anabantideos que mais facilmente se reproduzem em aquário comunitário. Alimenta-os bem, muda a água com frequência e um belo dia, quando notares que a fêmea está gordinha, sobe a temperatura para 28 C. Convém também teres plantas flutuantes. Quando aparecer um ninho de bolhas e a fêmea ficar magrinha retira essas bolhas, com um copo, para um pequeno aquário sem peixes e em ciclo. Passados alguns dias, observando o aquário com luz por trás já poderás ver os pexinhos, muito pequenos, a nadar. Miguel
aRusXka Publicado: Fevereiro 23, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2004 eu meu medo era os outros peixes comerem os ovos... e tenho lido que se separa o casal para outro aquario sozinho apenas com plantas e esconderijos para a femea se esconder do macho para este nao a matar...Como nao tenho possibilidade de os separar para outro aquario...pensei que secalhar nao se reproduzissem juntamente com os outros.
PedroAlmeida Publicado: Fevereiro 24, 2004 Publicado: Fevereiro 24, 2004 Conheço um processo para reproduçao de colisas lalias um pouco dificil.. mas que a maior parte da svcezes tem bom resultado.. mas que da muito trabalho.. tb ja vi a mh femea cheia varias vezes.. nao sei bem se era da reprodução.. mas tb ja li que a sua reproduçao e facil mas nao em comunitarios.. os colisa slalias apesar de se reproduzirem facilmente necessitam de estar apenas o casal aparte e nao num comunitario.. ou entao nu densamente plantado em que se possam esconder e manter os ovos a salvo, visto que o macho guarda-os... pelo que vejo ja vi o meu macho fazer uma ou dua svezes ninho... ma sovos nunca vi... e colisasitos tb nao.. por isso no meu caso reproduçao se houve logo se colheram os frutos... ando a tentar fazer a nova tecnica mas e mt dificil e os peixes colisas setressam-se muitooooooooooooooooooooo Um abraço Pedro Almeida
aRusXka Publicado: Fevereiro 24, 2004 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2004 olha vai dando noticias dessas tua tentativas ta?? eu hoje comprei outro aquario..este neste momento a ciclar..qd os mudar todos para este..q é mt maior...fico com o antigo para tentar que os casal de colisas de reproduzam...mas por enqt tenho de esperar que este cicle... jinhus****
PedroAlmeida Publicado: Março 5, 2004 Publicado: Março 5, 2004 A minha colisa lalia femea está cheia de ovos as molinesias não largam o canal dela lol e ta com uma barriga.. é pena e tar no comunitario... Um abraço Pedro Almeida
Alexandre Publicado: Março 6, 2004 Publicado: Março 6, 2004 Viva :D Quanto á reprodução das Colisas lalias não é dificil, agora em aqua comunitário fica dificil o macho manter o ninho de bolhas se houver movimento de água á superficie para não falar do facto de que o macho defende o ninho, podendo provocar danos nos outros peixes (Guppys,etc) e depois temos a segurança dos alevins, por mais que o pai seja protector acabam sempre por servir de alimento para os outros O método mais simples será a reprodução num aqua á parte, bastando para isso 10L volume com algumas plantas de superficie e uns esconderijos para a fêmea, temp-26-28º, ph 6,8-7 Coloca-se a fêmea 1º no aqua e algumas horas depois o macho que após umas análises ao aqua inicia a contrução do ninho, fazendo uns intervalos para ir molestar a fêmea até que a fêmea sede e inicia-se a postura, após esta deve-se retirar a fêmea do aqua para não ser mais atacada pelo macho e de preferência reduz-se o nível da água do aqua por método de sifão até aos 15cm de altura, depois de eclodirem ao fim de +-36 horas retira-se o macho Fiquem bem Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo
PedroAlmeida Publicado: Março 6, 2004 Publicado: Março 6, 2004 acabei de colocar o meu casal dentro de um aquario-rede dentro do aua ela esta prestes a ter os ovos.. vamos la ver o k irá acontecer! coloquei alguns bocados de plantas e folhas na superficie.. mas e ela que esta a arranjar de forma a fazer um circulo ( O ) ESTRANHO... o macho não lhe liga nenhum ja alterei a temperatura para 28º ela andas assim enrrolado com ela.. mas ela também ainda n esta mesmo pronta e ele ainda não fez ninho nenhum.. se calhar e um falso alarme mas como vi ela com uma barriga grande e as jovens molinesias a mordiscarem-lhe o canal.. suspeitei... vamos la ver se é desta que tenho colisasinhos! Um abraço Pedro Almeida
Recommended Posts